Pular para o conteúdo principal

Equipamentos públicos para prática de esportes estão abandonados em Sapé/PB

O município de Sapé, Zona da Mata Paraibana, se depara com o sucateamento dos equipamentos públicos destinados à prática de esportes. Quadras poliesportivas, campos e ginásios estão em ruínas, deixando a juventude, estudantes e desportistas sem opção de praticar as mais diversas modalidades de esportes.

Na Escola Municipal Luís Inácio Ribeiro Coutinho, a maior escola do município, as obras dos dois ginásios poliesportivos estão paradas há vários anos. Já no prédio do Centro de Formação de Professores de Sapé, que abriga outras escolas no complexo, uma quadra coberta está em ruínas, com a cobertura caindo aos pedaços, inclusive colocando em risco os estudantes que ali frequentam no pátio da escola.

Outro exemplo do descaso com o esporte é o Centro Social Urbano Poeta Augusto dos Anjos (CSU), o maior complexo esportivo público do município, onde duas quadras poliesportivas (não cobertas) e um campo de futebol estão abandonados, com arquibancadas quebradas, campo de futebol sem gramado e postes sem refletores, o mato também toma conta do local. O espaço está sendo utilizado para a aplicação das provas práticas do Detran-PB, onde as quadras são convertidas em pistas de provas para as balizas dos exames com motocicletas.

O CSU consiste em uma enorme área localizada entre o Centro da Cidade e o Bairro de Nova Brasília, o mais populoso do município, e está sendo ocupado por famílias que utilizam o terreno para plantio e as calçada para a edificação de barracas. Até a Prefeitura iniciou a obra de um posto de saúde no terreno do CSU, mas esta obra também se encontra parada, e assim o Centro Social Urbano se transforma em um grande ‘elefante branco’ que vem sendo subutilizado e relegado ao descaso.

Com o surgimento de novos loteamentos habitacionais, o município perde gradativamente os tradicionais ‘campos de peladas’, restando aos praticantes de esportes apenas os clubes privados (AABB, Atlético e Estrela), o ginásio da Cidade Cristã e o campo privado de futebol society no Loteamento Abel Cavalcante, locais estes que cobram taxas de utilização por hora. Nenhuma praça do município está equipada com quadras ou campos.

Enquanto o país ainda relembra grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, o município de Sapé se contenta apenas em ter sido roteiro de passagem da tocha olímpica, e na contramão das prioridades, Estado e Município não implementam qualquer política para a área, não investem em nenhuma modalidade esportiva e não oferecem qualquer incentivo aos desportista sapeenses, com raras exceções como um campeonato de futebol amador que é realizado em parceria entre a Prefeitura e a Liga Sapeense de Esporte Amador, mesmo que nos discursos e programas de governo dos gestores, o esporte sempre seja sempre colocado como prioridade na formação dos cidadãos e na melhoria da qualidade de vida. As informações são de Sapé na Web.

Fotos: Jorge Galdino

Comentários

As Mais Visitadas

Jornalista compara prefeito de Campina Grande/PB com Odorico Paraguassu, personagem de O Bem Amado

" Baixa um Odorico em Romero e prefeito faz de Campina uma sucupira ao ampliar feriadão para cinco dias " Revista Páginas - Este foi o título do artigo escrito pelo jornalista Dércio Alcântara, publicado hoje (10) em seu Blog. No seu escrito Dércio compara o prefeito de Campina Grande, PB, Romero Rodrigues (PSDB) ao folclórico prefeito Odorico Paraguassu da novela O Bem Amado. A inspiração do jornalista paraibano em descrever a comparação entre Odorico e Romero, foi logo após o prefeito de Campina Grande decretar ponto facultativo em plena quarta-feira de uma Semana Santa, ampliando assim para cinco dias o feriadão. O super feriadão em Campina Grande conhecide com a chegada das águas da Transposição ao açude de Boqueirão, um dos motivos que levou o chefe do executivo a decretar ponto facultativo na quarta. Na visão do jornalista, o super feriadão fará com que Campina Grande deixe de arrecadar. O jornalista explica que a antecipação do feriado, levará a debandada em massa ...

Homem invade loja de eletrodomésticos na PB e furta celulares falsos em balcão

Ocorreu um fato inusitado em uma loja de eletrodomésticos do Centro de João Pessoa foi registrado pela Polícia Militar na noite da terça-feira (25). De acordo com a PM, um homem invadiu o estabelecimento e fugiu levando vários celulares que estavam no balcão da loja, mas os aparelhos eram apenas imitações de plástico que servem para exposição. O caso foi registrado por volta das 22h30, em uma loja que fica próximo ao Parque Solón de Lucena. Segundo a PM, vizinhos acionaram a polícia informando que uma pessoa estava dentro do estabelecimento. Os policiais foram até o local e aguardaram a chegada do gerente para abrir a loja. “Depois que entramos, vimos que houve um dano no telhado, no primeiro pavimento, por onde entrou uma pessoa, pelo que vimos nas imagens do equipamento de segurança. O assaltante tinha como foco pegar celulares, mas o gerente informou que todos os itens que ele levou eram imita...

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia par...