Pular para o conteúdo principal

O retrato de Doria Gray

A história do jovem Dorian Gray, da obra de Oscar Wilde, de alguma forma, tem elementos bastante próximos ao roteiro que vem sendo desenhado pelo marketing vaidoso e ególatra do prefeito João Doria Jr.

No romance, Dorian Gray é pintado por Basil Hallward no auge da sua juventude. E para se manter sempre belo e jovial faz um acordo com o demônio. Mas enquanto seu corpo mantém-se imutável o retrato de Dorian vai envalhecendo e o faz lembrar o que ele realmente é.

A Cidade Linda de Doria Gray só existe no acordo diabólico que o atual prefeito fez com a mídia e os grandes grupos econômicos de São Paulo. Com base num marketing que vende um João Trabalhador, ele desfila de gari, de cadeira de rodas, de peão de obra, de tudo aquilo que nunca foi.

O pacto de Doria já começa a produzir suas primeiras vítimas. A arte urbana que faz de São Paulo uma cidade mais cosmopolita está sendo massacrada neste primeiro mês de governo. Doria está expulsando os artistas da Paulista, apagou o mural da 23 de Maio, persegue camelôs e ao mesmo tempo esconde moradores de rua, ataca com a polícia vítimas do crack e desocupa de forma violenta uma área que estava há 40 anos sem uso e há cerca de dois anos viviam 700 famílias.

O impacto dessa imagem de um prefeito ativo ainda produz resultados positivos mas com o tempo o retrato do velho que tudo isso significa tende a aparecer. Doria Gray é a farsa . De alguma forma é a maldição que transforma São Paulo numa província onde caipirões metidos a besta preferem o cinza às múltiplas cores. O cinza de um fascismo autoritário onde todos têm que ser iguais e medíocres para que mentalidades como a de Doria Gray possam reinar.

Não há nada mais feio e sem vida do que a cidade cinza proposta por Doria. Até porque o que está por trás desta cor vazia é um modelo onde não há espaço para a juventude de periferia, da luta pela moradia digna, para a ousadia artística, para a ocupação de praças e espaços públicos, para a música de rua, para as bicicletas, para um padrão de educação que liberta, entre outras tantas coisas.

Doria acelera no marketing com vistas ao governo do Estado ou à presidência da República. Mas há um ditado que diz que quando o remédio é muito ele se torna veneno. O retrato de Doria tende aos poucos ir envelhecendo no imaginário de muitos que acreditaram nele, e isso fará com que seu marketing se torne o veneno que vai derrotá-lo.

Revista Forum

Comentários

As Mais Visitadas

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupaClariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni.Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora!Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia".Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbum. EGO

Operação da Polícia prende membro de facção criminosa, em Guarabira/PB

A Polícia deflagrou uma operação na madrugada desta terça-feira (22), para averiguar a veracidade da denúncia de um duplo homicídio na localidade denominada “Buraco do Afonso”, no Bairro do Nordeste I, em Guarabira.A residência de um casal de idosos foi metralhada por um grupo de traficantes em retaliação a uma possível informação repassada por um dos idosos à polícia sobre uma casa onde haviam escondidos drogas, celulares e armas.Os objetos pertenciam a facção criminosa que age dentro e fora do presídio João Bosco Carneiro. O grupo é comandado pelo detento conhecido por “Jailson do Buraco”, este que, determinou que o irmão identificado como sendo Gilmar Romão Batista de Oliveira, junto a três comparsas assassinassem o casal de idosos por serem possíveis “X9” (denominação utilizada pelos bandidos para identificar dedo duro, fofoqueiro, delator).Após a consumação das tentativas de homicídio, as policias Militar e Civil empreenderam diligências na tentativa de localizar e prender em fla…

Em Mari na Paraíba homem morre após ser picado por abelhas

Um homem estava colhendo ração para os animais quando foi atacado por um enxame e após sofrer várias picadas foi socorrido para a Policlínica de Mari mas não resistiu. O fato foi registrado nesta segunda-feira (14), no Sítio Tomé, zona rural do município.De acordo com informações repassadas a redação do site  ManchetePB, a vítima, cuja identidade não foi divulgada, deu entrada na Policlínica por volta das 17h e óbito foi confirmado no início da noite.Da Redação
Via: Manchete PB