Pular para o conteúdo principal

TRT da PB manda empresa readmitir portador de HIV e pagar indenização

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (TRT 13ª Região) determinou que uma empresa de transportes readmita um trabalhador portador do vírus HIV e pague R$ 10 mil por danos morais. No processo, a defesa informa que o ex-empregado começou a trabalhar em janeiro de 2015 e que a carteira de trabalho só foi assinada em março, conforme informou a assessoria do tribunal. Para assinar a carteira, a empresa exigiu a realização de exames admissionais, incluindo o teste de HIV. Passados oito dias da apresentação dos exames, a empresa o dispensou, sem justificativa.
A defesa alega no processo que o trabalhador portador do vírus HIV tem as mesmas obrigações e os mesmos direitos em relação aos demais e, caso ocorra uma redução da capacidade laborativa do empregado portador do vírus, o empregador poderá transferi-lo para outra função, sem redução de salário. Em função da demissão também pediu a condenação da empresa por dano moral.
A empresa alegou que não houve demissão discriminatória e afirma que existiram outras demissões no período da dispensa do trabalhador, o que confirma a tese de redução de custos. Informou, ainda, que demissões ocorreram com os menos experientes, não havendo nenhuma indicação de dispensa discriminatória. Pediu a cassação do mandado de reintegração e a reversão da condenação em relação aos danos morais.

“Não há que se falar em estabilidade ou garantia de emprego aos portadores de doenças graves. Todavia, o direito potestativo do empregador de dispensar imotivadamente seus empregados não é absoluto e encontra limites na ordem jurídica trabalhista, a qual possui um conjunto principiológico que tem por finalidade garantir a proteção ao trabalhador, prezando pela continuidade da relação de trabalho e zelando pela manutenção de um patamar civilizatório mínimo, vedando práticas discriminatórias”, diz um trecho da decisão do  relator do processo, o desembargador Paulo Américo Maia Filho.

O desembargador cita que “nos termos do art. 1º, da Lei 9.029/95, é vedada a adoção de qualquer prática discriminatória na admissão ou manutenção da relação de emprego, e conforme Súmula 443 do TST, se presume discriminatória a dispensa sem justa causa dos portadores de doenças graves que suscitam estigma ou preconceito, como no caso do vírus HIV”.

G1

Comentários

As Mais Visitadas

Rainha Elizabeth II completa 65 anos como soberana no Reino Unido

A Rainha Elizabeth II completou, nesta segunda-feira, 65 anos como soberana do Reino Unido e de quinze outros estados independentes conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações, além de chefe da Commonwealth formada por 53 estados. Elizabeth II é a primeira monarca inglesa a alcançar o Jubileu de Safira. Sem festa, todos desejam vida longa à Rainha, e ao povo inglês os parabéns por mais 65 anos de estabilidade política e desenvolvimento econômico social, na Monarquia Constitucional Parlamentarista.

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupa Clariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni. Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora! Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia". Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbu

EM CLIMA DE CARNAVAL, FUNKEIRA CARIOCA RADICALIZA NA APARÊNCIA; VEJA COMO FICOU

Mudanças no visual de Valesca Popozuda são bastante comuns. Mas nenhuma delas foi tão radical quanto a última, realizada nesta terça-feira (02), no salão Pierre Louis, na Barra da Tijuca. Quem estava acostumado a ver cantora desfilando seu elegante bob hair por aí vai ter que se habituar com seus dreadlocks loiríssimos. Para assumuir o visual, a funkeira teve de passar nada menos do que 13 horas sentada na cadeira do salão. Em entrevista para o site Ego, ela revelou que as mudanças foram encorajadas por Viviane Siqueira, sua cabeleireira. “Queria fazer algo diferente para o carnaval, algo que eu nunca tivesse feito. Não sabia como funcionava, tive medo de ficar careca depois, mas a Vivi, minha cabeleireira, disse que o procedimento não iria detonar meu cabelo”, contou. Além do loiro, ela também apostou em algumas cores, como vermelho e roxo, para dar alegria ao look. E para não precisar fazer dreadlocks no cabelo todo, Viviane mesclou com algumas tranças de mechas finas. Como a n