Pular para o conteúdo principal

João Pessoa é a quarta capital onde mais se usa internet para automedicação, diz pesquisa

No ranking de capitais, Vitória e Salvador dividiram o segundo lugar, com 59%. Em terceiro, ficou Natal, com 55% dos entrevistados e em quarto João Pessoa, com 53%. Ao todo, foram entrevistadas 2.340 pessoas em 16 capitais.

A dor de cabeça é o sintoma mais procurador na internet, segundo o pesquisador e farmacêutico Ismael Rosa. "Se você digitar cefaleia [dor de cabeça], vai aparecer um monte de resultado. Mas a pessoa comum não tem capacidade técnica para interpretar aquela informação da melhor forma."

"O grande perigo é achar que o problema é gigantesco quando ele é simples ou achar que é insignificante quando o sintoma é grave. Em alguns casos, há até risco de morte."

Segundo a pesquisa, 40% das pessoas que se automedicam também buscam diagnósticos online. Entre os motivos alegados para a consulta informal está a precariedade do sistema público de saúde. Somando os resultados de todas as capitais, 41% dos entrevistados disseram que "os prontos-socorros estão superlotados".

Entre os entrevistados, 18% não consideram a avaliação médica importante para o diagnóstico dos sintomas. O preço elevado das consultas médicas foi apontado por 17% como empecilho para avaliação por profissionais. Outros 9% disseram que as "buscas pela internet são mais eficientes" e 7% disseram que os médicos, em geral, são "inacessíveis".

De acordo com Rosa, o questionário foi aplicado pessoalmente a 80% dos entrevistados. Os demais responderam pelo telefone. Segundo ele, as perguntas referiam-se à internet de modo genérico e não a plataformas específicas.

Riscos da automedicação

De acordo com o clínico geral Marcos Pontes, um dos maiores riscos da automedicação é a combinação simultânea de medicamentos, para a qual "as pessoas não dão muita importância". Segundo Pontes, a ingestão de qualquer tipo de remédio - até para dor de cabeça e queimação no estômago - deve passar por recomendação médica.

"Aquela dor de cabeça pode ser o sintoma inicial de AVC ou aneurisma cerebral."

Outro perigo apontado por ele é o risco de intoxicação, que pode sobrecarregar algum órgão ou sistema. "Tomar anti-inflamatório se você tiver uma lesão renal crônica pode ter levar a desenvolver uma insuficiência renal".

A resistência bacteriana também é resultado de automedicação e acompanhamento médico inadequado. "Tomar antibiótico sem receita, porque aqui no Brasil consegue-se isso, pode gerar resistência bacteriana para aquele tipo de infecção que se deseja combater e, a longo prazo, impulsionar a formação de superbactérias."

Sobre o instituto

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) é uma entidade de iniciativa privada, fundada em dezembro de 2008, com atuação em 16 cidades nas áreas de pesquisa e pós-graduação para profissionais do mercado farmacêutico.

Bem Estar

Comentários

As Mais Visitadas

Criança é baleada pela irmã em João Pessoa ao brincar com arma, diz PM

Na tarde desta segunda-feira (20), uma criança de dez anos foi atingida por um tiro de um revólver que a irmã dela manuseava em uma casa no bairro do Jardim Planalto, em João Pessoa, de acordo com a Polícia Militar. A bala atingiu o rosto da criança, ao lado do nariz, e saiu pela parte de trás da cabeça, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O menino foi encaminhado para o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena e, segundo o hospital, o quadro de saúde - até o fechamento desta matéria - é grave porém estável. As crianças, encontraram uma arma dentro de casa e começaram a manuseá-la, quando a irmã mais velha, de 14 anos, teria disparado um tiro que atingiu o rosto do irmão mais novo. Segundo o Samu, ao chegar no local a equipe encontrou a criança desacordada ao chão. De acordo com a Polícia Militar, a arma pertencia ao cunhado dos irm...

Jovem é executada dentro de casa em cidade da PB

Uma jovem de 22 anos foi assassinada a tiros dentro de sua residência, na zona rural de Bananeiras-PB, no final da tarde desta quarta-feira (04). Segundo informações, dois homens em uma moto chegaram invadindo a casa de Maria de Fátima Silva dos Santos, no sítio Cabloco, onde a executaram com três tiros no rosto. De acordo com o Tenente Andrey, a polícia já tem informações preliminares dos dois suspeitos. A princípio, a polícia trabalha na hipótese de que o crime teria sido motivado por causa da jovem ter denunciado o acusado. Da Redação Via: Bananeiras Oline

Até ele: Japonês da Federal é preso em Curitiba

O agente federal Newton Ishii, chamado de Japonês da Federal e que ficou conhecido em fotos de prisões da Operação Lava Jato, foi preso na terça-feira (7) em Curitiba. O mandado foi expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Ele está detido na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense. Até 9h57 a Polícia Federal não havia informado o motivo da prisão. Nome citado na Lava Jato O nome de Newton Ishii foi citado na gravação que levou à prisão o senador Delcídio Amaral, em Brasília. No áudio, o senador fazia tratativas com o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, buscando um plano de fuga para Cerveró, que estava preso na carceragem da PF em Curitiba. O agente é citado durante a conversa quando o grupo d...