Pular para o conteúdo principal

Equipamentos públicos para prática de esportes estão abandonados em Sapé/PB

O município de Sapé, Zona da Mata Paraibana, se depara com o sucateamento dos equipamentos públicos destinados à prática de esportes. Quadras poliesportivas, campos e ginásios estão em ruínas, deixando a juventude, estudantes e desportistas sem opção de praticar as mais diversas modalidades de esportes.

Na Escola Municipal Luís Inácio Ribeiro Coutinho, a maior escola do município, as obras dos dois ginásios poliesportivos estão paradas há vários anos. Já no prédio do Centro de Formação de Professores de Sapé, que abriga outras escolas no complexo, uma quadra coberta está em ruínas, com a cobertura caindo aos pedaços, inclusive colocando em risco os estudantes que ali frequentam no pátio da escola.

Outro exemplo do descaso com o esporte é o Centro Social Urbano Poeta Augusto dos Anjos (CSU), o maior complexo esportivo público do município, onde duas quadras poliesportivas (não cobertas) e um campo de futebol estão abandonados, com arquibancadas quebradas, campo de futebol sem gramado e postes sem refletores, o mato também toma conta do local. O espaço está sendo utilizado para a aplicação das provas práticas do Detran-PB, onde as quadras são convertidas em pistas de provas para as balizas dos exames com motocicletas.

O CSU consiste em uma enorme área localizada entre o Centro da Cidade e o Bairro de Nova Brasília, o mais populoso do município, e está sendo ocupado por famílias que utilizam o terreno para plantio e as calçada para a edificação de barracas. Até a Prefeitura iniciou a obra de um posto de saúde no terreno do CSU, mas esta obra também se encontra parada, e assim o Centro Social Urbano se transforma em um grande ‘elefante branco’ que vem sendo subutilizado e relegado ao descaso.

Com o surgimento de novos loteamentos habitacionais, o município perde gradativamente os tradicionais ‘campos de peladas’, restando aos praticantes de esportes apenas os clubes privados (AABB, Atlético e Estrela), o ginásio da Cidade Cristã e o campo privado de futebol society no Loteamento Abel Cavalcante, locais estes que cobram taxas de utilização por hora. Nenhuma praça do município está equipada com quadras ou campos.

Enquanto o país ainda relembra grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, o município de Sapé se contenta apenas em ter sido roteiro de passagem da tocha olímpica, e na contramão das prioridades, Estado e Município não implementam qualquer política para a área, não investem em nenhuma modalidade esportiva e não oferecem qualquer incentivo aos desportista sapeenses, com raras exceções como um campeonato de futebol amador que é realizado em parceria entre a Prefeitura e a Liga Sapeense de Esporte Amador, mesmo que nos discursos e programas de governo dos gestores, o esporte sempre seja sempre colocado como prioridade na formação dos cidadãos e na melhoria da qualidade de vida. As informações são de Sapé na Web.

Fotos: Jorge Galdino

Comentários

As Mais Visitadas

O saudoso Confiança E C de Sapé/PB

História Confiança Esporte Clube, agremiação esportiva de Sapé, no estado da Paraíba, fundada a 22 de abril de 1953. Resultado da divisão do Atlético, uma equipe amadora de Sapé. O nome do clube foi uma homenagem ao Moinho Confiança se propriedade de Genival Torres, que doou todo material esportivo, sendo inclusive um dos fundadores. Década de 90 A década de 90, foi o auge do clube. O clube se profissionalizou em 1996. Em seu primeiro ano de competição, no campeonato Paraibano, terminou em terceiro lugar. A forte equipe contava com grandes jogadores; Lúcio, Warlei, Washington Lobo, Ramiro, Betinho, Willian, Eduardo Luiz, Cícero, Reinaldo e Forly. Em 1997, o Confiança consagrou-se campeão paraibano de futebol, sendo o primeiro - e até hoje, único - time do Brejo a conseguir a honraria. Declínio Após o título de 1997, o Confiança seria o representante paraibano na ...

Lula acusa Sérgio Moro de ser militante do PSDB

Em uma publicação no Facebook, o ex-presidente Lula acusa o juiz federal de Curitiba Sergio Moro, que decide os processos em primeira instância da Operação Lava Jato, de ser militante do PSDB. "Magistrado que julga Lula é o mesmo que é chamado para dar palestra em evento do governo do PSDB e que elogia deputado tucano acusado de desviar dinheiro de secretaria estadual de Educação", diz texto publicado na página de Lula, divulgando notícia e foto de palestra proferida pelo juiz em Cuiabá, no Mato Grosso, na noite desta segunda-feira 5. Mato Grosso é governado por Pedro Taques, do PSDB, com quem Moro aparece em fotos no evento. O governador é acusado de ter sido eleito com recursos desviados da Educação. Em seu discurso, o juiz fez elogios ao deputado tucano Nilson Leitão (PSDB-MT), que votou contra o projeto de lei que visa regular a ação das autoridades, sem citar, porém, que o parlamen...

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias