Pular para o conteúdo principal

Produção com horta e galinheiro aumenta renda de agricultores no RJ

Uma horta com canteiros circulares e um galinheiro no centro, que não precisa de uma grande área. essa produção integrada está aumentando a renda de pequenos agricultores do Rio de Janeiro.
Aquela saladinha arrumada com capricho no prato. Você sabe de onde vem? Onde ela é cultivada? A horta veio do José e da Mônica. Estamos no município de Paraíba do Sul no Rio de Janeiro. A área do casal tem dois hectares e uma grande variedade de produtos. Couve, alho poró, cenoura, alface.

O diferencial da chácara está em um cantinho. São 400 metros quadrados com canteiros circulares e hortaliças de ciclo curto. Além disso, tem um galinheiro para a produção de ovos. Só esta pequena área reponde por um terço da produção de toda a propriedade.
O formato com canteiros circulares é chamado de mandala. Mandala é uma palavra que vem do sânscrito e significa círculo. “O sistema mandala foi elaborado em Pernambuco por um grupo de jovens da universidade. São nove canteiros e no centro dos canteiros tem um reservatório de água, pode ser cultivado com peixes ou não”, explica Leonardo Oliveira de Souza, zootecnista.

Ao invés do reservatório de água, tem o galinheiro. Foi uma adaptação feita para um projeto chamado de PAIS, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. No começo, José desconfiou desse tal canteiro redondo, mas ele abraçou a ideia, que também inclui o cultivo sem uso de veneno.

Confira como a mandala funciona no vídeo acima. Se você se interessou e quer saber como montar a sua mandala com galinheiro, acesse a Cartilha do PAIS.

G1

Comentários

As Mais Visitadas

Mari/PB: Após falar em crise, prefeito divulga uma série de obras pela cidade

Após afirmar em uma entrevista na última semana, que seu governo foi afetado pela crise nacional. O prefeito da cidade de Mari/PB, Marcos Martins, divulgou uma série de obras no município. A prefeitura municipal está realizando a revitalização de uma praça no centro, e está calçando a rua Amâncio Felix no bairro Silvino Costa. A prefeitura ainda está construindo um Hospital de Pequeno Porte e um Abatedouro Regional - em parceria com o governo do estado. A prefeitura municipal de Mari também está focada na realização da tradicional festa de emancipação política que será em setembro. A administração municipal este ano foi alvo de críticas da população em diversos momentos. Mas tudo parece que está mudando. A gestão de Martins está tomando um gás extra. Com as obras e a realização da tradicional festa de emancipação pol...

Ricardo Barbosa é transferido às pressas para Memorial com suspeita de infarto

O deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) foi transferido às pressas na noite desta terça-feira do Hospital da Unimed, João Pessoa, para o Memorial São Francisco. Ele teve complicações no seu estado de saúde e apresentou quadro de suspeitas infarto. A informação ao Portal MaisPB é do médico Ítalo Kumamoto, diretor do Memorial. O socialista se submeterá a um cateterismo. A equipe médica da Unimed-JP optou pela transferência para ampliar os cuidados. Kumamoto foi chamado com urgência pelos colegas para companhar os procedimentos. Ítalo confirmou as suspeitas de infarto, mas prefere aguardar os exames e parecer dos médicos que receberam o deputado no hospital. A Assessoria do parlamentar também confirmou a notícia. O deputado sentiu novo pico de pressão, quando se preparava para deixar a Unimed, após relativa melhora. Barbosa passou mal depois de um polêmico discurso e de...

Intimação por WhatsApp é implantada em processos da Justiça Federal na Paraíba

A intimação das partes em processos judiciais no âmbito da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) podem ser feitas por meio do WhatsApp a partir desta quinta-feira (17). De acordo com o órgão, a implantação da intimação pelo aplicativo visa dar celeridade aos processos e a adesão das partes à notificação é voluntária. Nos casos de não adesão, as partes vão ser intimadas pelos outros meios previstos em lei. Segundo o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, diretor do Foro da JFPB, a utilização do aplicativo promove uma modernização dos serviços públicos. “A novidade também permite a adequação do funcionamento do Poder Judiciário aos princípios da proteção ambiental e a redução de despesas, em face das restrições orçamentárias”, explica. A intimação pelo WhatsApp é prevista e...