Pular para o conteúdo principal

João Pessoa é a quarta capital onde mais se usa internet para automedicação, diz pesquisa

No ranking de capitais, Vitória e Salvador dividiram o segundo lugar, com 59%. Em terceiro, ficou Natal, com 55% dos entrevistados e em quarto João Pessoa, com 53%. Ao todo, foram entrevistadas 2.340 pessoas em 16 capitais.

A dor de cabeça é o sintoma mais procurador na internet, segundo o pesquisador e farmacêutico Ismael Rosa. "Se você digitar cefaleia [dor de cabeça], vai aparecer um monte de resultado. Mas a pessoa comum não tem capacidade técnica para interpretar aquela informação da melhor forma."

"O grande perigo é achar que o problema é gigantesco quando ele é simples ou achar que é insignificante quando o sintoma é grave. Em alguns casos, há até risco de morte."

Segundo a pesquisa, 40% das pessoas que se automedicam também buscam diagnósticos online. Entre os motivos alegados para a consulta informal está a precariedade do sistema público de saúde. Somando os resultados de todas as capitais, 41% dos entrevistados disseram que "os prontos-socorros estão superlotados".

Entre os entrevistados, 18% não consideram a avaliação médica importante para o diagnóstico dos sintomas. O preço elevado das consultas médicas foi apontado por 17% como empecilho para avaliação por profissionais. Outros 9% disseram que as "buscas pela internet são mais eficientes" e 7% disseram que os médicos, em geral, são "inacessíveis".

De acordo com Rosa, o questionário foi aplicado pessoalmente a 80% dos entrevistados. Os demais responderam pelo telefone. Segundo ele, as perguntas referiam-se à internet de modo genérico e não a plataformas específicas.

Riscos da automedicação

De acordo com o clínico geral Marcos Pontes, um dos maiores riscos da automedicação é a combinação simultânea de medicamentos, para a qual "as pessoas não dão muita importância". Segundo Pontes, a ingestão de qualquer tipo de remédio - até para dor de cabeça e queimação no estômago - deve passar por recomendação médica.

"Aquela dor de cabeça pode ser o sintoma inicial de AVC ou aneurisma cerebral."

Outro perigo apontado por ele é o risco de intoxicação, que pode sobrecarregar algum órgão ou sistema. "Tomar anti-inflamatório se você tiver uma lesão renal crônica pode ter levar a desenvolver uma insuficiência renal".

A resistência bacteriana também é resultado de automedicação e acompanhamento médico inadequado. "Tomar antibiótico sem receita, porque aqui no Brasil consegue-se isso, pode gerar resistência bacteriana para aquele tipo de infecção que se deseja combater e, a longo prazo, impulsionar a formação de superbactérias."

Sobre o instituto

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) é uma entidade de iniciativa privada, fundada em dezembro de 2008, com atuação em 16 cidades nas áreas de pesquisa e pós-graduação para profissionais do mercado farmacêutico.

Bem Estar

Comentários

As Mais Visitadas

Corpo de Marisa Letícia é velado em São Bernardo do Campo

O corpo da ex-primeira-dama Marisa Letícia chegou às 9h na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Marisa Letícia morreu ontem às 18h57 por complicações decorrentes de um AVC (acidente vascular cerebral) do tipo hemorrágico e depois de ficar dez dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio Libanês. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou um pouco antes do corpo da mulher, às 8h50. Lula chegou por um acesso pelos fundos e não falou com a imprensa. O velório será inicialmente fechado para a família e depois aberto para o público. Ele vai até as 15h. Em seguida, o corpo segue para cremação. As pessoas que vieram prestar prestar homenagens a Marisa Letícia formam fila do lado de fora do sindicato. Pela manhã, equipes da TV Globo foram expulsas da entrada do sindicato aos gritos de "go...

Site " Marí Notícias" está entre os 100 mais acessados da Paraíba

O site Marí Notícias está entre os 100 sites mais acessados da Paraíba. A Informação saiu ontem(10) no site Ranking de Sites que lista os sites mais acessados da Paraíba. O Marí Notícias está ocupando 80ª posição e é o único portal de notícias da cidade de Marí que está na lista. Em conversa com o blog Revista Páginas , o diretor executivo do site Marí  Notícias, Wagner Ribeiro, falou da satisfação do avanço do Marí Notícias e explicou que o objetivo agora é se manter entre os principais veículos de mídia online da Paraíba. Ribeiro agradeceu aos leitores e disse "Nós da equipe do Marí Notícias agradecemos a vocês, nossos leitores, por nos fazerem estar entre os cem mais acessados do estado. É uma honra e todo o mérito é de vocês". Explicou  o diretor executivo do Marí Not...

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia par...