Pular para o conteúdo principal

Diogo Paiva escreve: Saúde Bucal e Coração, tudo a ver!

SAÚDE

O tema de hoje é a relação que os problemas bucais podem gerar no coração. Como já foi falado, muitas pessoas subestimam a cárie e outras doenças da boca. Esse texto então, tem por finalidade esclarecer as pessoas sobre os riscos que estão expostas quando não tratam bem de seus dentes.

A Endocardite Infecciosa (EI) é uma doença que tem alto índice de mortalidade. Trata-se de uma infecção da parede interna do coração ou das válvulas do coração. E uma de suas causas é a má conservação dos dentes.

A Endocardite Infecciosa ocorre quando há presença de micro-organismos, como bactérias, no fluxo sanguíneo e estas encontram tecidos cardíacos danificados, ou válvulas cardíacas anormais, onde podem se multiplicar livremente, causando uma infecção.

Raramente, pode ocorrer em pessoas sadias. Entretanto, se a pessoa tem algum fator predisponente, há maior probabilidade de se desenvolver. Pode ocorrer devido à alta incidência de cáries e de doença periodontal (gengivite e periodontite), fator esse que faz com que os microosganismos atinjam a corrente sanguínea e possam se aderir a parede cardíaca, provocando a doença.

A presença de cárie aumenta os riscos de adquirir a doença. As bactérias presentes na cárie podem passar à corrente sanguínea. Estas bactérias, por sua vez, podem causar endocardite em pessoas predispostas. Algumas doenças periodontais, como gengivite e periodontite, também aumentam o risco de endocardite. A gengiva saudável deve ter coloração rósea claro, não sangrar quando escovar os dentes, não apresentar inchaço e ter boa aderência aos dentes. Os dentes não devem ter grande mobilidade.

Por esse motivo, pessoas que possuem algum problema cardíaco ou já se submeteram a alguma intervenção cirúrgica, devem manter uma boa saúde bucal. E quando forem visitar seu dentista, informar sobre sua condição de saúde.  Devemos lembrar sempre que o melhor remédio é a prevenção.

Outro ponto importante, é consultar frequentemente um dentista para esclarecer eventuais dúvidas. A visita periódica pode resultar em melhor qualidade da saúde bucal e consequentemente da saúde geral.

Existem diversos outros problemas que podem aparecer em decorrência da falta de cuidado com a nossa boca. Futuramente, iremos falando sobre alguns deles.

E lembre-se sempre: DENTISTA NÃO CUIDA APENAS DE DENTES, CUIDA DE GENTE.

Diogo Paiva

Comentários

As Mais Visitadas

Deputado André Amaral (PMDB/PB) é escrachado nas redes sociais logo após tentar justificar voto favorável a Reforma Trabalhista

Revista Páginas - O Deputado Federal, André Amaral (PMDB) da Paraíba, foi escrachado nas redes sociais, após gravar um vídeo justificando seu voto favorável à Reforma Trabalhista do governo Temer. Com acesso imediato ao vídeo na noite de ontem (27) o Revista Páginas divulgou em sua página no Facebook. Para logo em seguida o vídeo do parlamentar receber uma avalanche de comentários dos internautas. Em suas participações os internautas não  pouparam críticas e escrachos ao parlamentar paraibano. No seu discurso o parlamentar tentou a todo momento se justificar, falando da importância da realização da Reforma imposta pelo governo. Mas ao final do seu discurso eloquente o parlamentar deu uma derrapada, atacou os trabalhadores contrários à Reforma e os sindicatos, dizendo aos rizos: "A mamata acabou". O vídeo já conta com mais 600 comentários críticos ao ...

Super Sam: a crítica social em Chapolin Colorado, em 1973

Além de satirizar os heróis norte-americanos, Chapolin trazia uma grande crítica social da América Latina. Afinal, ele era um herói “sem dinheiro, sem recursos, sem inventos sensacionais, fraco e tonto”, nas palavras do seu próprio criador. Mas por outro lado, mesmo sendo um grande covarde, o Chapolin também é valente por ser capaz de superar seu medo para ajudar a quem precisa. No seriado, a hegemonia dos países industrializados no mundo subdesenvolvido é simbolizada por meio de Super Sam, interpretado por Ramón Valdéz. O personagem é o paradigma do poderio norte-americano: uniforme semelhante ao do Superman, com direito ao famoso símbolo no peito do traje azul, e cartola com as cores da bandeira estadunidense. Como nunca fora chamado para ajudar alguém, suas aparições na série eram fruto da intromissão nas ações do Chapolin. Enquanto o heró...

Audiência: Rádio Araçá FM vê hegemonia sobre o noticiário ameaçada em Mari/PB

Revista Páginas - Após anos de hegemonia sobre o noticiário da cidade de Mari, na Paraíba, a Rádio Comunitária Araçá FM começa a ver seu monopólio sobre a informação – o carro-chefe  – desmoronar diante do surgimento de concorrentes, como as rádios web. A emissora comunitária, que sempre deteve o controle da informação nas ondas do rádio, vem sofrendo duros baques nos últimos anos. Primeiro, taxada de politiqueira – desde o início deste ano sofre críticas por ser defensora do atual prefeito do município, funcionando como escudo midiático da gestão de Antônio Gomes (PSD) - que no ano passado foi uma das responsáveis pelo desgaste político e emocional do ex-prefeito Marcos Martins (PSB). O jornalístico poderoso da Araçá FM Neste ano, a emissora comunitária, têm utilizado como nunca antes o seu espaço, como plataforma de informação do governo municipal. Chegando a confrontar a opinião pública. Muito bem produzido o programa Liberdade de Expressão , o mais influente da emi...