Pular para o conteúdo principal

Arqueólogos escavam cemitério indígena em Pocinhos, na Paraíba

Um sítio arqueológico na cidade de Pocinhos, no Agreste paraibano, teve escavações iniciadas por um grupo de pesquisadores. O local é conhecido como Lajedo do Cruzeiro e consiste em um cemitério dos índios Cariris. O objetivo do trabalho é coletar materiais ósseos para uma tese de doutorado que será apresentada na Universidade de Coimbra, em Portugal.

O trabalho é desenvolvido pelo Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba (Uepb) com o apoio da Sociedade Paraibana de Arqueologia e Museu de História Natural.

Outro resultado esperado após a escavação é compreender melhor como os índios Cariris viviam, se comportavam, seus hábitos alimentares e que tipos de doenças existiam naquela época.

Para um dos arqueólogos da expedição, o professor Juvandi Santos, explicou que o trabalho deve ir até segunda-feira, mas os primeiros resultados da escavação só devem ser conhecido nos meses seguintes. “Coletamos algumas coisas, os primeiros resultados devem sair em seis meses, pois levamos os materiais coletados para o laboratório” afirmou.

O professor destacou ainda que o trabalho desempenhado vai possibilitar um conhecimento mais profundo do povo paraibano. “Quando se faz um trabalho como esse nós estamos contando um pouco da história desse povo, dando a oportunidade de conhecer as nossas raízes” finalizou.

Judivan Santos revelou também que outros trabalhos de escavação devem ser realizados em outras cidades da Paraíba. Um dos locais escolhidos foi a cidade de Boqueirão, que também possui registros de povoados indígenas da tribo Cariri.

G1

Comentários

As Mais Visitadas

Mês de maio rende mais 1 milhão de acessos ao Revista Páginas

O mês de maio foi de bons números para o Revista Páginas , blog e Facebook tiveram mais de 1 milhão de acessos. Em seu noticiário o Revista Páginas mostrou neste mês de maio uma força impressionante. Com embrião no estado da Paraíba, atuando no cenário nacional, abordando temas atuais, mostrando sempre uma linguagem simples e eficaz. Sem grandes investimentos, o Revista Páginas se iguala a sites nacionais da chamada imprensa alternativa. Diariamente o Revista Páginas mostra as principais notícias do Brasil, com forte atuação no interior do estado da Paraíba. No conglomerado de mídia online do Revista Páginas são mostrados vídeos, matérias exclusivas, opinião e enquetes com a participação popular sem censura. Na opinião do seu idealizador e editor Aldoberg Silva, este resultado só é possível além da dedicação, com a colabo...

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Repercute nas redes sociais artigo de acadêmico sobre "cansaço" político da cidade de Serra da Raiz/PB

A cidade de Serra da Raiz, localizada no Agreste Paribano, esta semana foi surpreendida com um artigo no qual descreveu o seu "cansaço" político. Um artigo com um título, bem sugestivo "Serra da Raiz: Plantão do dia" chamou a atenção da população serrana e de boa parte da região. O artigo foi escrito pelo jovem acadêmico em História Júlio César Miguel, que reside na cidade.  Com uma linguagem nada comum, o artigo escrito por Júlio, mexeu com o lado emotivo dos políticos da cidade de Serra da Raiz. No artigo, Júlio, se diz cansado com as promessas, e os discursos repetitivos. Demostrando insatisfação com as mentiras, que segundo Júlio os políticos propagam na  cidade.  Após publicado, o artigo do jovem serrano, rendeu recorde de visualizações. O artigo repercutiu de forma positiva no Facebook. O jovem recebeu mensagens de apoio e incentivo dos internautas e amigos. O artigo foi motivo de elogios e críticas nos bastidores da política da região. O artigo foi tema de co...