Pular para o conteúdo principal

Diogo Paiva alerta para o surgimento de doenças bucais durante à folia

Saúde

Doenças bucais que podem surgir no carnaval

O carnaval está chegando e com ele muita festa e diversão. Porém, nesse período, surgem muitos problemas orais em decorrência do contato entre uma pessoa infectada por algum problema de saúde bucal e uma sadia. Comentaremos alguns desses problemas, focando apenas na questão bucal, no entanto deixaremos o alerta para a prevenção de outras doenças que podem ser adquiridas por outras vias, como as DST’s. Lembre-se que a prevenção é o melhor remédio e que algumas dessas patologias são muito perigosas e agridem bastante o infectado.

O rol de doenças bucais é bastante amplo, então decidimos expor algumas delas e que podem ser transmitidas através de algo muito comum nas festas de carnaval, o beijo.

Na saliva humana, naturalmente já existem vários microorganismos, no entanto, em determinados momentos, podemos ter em nossa saliva microorganismos patogênicos, que dependendo do estado de saúde geral e imunidade das pessoas, pode fazer com que as doenças apareçam. Durante o contato, através do beijo, há uma troca desses microorganismos, que podem ser vírus, bactérias ou fungos. Se a pessoa que adquiriu alguns desses elementos estiver com sua imunidade baixa, poderá desenvolver a doença.

Agora falaremos brevemente sobre as doenças mais comuns, apresentando alguns sinais dessas doenças.
Herpes labial: doença provocada pelo vírus herpes simples. Na fase ativa da doença provoca lesões em forma de bolhas, geralmente nos lábios. Inicia com uma coceira/queimor, depois formam-se as bolhas. Durante essa fase a doença pode ser transmitida.

Candidíase Oral (sapinho): micose provocada pelo fungo Candida albicans. Apresenta pontos ou placas brancas na língua ou bochechas.

Mononucleose (doença do beijo): provocada pelo vírus Epstein-Barr, provoca sintomas similares a de uma gripe forte e pode haver aumento dos gânglios linfáticos (popular íngua).

Sífilis: A forma mais comum de infecção é através do ato sexual, no entanto, pode haver a contaminação através do beijo, o que não é comum. A bactéria Treponema pallidum é a responsável pela doença e como sinais podem aparecer lesões na pele e na boca.

Dicas de prevenção
Pessoas com sistema imunológico abalado são mais vulneráveis às infecções. Portanto, tenha cuidados gerais com a saúde: coma bem, durma bem e beba bastante água durante o carnaval.

Pessoas com problemas bucais prévios também ficam mais vulnerável a outras infecções. Portanto, mantenha a higiene bucal em dia: escove os dentes, use fio dental e enxaguante bucal (se for necessário).

Fique atento aos sinais que indicam doenças bucais, como boca seca, sangramentos, lesões aparentes, bolhas, manchas brancas e gosto amargo na boca. Consulte um dentista caso tenha um desses sintomas.

A prevenção é importantíssima para evitar o aparecimento de doenças. Curta o carnaval de forma consciente e evite problemas futuros.

Diogo Paiva

Comentários

As Mais Visitadas

Prefeitos baianos do PMDB, DEM e outras siglas fazem fila de quase uma hora para tirar selfies com Lula

Ontem (19) pela manhã, o petista participou de um evento com mais de 60 prefeitos de cidades do interior baiano. Na plateia havia políticos de partidos como PMDB e DEM, que apoiaram o Senado investigasse a ex-presidente Dilma Rousseff e integram a base do governo Michel Temer. Quem via de longe pensava que as filas próximas ao palco para tirar uma selfie com Lula era da comunidade local, mas eram compostas na realidade por gestores das mais variadas correntes. Apesar das críticas de Lula ao atual presidente Michel Temer, os prefeitos formaram uma fila de quase uma hora para tirar fotos com o petista. Um prefeito do PMDB que pediu para não ter o nome divulgado explicou tanta admiração. Segundo ele, Lula é muito admirado no Nordeste e pode ser um grande cabo eleitoral para 2018. Lula usou um palavrão para criticar a situação econômica do País. "Este País é grande demais. Este País não nasceu para ser a ...

2018: Depois de Aguinaldo, Rômulo e Wellington, vem aí Damião como opção em Mari/PB

Revista Páginas - O sindicalista da cidade de Mari, localizada na Zona da Mata da Paraíba, Assis Firmino, têm intensificado nos últimos meses os seus esforços contra as reformas do governo impopular de Michel Temer. De maneira expressiva, Assis Firmino, tem representado os trabalhadores rurais do município de Mari nas batalhas travadas pelo Brasil à fora contra o impopular Michel Temer (PMDB). Ao longo do tempo o sindicalista construiu sua trajetória ao lado do lendário político da cidade José Martins - aniversariante do dia - e atualmente vereador no município e presidente de honra do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Mari. Assis, ainda não conseguiu vencer uma eleição. Já concorreu ao legislativo mas sem êxito! Fiel, Assis, sempre acompanhou o grupo político capitaneado pelo líder máximo, o ex-prefeito Marcos Martins. Nas redes sociais o sindicalista não tem poupado elogios ao deputado federal Damião Feliciano (PDT). Sem gordura política, mas, amparado na luta sindical...

Lula: “disse que Congresso tinha 300 picaretas. Hoje deve ter mais”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta tarde do IV Festival da Juventude, em Cruz das Almas (BA), como parte da sua caravana que rodará os nove estados do Nordeste. Em discurso para milhares de jovens na região central da cidade, Lula destacou que o jovens não percam o interesse pela política. "Cheguei a dizer: Eu não gosto de política e não gosto de quem gosta de política. Dizia isso e achava o máximo", disse o ex-presidente, ao lembrar do momento em que começou a militar no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. "Como é que eu queria que o Congresso Nacional aprovasse leis em favor do trabalhador, se no Congresso não tem trabalhador", acrescentou. Lula defendeu a participação ativa na política do País. "Não quero dizer qual é o partido que vocês têm que entrar. Quero que não façam como eu, que achava que não deveria gostar de pol...