Pular para o conteúdo principal

Alguns mitos e verdades sobre a Cárie, por Diogo Paiva

Apesar de ser uma das doenças de maior prevalência no mundo, muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre o tema, no entanto, não se preocupam o suficiente para esclarecer essas dúvidas por pensarem que a cárie é um problemazinho que pode ser facilmente resolvido. Não é bem assim que funciona, apesar de geralmente (quando diagnosticada precocemente) ser de fácil tratamento, a cárie dentária pode influenciar na progessão ou até mesmo no aparecimento de novas doenças. Futuramente iremos falar sobre as doenças que de certa forma possuem alguma relação com a cárie, mas, antes disso, vamos esclarecer algumas dúvidas que as pessoas tem em relação ao problema.

Primeiramente vamos explicar o que é a cárie. A cárie é uma doença que está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e a camada do dente logo abaixo dela, a dentina. Quando diagnósticada em seu estado inicial pode ser  tratada apenas com aplicações de flúor. Mas, se já houver uma caviade, será necessário o uso de um material restaurador.

Agora vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre a cárie.

Começaremos pelos mitos:

Cáries são contagiosas: apesar de haver a transferência de bactérias através do beijo, isso não é suficiente para causar a cárie, pois a própria pessoa já convive com essas bactérias em sua boca. Para que ocorra a cárie, devemos ter além das bactérias, os açúcares que servirão de alimento para as mesmas produzirem ácidos que vão desmineralizar nossos dentes.

Crianças têm mais cárie que adultos: Na realidade, o que ocorre é que as crianças têm uma maior dificuldade na higienização, portanto ficam mais propensas a adquirir cárie. Por esse motivo, torna-se extremamente necessária a supervisão e até auxílio de um adulto na escovação.

Mulheres grávidas têm mais cárie: As gestantes acabam mudando muitos hábitos alimentares e sentem ânsia ao escovar dentes e língua, portanto, a maior prevalência de cárie não está relacionada a gravidez e sim a essas mudanças tanto alimentares, principalmente açúcares, quanto de deficiência de higienização.

Após tratada, a cárie não volta: O tratamento restaurador resolve o problema momentâneo, porém, se os hábitos não forem modificados, há uma grande chance de recidiva da doença.

Agora algumas verdades.

Bactérias causam a cárie: Sim, as bactéria causam a cárie, mas para que isso ocorre elas necessitam de alimento, encontrando esse alimento nos restos alimentares que acabam fcando presos em nossos dentes, por isso a importância da escovação após as refeições, como também do uso do fio dental.

Refrigerantes causam cárie: Sozinhos não causam a carie, porém, os rerigerantes são muito ricos em açúcares, que é o alimento das bactérias causaoras de cárie. Outro ponto negativo é que além dos açúcares, são muito ácidos, facilitando a desmineralização pelas bactérias.

Salgadinhos  também causam cáries: Como geralmente são feitos de amido, um outro alimento para as bactérias cariogênicas, quando ingeridos e fixados aos dentes servem de combustível para a produção de ácidos pelas bactérias. As bactérias produzem os ácidos através do amido e forma mais lenta, no entanto, ele tem uma maior fixação aos dentes, podendo permanecer ali por mais tempo, principalmente quando não há escovação ou essa é realizada de forma inadequada.

Escovar os dentes após as refeições é a melhor maneira de previnir a cárie: Através da escovação eliminamos os restos de alimentos que poderiam servir de alimento para as bactérias. E quando utilizamos um creme dental fluoretado, o flúor presente atua na remineralização dos dentes e na redução da perca mineral quando os ácidos estão sendoproduzidos pelas bactérias.

Espero que com essas informações você possa melhorar seus hábitos e evitar o aparecimento de cáries, com isso terá não só uma boca mais saudável, mas, uma vida mais saudável.

Diogo Paiva

Comentários

As Mais Visitadas

Fotos: Homem é alvejado durante tentativa de assalto a lotérica em Sapé, Zona da Mata da PB

Uma tentativa de assalto a uma casa lotérica na cidade de Sapé, Zona da Mata da Paraíba, terminou com um morto. Segundo informações elementos em uma motocicleta anunciaram assalto a lotérica que fica na avenida principal da cidade e um dos clientes teria reagido  e teria sido alvejado por um dos elementos. A vítima identificada apenas por Manoel contador teria vindo a óbito no local. Mais informações a qualquer momento. Da Redação  Via: ExpressoPB

Não fiz críticas a Lula que falsamente me atribuem, diz Leonardo Boff

LEONARDO BOFF Leonardo Boff é filósofo, teólogo e professor aposentado de Ética da UERJ Correm pelas redes sociais críticas que teria feito a Lula. Elas são falsas. Pessoalmente não fiz nenhuma crítica. O que fiz foi publicar no meu blog (leonardoboff.wordpress.com) um artigo de Carla Jiménez no jornal espanhol El Pais que leva como o título:”Uma elite amoral e mesquinha se revela nas delações da Odebrecht”. Considerei o artigo bem informado sobre a corrupção que tomou conta das empreiteiras. Estas  corromperam e beneficiaram a quase todos os grandes partidos com caixa 2 ou com propinas. Um olhar de fora é sempre instrutivo, pois quando alguém escreve algo semelhante, aqui dentro do país, frequentemente é desqualificado como partidista, oportunista e mesmo falso. No referido artigo Carla Jiménez, no final, faz críticas ao Lula o que considero, dentro da democracia, l...

Silvio Santos critica Sheherazade: 'Foi contratada para ler notícia, não para dar opinião'

Silvio Santos deu uma bronca em Rachel Sheherazade durante o Troféu Imprensa, exibido no último domingo (9). A jornalista venceu o Trófeu Internet de melhor jornalista. Ao subir ao palco, o apresentador perguntou por que a política a fascinava. Depois da resposta de Sheherazade, ele emendou um enquadro: "Você começou a fazer comentários políticos no SBT e eu pedi para você não fazer mais". Sem graça, Rachel reconheceu: "Foi, Sílvio". O dono do SBT prosseguiu: "Você foi contratada para ler notícia, não foi contratada para dar sua opinião. Se você quiser fazer política, compra uma estação de televisão e vá fazer por sua conta". Sheheraze então insistiu: 'Não. Quando você me chamou, chamou para opinar". Silvio negou: "Chamei para você continuar com a sua beleza e sua voz para ler as notícias no telepromter, não foi para você dar a sua opini...