Pular para o conteúdo principal

Equipamentos públicos para prática de esportes estão abandonados em Sapé/PB

O município de Sapé, Zona da Mata Paraibana, se depara com o sucateamento dos equipamentos públicos destinados à prática de esportes. Quadras poliesportivas, campos e ginásios estão em ruínas, deixando a juventude, estudantes e desportistas sem opção de praticar as mais diversas modalidades de esportes.

Na Escola Municipal Luís Inácio Ribeiro Coutinho, a maior escola do município, as obras dos dois ginásios poliesportivos estão paradas há vários anos. Já no prédio do Centro de Formação de Professores de Sapé, que abriga outras escolas no complexo, uma quadra coberta está em ruínas, com a cobertura caindo aos pedaços, inclusive colocando em risco os estudantes que ali frequentam no pátio da escola.

Outro exemplo do descaso com o esporte é o Centro Social Urbano Poeta Augusto dos Anjos (CSU), o maior complexo esportivo público do município, onde duas quadras poliesportivas (não cobertas) e um campo de futebol estão abandonados, com arquibancadas quebradas, campo de futebol sem gramado e postes sem refletores, o mato também toma conta do local. O espaço está sendo utilizado para a aplicação das provas práticas do Detran-PB, onde as quadras são convertidas em pistas de provas para as balizas dos exames com motocicletas.

O CSU consiste em uma enorme área localizada entre o Centro da Cidade e o Bairro de Nova Brasília, o mais populoso do município, e está sendo ocupado por famílias que utilizam o terreno para plantio e as calçada para a edificação de barracas. Até a Prefeitura iniciou a obra de um posto de saúde no terreno do CSU, mas esta obra também se encontra parada, e assim o Centro Social Urbano se transforma em um grande ‘elefante branco’ que vem sendo subutilizado e relegado ao descaso.

Com o surgimento de novos loteamentos habitacionais, o município perde gradativamente os tradicionais ‘campos de peladas’, restando aos praticantes de esportes apenas os clubes privados (AABB, Atlético e Estrela), o ginásio da Cidade Cristã e o campo privado de futebol society no Loteamento Abel Cavalcante, locais estes que cobram taxas de utilização por hora. Nenhuma praça do município está equipada com quadras ou campos.

Enquanto o país ainda relembra grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, o município de Sapé se contenta apenas em ter sido roteiro de passagem da tocha olímpica, e na contramão das prioridades, Estado e Município não implementam qualquer política para a área, não investem em nenhuma modalidade esportiva e não oferecem qualquer incentivo aos desportista sapeenses, com raras exceções como um campeonato de futebol amador que é realizado em parceria entre a Prefeitura e a Liga Sapeense de Esporte Amador, mesmo que nos discursos e programas de governo dos gestores, o esporte sempre seja sempre colocado como prioridade na formação dos cidadãos e na melhoria da qualidade de vida. As informações são de Sapé na Web.

Fotos: Jorge Galdino

Comentários

As Mais Visitadas

Enquete ExpressoPB, aponta liderança do prefeito de Cruz do Esp. Santo, seguido do ex-prefeito de Mari para o legislativo da Paraíba 2018

Revista Páginas - Enquete iniciada na noite da última quinta-feira (13) às 23hs pelo site ExpressoPB , referência e muito influente no noticiário da região da Zona da Mata da Paraíba, mostra como deve ficar o cenário político na região para 2018. Com duração de 48 horas a partir da publicação no site, foi perguntado aos internautas em qual desses pré-candidatos a deputado estadual o eleitor da Zona da Mata da PB votaria se as eleições fossem hoje? A lista com 11 nomes dos possíveis candidatos, incluiu ex-prefeito, prefeito, Ex-vereador e deputados em exercício. O Revista Páginas monitorou passo a passo a atualização dos resultados desde o início. A enquete mostrou a liderança do prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedrito Gomes (PSD) seguido do  ex-prefeito de Mari, Marcos Martins (PSB). A enquete também mostrou uma rejeição impressionante aos atuais Deputados. A publicação do Revista Páginas não é o resultado oficial ainda. A enquete apesar de ter o seu tempo expirado, não f...

O saudoso Confiança E C de Sapé/PB

História Confiança Esporte Clube, agremiação esportiva de Sapé, no estado da Paraíba, fundada a 22 de abril de 1953. Resultado da divisão do Atlético, uma equipe amadora de Sapé. O nome do clube foi uma homenagem ao Moinho Confiança se propriedade de Genival Torres, que doou todo material esportivo, sendo inclusive um dos fundadores. Década de 90 A década de 90, foi o auge do clube. O clube se profissionalizou em 1996. Em seu primeiro ano de competição, no campeonato Paraibano, terminou em terceiro lugar. A forte equipe contava com grandes jogadores; Lúcio, Warlei, Washington Lobo, Ramiro, Betinho, Willian, Eduardo Luiz, Cícero, Reinaldo e Forly. Em 1997, o Confiança consagrou-se campeão paraibano de futebol, sendo o primeiro - e até hoje, único - time do Brejo a conseguir a honraria. Declínio Após o título de 1997, o Confiança seria o representante paraibano na ...

Relicário, livro da mariense Aninha Ferreira, ganha o mundo através do Instagram da cantora Marília Mendonça

Revista Páginas - Trecho do livro Relicário da autora Claudianne da Silva Ferreira (Aninha Ferreira), natural da cidade de Mari, na Paraíba, ganha o mundo através do Instagram. A cantora sertaneja Marília Mendonça publicou no início desta noite (20) em seu Instagram o trecho "Saudades" do livro da autora paraibana. Marília Mendonça dedicou o post aos seus amigos e fãs. "Pra todos os amigos que a estrada e a distância foram levando para longe mim... " Em quase 2hs a postagem da artista já ultrapassou 14 mil curtidas e mais de 500 comentários elogiando Relicário. Relicário foi lançado em abril deste ano de 2017. Aninha Ferreira é graduada em Letras - Língua Portuguesa - pela UEPB.