Pular para o conteúdo principal

Pioneira: Isabelle é a primeira transexual a obter autorização para jogar vôlei por equipe feminina no Brasil

A curitibana Isabelle Neris, de 25 anos, é a primeira transexual no Brasil a conseguir autorização para jogar por times femininos de vôlei. Na última quinta-feira, a atleta foi liberada para competir em torneios ligados à Federação Paranaense de Vôlei (FPV).

Neste domingo, com a camisa das "Voleiras", ela estreia em um torneio amador de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O primeiro jogo oficial de Isabelle será na Taça Curitiba, torneio que será disputado entre 20 e 24 de março.

- Estou bem animada, a Taça é um evento de grande porte. A ansiedade bate por saber que é o meu primeiro jogo oficial realizado pela federação - conta a atleta.
Isabelle conseguiu a liberação da FPV na última quinta-feira, quando apresentou a identidade social e o documento de mudança de nome civil. Ela também mostrou exames hormonais que comprovam que o nível de testosterona dela é igual ao de outras atletas da modalidade.

A jogadora entrou para a equipe em maio de 2016 e já havia participado de dois torneios amadores, além de um de categoria mista. Em todas as competições, Isabelle teve que apresentar o mesmo tipo de exame físico. Nas quadras, a inspiração veio da jogadora Tiffany Abreu, que é brasileira e conseguiu permissão da Federação Internacional de Vôlei para atuar entre as mulheres na Itália.

- (A história de Tiffany) Foi o estopim para que eu não desistisse desse sonho. Nós devemos correr atrás do que queremos, somos a geração da mudança. As pessoas vão querer nos barrar, mas não devemos desistir se aquilo é o nosso sonho - disse a atleta.
O time de Isabelle joga neste domingo, às 12h, no Ginásio Cobra. O torneio é organizado pelo Galatasaray Voleibol. No campeonato, os jogadores prometem usar um uniforme com a hashtag “#SomosTodosIsabelle”. A ação é em resposta ao preconceito sofrido por ela em um dos jogos que participou.

Trâmites legais

Para receber liberação para os campeonatos federais, a diretoria administrativa das “Voleiras” entrou em contato com a federação, depois de a atleta demonstrar interesse em competir de forma oficial. A FPV, então, buscou precedentes no caso, para definir o futuro da atleta.

De acordo com o superintendente da federação, Jandrey Vicentin, não há nenhuma regulamentação oficial para casos como o de Isabelle. Vicentin diz que o episódio é o primeiro do país e já pediu à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) um estudo científico para inclusão de pessoas trans. A ideia da FPV é garantir ainda mais os direitos esportivos dos cidadãos.

- É um fato novo. No documento dela consta sexo feminino e nós quisemos garantir os direitos civis dela - explicou o dirigente da federação.

GE

Comentários

As Mais Visitadas

O saudoso Confiança E C de Sapé/PB

História Confiança Esporte Clube, agremiação esportiva de Sapé, no estado da Paraíba, fundada a 22 de abril de 1953. Resultado da divisão do Atlético, uma equipe amadora de Sapé. O nome do clube foi uma homenagem ao Moinho Confiança se propriedade de Genival Torres, que doou todo material esportivo, sendo inclusive um dos fundadores. Década de 90 A década de 90, foi o auge do clube. O clube se profissionalizou em 1996. Em seu primeiro ano de competição, no campeonato Paraibano, terminou em terceiro lugar. A forte equipe contava com grandes jogadores; Lúcio, Warlei, Washington Lobo, Ramiro, Betinho, Willian, Eduardo Luiz, Cícero, Reinaldo e Forly. Em 1997, o Confiança consagrou-se campeão paraibano de futebol, sendo o primeiro - e até hoje, único - time do Brejo a conseguir a honraria. Declínio Após o título de 1997, o Confiança seria o representante paraibano na ...

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Lula foi contra demissão da médica que vazou diagnóstico de Marisa

Lula não foi a favor da demissão da médica acusada de vazar uma leitura do diagnóstico de Marisa Letícia. Segundo interlocutores do presidente, ele defendeu que ela passasse por um curso de ética profissional, permanecendo no emprego. As Informações são da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.