Pular para o conteúdo principal

Diogo Paiva escreve: Saúde Bucal e Coração, tudo a ver!

SAÚDE

O tema de hoje é a relação que os problemas bucais podem gerar no coração. Como já foi falado, muitas pessoas subestimam a cárie e outras doenças da boca. Esse texto então, tem por finalidade esclarecer as pessoas sobre os riscos que estão expostas quando não tratam bem de seus dentes.

A Endocardite Infecciosa (EI) é uma doença que tem alto índice de mortalidade. Trata-se de uma infecção da parede interna do coração ou das válvulas do coração. E uma de suas causas é a má conservação dos dentes.

A Endocardite Infecciosa ocorre quando há presença de micro-organismos, como bactérias, no fluxo sanguíneo e estas encontram tecidos cardíacos danificados, ou válvulas cardíacas anormais, onde podem se multiplicar livremente, causando uma infecção.

Raramente, pode ocorrer em pessoas sadias. Entretanto, se a pessoa tem algum fator predisponente, há maior probabilidade de se desenvolver. Pode ocorrer devido à alta incidência de cáries e de doença periodontal (gengivite e periodontite), fator esse que faz com que os microosganismos atinjam a corrente sanguínea e possam se aderir a parede cardíaca, provocando a doença.

A presença de cárie aumenta os riscos de adquirir a doença. As bactérias presentes na cárie podem passar à corrente sanguínea. Estas bactérias, por sua vez, podem causar endocardite em pessoas predispostas. Algumas doenças periodontais, como gengivite e periodontite, também aumentam o risco de endocardite. A gengiva saudável deve ter coloração rósea claro, não sangrar quando escovar os dentes, não apresentar inchaço e ter boa aderência aos dentes. Os dentes não devem ter grande mobilidade.

Por esse motivo, pessoas que possuem algum problema cardíaco ou já se submeteram a alguma intervenção cirúrgica, devem manter uma boa saúde bucal. E quando forem visitar seu dentista, informar sobre sua condição de saúde.  Devemos lembrar sempre que o melhor remédio é a prevenção.

Outro ponto importante, é consultar frequentemente um dentista para esclarecer eventuais dúvidas. A visita periódica pode resultar em melhor qualidade da saúde bucal e consequentemente da saúde geral.

Existem diversos outros problemas que podem aparecer em decorrência da falta de cuidado com a nossa boca. Futuramente, iremos falando sobre alguns deles.

E lembre-se sempre: DENTISTA NÃO CUIDA APENAS DE DENTES, CUIDA DE GENTE.

Diogo Paiva

Comentários

As Mais Visitadas

Temer anuncia hoje alta de impostos e cortes no orçamento

Michel Temer e sua equipe econômica devem anunciar nesta quarta-feira um pacote para cobrir o rombo das contas públicas, com direito a aumento de impostos e um corte de cerca de R$ 40 bilhões no já contingenciado Orçamento de 2017. Na tentativa de cumprir o déficit fiscal, a medida pode comprometer ainda mais a economia, uma vez que um corte de gastos nessa proporção poderia provocar uma paralisação dos investimentos públicos em um momento que se quer turbinar a economia. As informações são de reportagem de Martha Beck, Danilo Fariello e Bárbara Nascimento em O Globo. Até ontem, uma das ações em estudo era rever o programa de desoneração da folha de pagamento das empresas, o que pode render R$ 8 bilhões aos cofres do governo. A área econômica também estudou aumentos nas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), do Imposto sobre Produtos I...

Super Sam: a crítica social em Chapolin Colorado, em 1973

Além de satirizar os heróis norte-americanos, Chapolin trazia uma grande crítica social da América Latina. Afinal, ele era um herói “sem dinheiro, sem recursos, sem inventos sensacionais, fraco e tonto”, nas palavras do seu próprio criador. Mas por outro lado, mesmo sendo um grande covarde, o Chapolin também é valente por ser capaz de superar seu medo para ajudar a quem precisa. No seriado, a hegemonia dos países industrializados no mundo subdesenvolvido é simbolizada por meio de Super Sam, interpretado por Ramón Valdéz. O personagem é o paradigma do poderio norte-americano: uniforme semelhante ao do Superman, com direito ao famoso símbolo no peito do traje azul, e cartola com as cores da bandeira estadunidense. Como nunca fora chamado para ajudar alguém, suas aparições na série eram fruto da intromissão nas ações do Chapolin. Enquanto o heró...

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias