Pular para o conteúdo principal

TJ-DF suspende decisão que proibia jornais de noticiarem chantagem a Marcela Temer

O desembargador Arnoldo Camanho de Assis, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), suspendeu nesta quarta-feira (15) uma decisão da semana passada que impedia os jornais "Folha de S.Paulo" e "O Globo" de publicarem reportagens sobre um chantagem de um hacker contra a primeira-dama, Marcela Temer.

Na nova decisão, o magistrado reproduz precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) contrários à censura e diz que a proibição violava a liberdade de expressão.

"Enquanto estiver produzindo efeito, não só o direito da parte recorrente ['Folha de S.Paulo'] está a correr grave dano, na medida em que se lhe restringe o amplo direito à manifestação, como, mais que isso, é a própria coletividade que se vê privada do direito de participar do debate democrático decorrente do pluralismo de opiniões acerca de fato relevante", escreveu Assis.

Segundo o desembargador, "assim como é certo, por um lado, que a liberdade de expressão, 'enquanto direito fundamental, tem, sobretudo, um caráter de pretensão a que o Estado não exerça censura', não é menos certo, por outro lado, que 'a proibição de censura não obsta, porém, a que o indivíduo assuma as consequências, não só cíveis, como igualmente penais, do que expressou'".

O advogado da primeira-dama, Gustavo do Vale Rocha, informou que não recorrerá. Em manifestação esta terça, o porta-voz da Presidência da República afirmou que tentou-se imputar ao presidente Michel Temer a "pecha de inimigo e censor da imprensa", mas que ele tem "compromisso inarredável" com a liberdade de imprensa.

Na última sexta (10), o juiz Hilmar Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília, atendeu a pedido de Marcela Temer para proibir publicação de informações sobre o caso, contidas num processo judicial em que o hacker foi condenado após copiar fotos, vídeos e mensagens de texto do celular da primeira-dama.

Na ação, a defesa alegou que eventuais reportagens sobre o material encontrado no celular trazia risco à intimidade e à vida privada e poderia violar o sigilo de comunicações. Assim, o juiz decidiu que a eventual publicação do conteúdo levaria os jornais ao pagamento de multa no valor de R$ 50 mil.

No recurso, a "Folha de S. Paulo" argumentou que todas as informações obtidas pelo jornal foram extraídas de ações judiciais públicas e de livre acesso e que vinham sendo acompanhadas há meses por repórteres.

Ao suspender a proibição, o desembargador Arnoldo de Assis ponderou que, apesar da proibição de censura, a liberdade de imprensa "não deve ser exercitada de modo irresponsável" e que eventuais abusos sujeitam o veículo a posterior punição.

Ressalvou, por outro lado, que a "Folha de S.Paulo" não se pauta por "linha editorial irresponsável ou abusiva" para violar a intimidade de Marcela e do presidente Michel Temer.

G1

Comentários

As Mais Visitadas

Mês de maio rende mais 1 milhão de acessos ao Revista Páginas

O mês de maio foi de bons números para o Revista Páginas , blog e Facebook tiveram mais de 1 milhão de acessos. Em seu noticiário o Revista Páginas mostrou neste mês de maio uma força impressionante. Com embrião no estado da Paraíba, atuando no cenário nacional, abordando temas atuais, mostrando sempre uma linguagem simples e eficaz. Sem grandes investimentos, o Revista Páginas se iguala a sites nacionais da chamada imprensa alternativa. Diariamente o Revista Páginas mostra as principais notícias do Brasil, com forte atuação no interior do estado da Paraíba. No conglomerado de mídia online do Revista Páginas são mostrados vídeos, matérias exclusivas, opinião e enquetes com a participação popular sem censura. Na opinião do seu idealizador e editor Aldoberg Silva, este resultado só é possível além da dedicação, com a colabo...

CBF vai transmitir jogos da seleção sem a Globo

Um ousado projeto bancado pela CBF de produzir e transmitir as partidas de sua seleção a partir de agora vai ser testado no mês que vem. O clássico contra a Argentina, no dia 9, será o primeiro. Quatro dias depois, a confederação fará o mesmo no amistoso contra a Austrália. Os dois jogos serão realizados em Melbourne. No novo acordo, a TV Brasil vai exibir os amistosos. A CBF comprou o horário na emissora estatal para transmitir as partidas. Os valores não foram divulgados pelas partes. Os dois jogos vão começar às 7h (de Brasília). A Bandeirantes deve ser anunciada como parceira nesta semana. A confederação exibirá também o seu conteúdo na emissora sediada em São Paulo. A iniciativa da CBF segue uma tendência mundial no esporte. Atualmente, clubes e ligas já começam a produzir seus próprios eventos. Eles acreditam que vão arrecadar mais ao vender o...

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias