Pular para o conteúdo principal

Vigilância ambiental constata baixo risco de infestação do Aedes Aegypti em Sapé/PB

A Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde de Sapé divulgou, na quarta feira dia (22), o resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que indica as áreas com maior risco para presença de focos e reprodução do mosquito no município. O resultado indica Sapé com médio risco para a reprodução do mosquito.  Isso se deve ao trabalho preventivo e de esclarecimento da população que a prefeitura municipal vem realizando, com insistência, numa ação recomendada pelo prefeito Roberto Feliciano.

De acordo com o LIRAa, o Índice de Infestação Predial (IIP) na cidade de Sapé é de 1,0%, ou seja, a cada 200 imóveis, apenas dois apresenta risco de reprodução do mosquito. A pesquisa aconteceu no período de 30 de janeiro a 02 de fevereiro deste ano e foi o primeiro de quatro levantamentos realizados anualmente. Além de apontar as áreas com maior incidência do Aedes aegypti, a pesquisa identifica quais os tipos de depósitos são predominantes como criadouros do mosquito.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental, Wellington Andrade, nas áreas com maior índice de infestação predomina os depósitos de armazenamento de água para consumo humano como, por exemplo, os depósitos de barro (fôrmas) acompanhado de tonéis, tambores, latas dentre outros como descartáveis.

“Por isso fazemos um alerta para que, neste período de Carnaval, em que as pessoas estão nas festas de rua, evitem jogar descartáveis em terrenos baldios, pois o vento e as chuvas levam esses materiais para as galerias pluviais, facilitando a proliferação do mosquito”, observou Wellington.

Intensificação de atividades – O resultado da pesquisa ajudará à Vigilância Ambiental a traçar um calendário de ações específicas para os próximos meses, intensificando as atividades preventivas pelos agentes de Combate as Endemias nos bairros com maior incidência. “Já começamos a planejar uma série de ações dentro das comunidades que apresentaram maior índice de infestação, através das Unidades de Saúde da Família e posteriormente nas escolas”, afirmou o Coordenador de Vigilância Ambiental.

Ele ressaltou que mesmo apresentando médio risco é preciso que as ações continuem intensas para que o índice permaneça controlado. “Para esse controle mais efetivo é necessário o apoio da população fazendo o descarte adequado de materiais e evitando o acúmulo de água parada”, alertou.

Além de intensificar as atividades nas áreas de maior incidência do Aedes aegypti, as equipes da Vigilância Ambiental de Sapé vem a cada quinze dias inspecionando prédios em construção, sucatas, borracharias e outros locais que tenham possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação tem o objetivo de controlar o mosquito vetor dessas doenças devido à grande circulação de pessoas na cidade durante o período pré-carnavalesco. As inspeções começaram no último dia 04 de janeiro em todo o município e já visitou mais de 19 mil imóveis em todo o município.

Informações

Comentários

As Mais Visitadas

O saudoso Confiança E C de Sapé/PB

História Confiança Esporte Clube, agremiação esportiva de Sapé, no estado da Paraíba, fundada a 22 de abril de 1953. Resultado da divisão do Atlético, uma equipe amadora de Sapé. O nome do clube foi uma homenagem ao Moinho Confiança se propriedade de Genival Torres, que doou todo material esportivo, sendo inclusive um dos fundadores. Década de 90 A década de 90, foi o auge do clube. O clube se profissionalizou em 1996. Em seu primeiro ano de competição, no campeonato Paraibano, terminou em terceiro lugar. A forte equipe contava com grandes jogadores; Lúcio, Warlei, Washington Lobo, Ramiro, Betinho, Willian, Eduardo Luiz, Cícero, Reinaldo e Forly. Em 1997, o Confiança consagrou-se campeão paraibano de futebol, sendo o primeiro - e até hoje, único - time do Brejo a conseguir a honraria. Declínio Após o título de 1997, o Confiança seria o representante paraibano na ...

PMDB manda recado a Temer

O desejo de Michel Temer de obter hoje pelo menos 54 votos pelo afastamento da presidente Dilma, o que asseguraria desde já que ela não teria apoio suficiente para voltar ao cargo após pelo menos 180 dias, ficou mais distante: o PMDB do Senado decidiu mandar um recado ao vice-presidente e, pelo pelo menos sete senadores podem não votar hoje o pedido de afastamento de Dilma, a começar pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.Em uma reunião na noite de ontem, senadores do partido decidiram optar pelo que chamam de "caminho da cautela", que seria não votar, mas na verdade é um forte recado a Michel Temer como reação à equipe ministerial que está sendo anunciada pelos assessores do provável futuro governo. Além de Renan, não devem votar os senadores Eduardo Braga, que não reassumiu seu mandato; a senadora Rose de Freitas, que está com problemas de saúde e, ainda Edison Lobão, que poderá se ...

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias