Pular para o conteúdo principal

Aos 93 anos, operário aposentado conclui curso de direito na Paraíba

Aos 93 anos aposentado Djalma Araújo concluiu neste mês de abril, de forma honorária, o curso de direito no campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, no Brejo paraibano. Ele apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no dia 10 e vai receber uma homenagem na colação de grau da turma, que acontece no dia 31 de maio. A UEPB também vai conceder a ele o título de aluno honorário da instituição.
A história de Djalma é mesmo longa. Ele nasceu em Campina Grande no dia 14 de fevereiro de 1924. Depois de se alfabetizar, ele deixou a Paraíba aos 23 anos e foi morar no Rio de Janeiro, onde trabalhou durante 38 anos como operário em uma fábrica de elevadores. Em 1993, ele voltou a Paraíba e decidiu ir morar na cidade de Guarabira, no Brejo paraibano, onde mora a família da esposa dele, com quem é casado há 32 anos. Djalma tem seis filhos.

Já aposentado ele concluiu o ensino fundamental e depois o ensino médio. Aos 88 anos, decidiu entrar no curso de direito na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), quando procurou a coordenação do campus e começou a frequentar as aulas como aluno especial. Ele começou o curso em 2012.

“Eu decidi sozinho tentar. Não foi ninguém da família que estimulou. Então fui me informar na coordenação do curso. O professor Agassiz Almeida me recebeu e ficou muito feliz. Apesar da idade, todos me tratavam normalmente e têm um grande carinho por mim. Lá na universidade todo mundo sempre ajuda um ao outro”, disse o aluno especial.
"Estudar é uma função muito delicada. Tem que respeitar os colegas e os professores" , diz o estudante.

Com o título “Políticas Públicas e o Direito do Idoso”, o trabalho de conclusão de curso apresentado por Djalma foi voltado para mostrar a experiência adquirida no decorrer do tempo em que ele conviveu no curso e ressaltando como se configurou a relação de um idoso com pessoas de outras gerações.
A mesa para apresentação do TCC foi formada pelos professores Agassiz Almeida, Mário Vinícius e Juliana Linhares, sua orientadora.

“Foi um excelente aluno, dedicado, atencioso e responsável, tendo sido, dentre os meus orientandos, o primeiro a entregar o TCC”, relatou a orientadora.

Aluno Especial
O chefe-adjunto do departamento de direito do Campus III da UEPB, Agassiz Almeida, explica que o aluno especial não chegou a ingressar no curso por meio do processo seletivo regular. “Djalma se dirigiu à instituição com o objetivo de assistir algumas aulas, como ouvinte apenas, mas o surpreendente é que ele levou muito a sério este compromisso.

Assistia aulas diariamente e, às vezes, passava o dia todo no campus. Mostrou-se um exemplo de dedicação: não faltava, participava das aulas e fazia todas as atividades propostas pelos professores”, explica.

Para a orientadora de Djalma, a professora Juliana Linhares, a conclusão do curso por parte do idoso é motivo de muita satisfação. “Quando a emoção não cabe dentro do peito e não se encontra a palavra certa para agradecer. Assim me senti ao presenciar Djalma Araújo defender seu TCC. Momento esse que guardarei para sempre e contarei, com muito orgulho, para meus filhos e netos”, diz a professora.

Djalma vai receber o título de aluno honorário da UEPB durante a cerimônia de colação de grau das turmas concluintes, no dia 31 de maio. O idoso também vai ser homenageado pela turma concluinte de direito, com quem ele participou das aulas nos últimos cinco anos.

Próximo passo
A aposentado está empolgado com os estudos e disse que a próxima meta é ingressar no curso de medicina, porém ele não sabe se irá fazer algum processo seletivo este ano, pois está preocupado com a saúde. “Estou um pouco doente esses dias, com suspeita de zyka, e nessa idade a gente fica muito debilitado. Mas eu quero sim pode ingressas no curso de medicina”, disse o aluno.

G1

Comentários

As Mais Visitadas

Lendária foto dos idos de 1900 mostra como era Sapé/PB

Página Sapé de Outrora publica foto lendária no Facebook, ainda em fase de análise sobre a veracidade das informações, a foto que segundo informações seria da Feira semanal do povoamento de Sapé, chama muito a atenção da população sapeense pelo registro histórico do município.  A lendária foto que estima-se ser do ano de 1900 é algo fenomenal, para historiadores e admiradores. A foto com fonte  Parahyba do Norte. Foto IFOCS. Percebe - se os detalhes, como a antiga fonte d'água. Se confirmando é algo do início do século passado. Contribuição  Saulo Araújo. Da Redação Revista Páginas ( Foto: Sapé de Outrora)

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Herdeiro do Grupo São Braz que matou agente da lei seca é preso na Paraíba

O juiz Marcos Willian decretou nesta segunda-feira, 24, a prisão de Rodolpho Carlos da Silva, filho do empresário Ricardo Carlos do Grupo São Braz, que atropelou e matou o agente da lei seca, Diogo Nascimento, no dia 22 de janeiro. Na Central de Polícia Rodolpho aguarda a audiência de custodia que deve acontecer nesta terça-feira. Informações do jornalista Marcos Wéric .