Pular para o conteúdo principal

Diogo Paiva escreve: Saúde Bucal e Coração, tudo a ver!

SAÚDE

O tema de hoje é a relação que os problemas bucais podem gerar no coração. Como já foi falado, muitas pessoas subestimam a cárie e outras doenças da boca. Esse texto então, tem por finalidade esclarecer as pessoas sobre os riscos que estão expostas quando não tratam bem de seus dentes.

A Endocardite Infecciosa (EI) é uma doença que tem alto índice de mortalidade. Trata-se de uma infecção da parede interna do coração ou das válvulas do coração. E uma de suas causas é a má conservação dos dentes.

A Endocardite Infecciosa ocorre quando há presença de micro-organismos, como bactérias, no fluxo sanguíneo e estas encontram tecidos cardíacos danificados, ou válvulas cardíacas anormais, onde podem se multiplicar livremente, causando uma infecção.

Raramente, pode ocorrer em pessoas sadias. Entretanto, se a pessoa tem algum fator predisponente, há maior probabilidade de se desenvolver. Pode ocorrer devido à alta incidência de cáries e de doença periodontal (gengivite e periodontite), fator esse que faz com que os microosganismos atinjam a corrente sanguínea e possam se aderir a parede cardíaca, provocando a doença.

A presença de cárie aumenta os riscos de adquirir a doença. As bactérias presentes na cárie podem passar à corrente sanguínea. Estas bactérias, por sua vez, podem causar endocardite em pessoas predispostas. Algumas doenças periodontais, como gengivite e periodontite, também aumentam o risco de endocardite. A gengiva saudável deve ter coloração rósea claro, não sangrar quando escovar os dentes, não apresentar inchaço e ter boa aderência aos dentes. Os dentes não devem ter grande mobilidade.

Por esse motivo, pessoas que possuem algum problema cardíaco ou já se submeteram a alguma intervenção cirúrgica, devem manter uma boa saúde bucal. E quando forem visitar seu dentista, informar sobre sua condição de saúde.  Devemos lembrar sempre que o melhor remédio é a prevenção.

Outro ponto importante, é consultar frequentemente um dentista para esclarecer eventuais dúvidas. A visita periódica pode resultar em melhor qualidade da saúde bucal e consequentemente da saúde geral.

Existem diversos outros problemas que podem aparecer em decorrência da falta de cuidado com a nossa boca. Futuramente, iremos falando sobre alguns deles.

E lembre-se sempre: DENTISTA NÃO CUIDA APENAS DE DENTES, CUIDA DE GENTE.

Diogo Paiva

Comentários

As Mais Visitadas

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupaClariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni.Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora!Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia".Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbum. EGO

Operação da Polícia prende membro de facção criminosa, em Guarabira/PB

A Polícia deflagrou uma operação na madrugada desta terça-feira (22), para averiguar a veracidade da denúncia de um duplo homicídio na localidade denominada “Buraco do Afonso”, no Bairro do Nordeste I, em Guarabira.A residência de um casal de idosos foi metralhada por um grupo de traficantes em retaliação a uma possível informação repassada por um dos idosos à polícia sobre uma casa onde haviam escondidos drogas, celulares e armas.Os objetos pertenciam a facção criminosa que age dentro e fora do presídio João Bosco Carneiro. O grupo é comandado pelo detento conhecido por “Jailson do Buraco”, este que, determinou que o irmão identificado como sendo Gilmar Romão Batista de Oliveira, junto a três comparsas assassinassem o casal de idosos por serem possíveis “X9” (denominação utilizada pelos bandidos para identificar dedo duro, fofoqueiro, delator).Após a consumação das tentativas de homicídio, as policias Militar e Civil empreenderam diligências na tentativa de localizar e prender em fla…

Em Mari na Paraíba homem morre após ser picado por abelhas

Um homem estava colhendo ração para os animais quando foi atacado por um enxame e após sofrer várias picadas foi socorrido para a Policlínica de Mari mas não resistiu. O fato foi registrado nesta segunda-feira (14), no Sítio Tomé, zona rural do município.De acordo com informações repassadas a redação do site  ManchetePB, a vítima, cuja identidade não foi divulgada, deu entrada na Policlínica por volta das 17h e óbito foi confirmado no início da noite.Da Redação
Via: Manchete PB