Pular para o conteúdo principal

Diogo Paiva escreve: Saúde Bucal e Coração, tudo a ver!

SAÚDE

O tema de hoje é a relação que os problemas bucais podem gerar no coração. Como já foi falado, muitas pessoas subestimam a cárie e outras doenças da boca. Esse texto então, tem por finalidade esclarecer as pessoas sobre os riscos que estão expostas quando não tratam bem de seus dentes.

A Endocardite Infecciosa (EI) é uma doença que tem alto índice de mortalidade. Trata-se de uma infecção da parede interna do coração ou das válvulas do coração. E uma de suas causas é a má conservação dos dentes.

A Endocardite Infecciosa ocorre quando há presença de micro-organismos, como bactérias, no fluxo sanguíneo e estas encontram tecidos cardíacos danificados, ou válvulas cardíacas anormais, onde podem se multiplicar livremente, causando uma infecção.

Raramente, pode ocorrer em pessoas sadias. Entretanto, se a pessoa tem algum fator predisponente, há maior probabilidade de se desenvolver. Pode ocorrer devido à alta incidência de cáries e de doença periodontal (gengivite e periodontite), fator esse que faz com que os microosganismos atinjam a corrente sanguínea e possam se aderir a parede cardíaca, provocando a doença.

A presença de cárie aumenta os riscos de adquirir a doença. As bactérias presentes na cárie podem passar à corrente sanguínea. Estas bactérias, por sua vez, podem causar endocardite em pessoas predispostas. Algumas doenças periodontais, como gengivite e periodontite, também aumentam o risco de endocardite. A gengiva saudável deve ter coloração rósea claro, não sangrar quando escovar os dentes, não apresentar inchaço e ter boa aderência aos dentes. Os dentes não devem ter grande mobilidade.

Por esse motivo, pessoas que possuem algum problema cardíaco ou já se submeteram a alguma intervenção cirúrgica, devem manter uma boa saúde bucal. E quando forem visitar seu dentista, informar sobre sua condição de saúde.  Devemos lembrar sempre que o melhor remédio é a prevenção.

Outro ponto importante, é consultar frequentemente um dentista para esclarecer eventuais dúvidas. A visita periódica pode resultar em melhor qualidade da saúde bucal e consequentemente da saúde geral.

Existem diversos outros problemas que podem aparecer em decorrência da falta de cuidado com a nossa boca. Futuramente, iremos falando sobre alguns deles.

E lembre-se sempre: DENTISTA NÃO CUIDA APENAS DE DENTES, CUIDA DE GENTE.

Diogo Paiva

Comentários

As Mais Visitadas

Mari e mais cinco prefeituras da Paraíba têm contas bloqueadas pelo TCE

O não envio de prestações de contas, relativas ao exercício de 2016, levou o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba a determinar, na manhã desta quarta-feira (19), o bloqueio  das contas bancárias das prefeituras de Catingueira, Lastro, Mari, Natuba, Santa Helena e Sousa. O bloqueio foi comunicado na abertura da sessão plenária pelo conselheiro presidente André Carlo Torres e também se aplica, pelo mesmo motivo, às câmaras municipais de Diamante, Mari e Pilões. O prazo para entrega da documentação se expirou em 31 de março. As prefeituras de Mogeiro e Diamante, por haverem remetido seus balancetes de fevereiro/2017, tiveram suas contas desbloqueadas; como aconteceu, igualmente, com a prefeitura de Santa Helena, por enviar sua PCA/2016. Paraiba Já

Mari/PB: Na semana de comemorações dos 57 anos de emancipação, um resumo da história política e cultural

Resumo da história po lítica e cultural nos 57 anos de emancipação política da cidade de Mari/ PB . 1958-1968 Em 19 de Setembro de 1958, o governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim , eleva a categoria de cidade pelo decreto de lei n 1862/1958 . Posteriormente o senhor Ep itácio Dantas , foi nomeado como primeiro prefeito. Assumindo a responsabilidade de organizar o município. Ficando no cargo por um ano. Em 1959 , Pedro Leite vence a eleição pelo partido UDN . Na década de 60, assume o comando do município Pedro Tomé de Arruda . Sendo responsável pelo progresso no município. Criando uma mega estrutura para época, construindo; matadouro, estádio de futebol, escola, posto de saúde e o mais importante o início da construção do Hospital Santa Cecília . Neste período o município vivenciou a pior tragédia de sua história. Denominada de "A T ragédi...

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia par...