Pular para o conteúdo principal

Papa Francisco denuncia venda ilegal de ingressos para missas no Vaticano

Papa Francisco mostra um ingresso gratuito para a entrada no Vaticano durante a audiência geral
O papa Francisco chamou de "aproveitadoras e delinquentes" as pessoas que vendem ingressos para as missas no Vaticano, que são gratuitas.

"Preciso dizer algo que não queria, mas tenho que dizer. Para entrar nas audiências gerais, existem entradas em um, dois, três, quatro, cinco, seis idiomas que explicam 'que a entrada é totalmente gratuita". Não tem que pagar para entrar na Sala Paulo VI nem na Praça São Pedro. É uma visita gratuita", desabafou o líder católico.

A crítica foi feita diante de um público de seis mil pessoas na quarta-feira (11), justamente durante a semanal audiência geral, que, no inverno europeu, ocorre dentro da Sala Paulo VI, no Vaticano.

Quando as temperaturas estão mais amenas, a audiência acontece ao ar livre, na Praça São Pedro. "Eu soube que existem uns aproveitadores que fazem as pessoas pagarem as entradas. Fiquem atentos, aqui se visita sem pagar, porque esta é a casa de todos. Quem exige pagamento, comete um crime, esse homem ou essa mulher é delinquente, isso não se faz, entenderam?", criticou Francisco.

Atualmente, sites em vários idiomas oferecem serviços de venda de ingressos para as audiências com o Papa a preços que chegam a US$ 45 (R$ 144). A crítica à venda dos tickets integrou um discurso contra a ganância, o consumismo, a vaidade e a importância que se dá ao dinheiro nos dias de dia.

Citando o filme "Milagre em Milão", do cineasta italiano Vittorio de Sica, o Papa falou sobre ídolos e falsas esperanças. "Um vez, em Buenos Aires, eu estava indo à igreja caminhando e passei por um parque com várias mesas, onde estavam sentados videntes. Tinha uma fila de pessoas que davam suas mãos para serem lidas. O discurso dos videntes era sempre o mesmo: 'tem um homem na sua vida, ou uma mulher na sua vida, vejo uma sombra, mas tudo ficará bem'. Permitam-me dizer uma coisa, é uma estupidez", afirmou.

"Sei que ninguém aqui faz essas coisas", acrescentou o Papa, sorrindo em tom de ironia, "mas isso me lembra o filme 'Milagre em Milão'. Te fazem pagar por uma falsa esperança. Nós estamos tão apegados às coisas que acabamos comprando falsas esperanças.E aquela esperança que é a da gratidão de Deus, essa a gente não dá tanto valor", enfatizou. "Mas os ídolos, nós adoramos os ídolos."

Folha de S.Paulo

Comentários

As Mais Visitadas

Reunião traça estratégia para receber Tocha Olímpica em Sapé na PB

A cidade de Sapé, Mata Paraibana, foi ecolhida como uma das oito cidades paraibanas para receber o revezamento da Tocha Olímpica, símbolo das Olimpíadas do Rio 2016. Foi realizado na manhã da última sexta-feira (12), na sede da Prefeitura Municipal de Sapé, uma reunião com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, SMTRANS e Força Nacional para estabelecer o Plano de Segurança e revisão da rota de passagem da Tocha Olímpica. As cidades selecionadas para o revezamento da Tocha Olímpica na Paraíba são: Pedras de Fogo, Itabaiana, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Mamanguape, Santa Rita e Sapé. O objetivo da reunião é firmar a parceria entre os governos federal, estadual e municipal para definir atribuições no que se refere ao planejamento, segurança e divulgação das olimpíadas. Em todo o Brasil apenas 300 cidades irão receber o revezamento da tocha olímpica. Esse revezamento será uma grande festividade e uma oportunidade de divulgar a imagem do país para o mundo, com toda...

Campeão Brasileiro com o Palmeiras, goleiro já jogou em clube da PB

Revista Páginas - Depois de 22 anos o Palmeiras volta a conquistar o Campeonato Brasileiro. Invicto no gol do Palmeiras no campeonato, Jaílson já vestiu a camisa de um clube paraibano. "O Campinense Clube parabeniza seu ex goleiro, Jaílson Marcelino dos Santos, pela conquista do maior título do futebol Brasileiro". Frisou o clube paraibano. Jaílson vestiu pela primeira vez o manto Rubro-Negro no início da carreira, em 2003, e teve atuações de destaque nos jogos que atuou pelo Campinense de Campina Grande na PB.

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias