Pular para o conteúdo principal

Diogo Paiva alerta para o surgimento de doenças bucais durante à folia

Saúde

Doenças bucais que podem surgir no carnaval

O carnaval está chegando e com ele muita festa e diversão. Porém, nesse período, surgem muitos problemas orais em decorrência do contato entre uma pessoa infectada por algum problema de saúde bucal e uma sadia. Comentaremos alguns desses problemas, focando apenas na questão bucal, no entanto deixaremos o alerta para a prevenção de outras doenças que podem ser adquiridas por outras vias, como as DST’s. Lembre-se que a prevenção é o melhor remédio e que algumas dessas patologias são muito perigosas e agridem bastante o infectado.

O rol de doenças bucais é bastante amplo, então decidimos expor algumas delas e que podem ser transmitidas através de algo muito comum nas festas de carnaval, o beijo.

Na saliva humana, naturalmente já existem vários microorganismos, no entanto, em determinados momentos, podemos ter em nossa saliva microorganismos patogênicos, que dependendo do estado de saúde geral e imunidade das pessoas, pode fazer com que as doenças apareçam. Durante o contato, através do beijo, há uma troca desses microorganismos, que podem ser vírus, bactérias ou fungos. Se a pessoa que adquiriu alguns desses elementos estiver com sua imunidade baixa, poderá desenvolver a doença.

Agora falaremos brevemente sobre as doenças mais comuns, apresentando alguns sinais dessas doenças.
Herpes labial: doença provocada pelo vírus herpes simples. Na fase ativa da doença provoca lesões em forma de bolhas, geralmente nos lábios. Inicia com uma coceira/queimor, depois formam-se as bolhas. Durante essa fase a doença pode ser transmitida.

Candidíase Oral (sapinho): micose provocada pelo fungo Candida albicans. Apresenta pontos ou placas brancas na língua ou bochechas.

Mononucleose (doença do beijo): provocada pelo vírus Epstein-Barr, provoca sintomas similares a de uma gripe forte e pode haver aumento dos gânglios linfáticos (popular íngua).

Sífilis: A forma mais comum de infecção é através do ato sexual, no entanto, pode haver a contaminação através do beijo, o que não é comum. A bactéria Treponema pallidum é a responsável pela doença e como sinais podem aparecer lesões na pele e na boca.

Dicas de prevenção
Pessoas com sistema imunológico abalado são mais vulneráveis às infecções. Portanto, tenha cuidados gerais com a saúde: coma bem, durma bem e beba bastante água durante o carnaval.

Pessoas com problemas bucais prévios também ficam mais vulnerável a outras infecções. Portanto, mantenha a higiene bucal em dia: escove os dentes, use fio dental e enxaguante bucal (se for necessário).

Fique atento aos sinais que indicam doenças bucais, como boca seca, sangramentos, lesões aparentes, bolhas, manchas brancas e gosto amargo na boca. Consulte um dentista caso tenha um desses sintomas.

A prevenção é importantíssima para evitar o aparecimento de doenças. Curta o carnaval de forma consciente e evite problemas futuros.

Diogo Paiva

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia para