Pular para o conteúdo principal

Diogo Paiva explica os cuidados com a saúde bucal na gravidez

No quadro saúde: Saúde bucal na gravidez

Durante a gestação, principalmente na primeira, surgem muitas dúvidas para a mulher. A nossa cultura mistifica algumas coisas e outras são tabus para profissionais da área da saúde e para as futuras mamães.

Do ponto de vista odontológico, iremos abordar alguns mitos e esclarecer algumas dúvidas, para fazer dessa época da vida da mulher, algo prazeroso e não doloroso.

Já foi abordado em publicações anteriores o mito que os dentes das grávidas ficam mais frágeis ( HYPERLINK "http://revistapaginas.blogspot.com.br/2017/02/alguns-mitos-e-verdades-sobre-carie-por.html" http://revistapaginas.blogspot.com.br/2017/02/alguns-mitos-e-verdades-sobre-carie-por.html). Apesar do mito na sua relação com a gestação, a maioria das grávidas adquirem problemas bucais. Aí surgem outros questionamentos: As mulheres que estão grávidas podem sofrer intervenções odontológicas?
A resposta é sim. Porém, devemos ressaltar que alguns cuidados adicionais deverão ser tomados, além do bom senso em relação ao tipo de procedimento a ser executado. Na literatura não há evidências científicas que impeçam o tratamento odontológico em gestantes, devido principalmente a falta de estudos nessa área, porém, devemos entender que há uma doença e que ela deve ser tratada independente de gravidez ou não. Inclusive, se necessário for, podem ser realizadas radiografias para fechar algum diagnóstico, fazendo uso racional e evitando caso seja possível. Outro procedimento que pode ser tranquilamente executado é a aplicação tópica de flúor, visto que esse flúor não é ingerido, portanto, não pode prejudicar o bebê.

Quanto à inserção e remoção de materiais odontológicos contendo mercúrio, como é o caso do amálgama, recomenda-se, desde que possível, que o amálgama não seja inserido nem removido da cavidade bucal de gestantes, pelo risco de inalação e absorção da substância. Clinicamente, portanto, devemos evitar restaurar dentes de gestantes com amálgama, no entanto, caso seja necessário remover o material por necessidade extrema de trocas de restaurações ou acesso à câmara pulpar de um dente previamente restaurado, devemos realizar o procedimento sob isolamento absoluto.

O atendimento pode ser realizado em qualquer fase da gestação. Principalmente em casos de urgência, porém o segundo trimestre é mais cômodo para as gestantes por diversos motivos: Gestante mais tranquila porque a “fase difícil” passou, formação do feto concluída, menor incidência de enjoos, menor peso que no último trimestre, que é o mais seguro, porém, o mais desconfortável para mulher.

Ah! Mais eu não suporto sentir dor? E agora? Existem anestésicos que podem ser utilizados de forma segura nos procedimentos em qualquer fase da gravidez. Portanto, se for necessário sua utilização para um atendimento mais cômodo e confortável a gestantes, eles podem ser utilizados tranquilamente.
E se for preciso tomar algum medicamento? A regra é a mesma. Diversos medicamentos têm uso tido como seguro para gestantes, porém, gostaria de fazer um alerta para a automedicação. Existe um risco de problemas para o feto e também para a mãe quando utilizam-se alguns antiinflamatórios no último trimestre de gravidez, portanto, nunca utilize um medicamento sem o conhecimento ou a prescrição de um profissional de saúde, isso pode ser um risco para sua vida e para a vida do seu filho.

Uma informação importante é que a doença periodontal, que tem relação com as alterações hormonais decorrentes da gravidez também possui relação com o nascimento de fetos prematuros e com baixo peso, mas, isso é um assunto para outro dia. No entanto, fica o alerta para você que está grávida se policie e procure manter a sua saúde bucal num nível adequado, isso trará benefícios para você e para seu filho que está por vir.

E lembre-se sempre: Dentista não cuida apenas de dentes, cuida de gente. Até a próxima.

Referências:
ECHEVERRIA, Sandra. Tratamento Odontológico para Gestantes, 2ª edição. Santos, 03/2014. [Minha Biblioteca].
VASCONCELOS et al. Atendimento odontológico a pacientes gestantes: como proceder com segurança Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 69, n. 1, p. 120-4, jan./jun. 2012

Diogo Paiva

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Fotos mostram o enfraquecimento do Hospital Sá Andrade da cidade de Sapé/PB

Duas fotos publicadas por uma página no Facebook intitulada de Sapé de Outrora, conhecida pelo resgate da história de Sapé/PB chamou atenção hoje (2) pelo relato em sua legenda. De forma pacífica e sensata, a página fez uma narrativa referindo-se ao enfraquecimento em seis décadas do Hospital Sá Andrade, localizado na cidade de Sapé, distante 55km de João Pessoa na Paraíba. No auge das imagens à narrativa levada na publicação, a página Sapé de Outrora diz o quanto o "tempo foi cruel com o hospital". Veja: ANTIGAS  CIRURGIAS REALIZADAS NAS DEPENDÊNCIAS DO   HOSPITAL SÁ  ANDRADE ANOS 50/60. Naquela época o Hospital Sá Andrade era equipado para fazer cirurgias, paradoxalmente com mais de 60 anos o nosso hospital hoje só faz pequenas intervenções  cirúrgicas e  curativos.  Resumindo nosso nosocômio regrediu drasticamente...(acervo Deborah Rocco) Da Redação Revista Páginas (Foto: Sapé de Outrora)

Paulino e Toscano são personagens da malhação do Judas promovida por Talibã, em Guarabira

Nem Lula, nem Dilma. Nem Eduardo Cunha, nem Sérgio Moro. Os personagens da tradicional malhação do Judas da Semana Santa, no bairro da Primavera, em Guarabira, promovida pelo excêntrico ativista cultural Raminho Talibã desse ano, são caricaturas de Roberto Paulino e Zenóbio Toscano. Sempre ácidos em sua crítica política, Talibã colocou os dois se divertindo numa gangorra. Do lado de Paulino a frase que caracteriza o grupo é: “Governo Povo do Bem, desmantelado”. Numa alusão ao slogan das gestões 1 e 2 de Fátima Paulino. Do lado de Toscano a frase: “Compromisso sem Futuro”. Numa alusão ao slogan da atual gestão do prefeito Zenóbio Toscano. A crítica na malhação do Judas lembra que os grupos Paulino e toscano se revezam no poder em Guarabira desde o ano de 1967, quando Roberto foi eleito prefeito da cidade. De lá para cá vem ocorrendo o que Talib...