Pular para o conteúdo principal

Lula: “O mundo precisa de paz, não de governantes arrogantes”

Em entrevista à rádio O Povo/CBN na manhã desta sexta-feira (7), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o ataque dos Estados Unidos à Síria. O presidente Donald Trump ordenou que mísseis fossem lançados em direção ao país árabe na noite de ontem. Segundo o mandatário estadounidense, a ação foi uma retaliação ao ataque com armas químicas que atingiu civis sírios nesta semana. Os Estados Unidos acreditam que o governo de Bashar Al-Assad foi responsável pela liberação desse dispositivos.

Para Lula, o correto teria sido convocar a ONU e debater a questão com a comunidade internacional. O ex-presidente clamou por “equilíbrio” e aconselhou Trump a medir a consequência de suas palavras. Leia a fala de Lula:

"É preciso que a gente apure se a Síria usou armas químicas mesmo. A guerra do Iraque aconteceu porque os americanos afirmaram que o Saddam Hussein tinha armas químicas. Invadiram o Iraque, mataram o Saddam Hussein e até hoje não encontraram armas químicas. Não sei a que pretexto os americanos bombardearam a Síria. Parece que esse presidente é meio confuso. É preciso que um presidente de um país como os Estados Unidos tenha equilíbrio. Quando você for abrir a boca, precisa pensar nos resultados das suas palavras. O mundo está precisando de paz.

O mundo está numa crise econômica desde 2008 que até hoje não se conseguiu resolver. O desemprego ainda é grande no mundo inteiro. O comércio no mundo inteiro diminuiu. Era preciso que os dirigentes políticos tivessem tranquilidade para reordenar a economia, fazê-la crescer, fazer com que houvesse investimentos para fazer os países mais pobres a crescer. Já foram investidos mais de US$ 14 trilhões para tentar resolver a crise financeira de 2008 e até hoje ela não foi resolvida. Imagine se uma parte desse dinheiro tivesse sido investido para ajudar o desenvolvimento de países pobres na África, na América Latina, na Ásia.

Acho que foi irresponsabilidade do governo americano bombardear a Síria. O mundo não está precisando de bombardeio; o mundo está precisando de paz. O mundo está precisando de dirigentes que conversem, que dialoguem. Se tem um problema, convoque uma reunião extraordinária na ONU e faça com que o Conselho de Segurança decida o que vai acontecer. Sou contra qualquer ataque. Violência gera violência. O mundo não está precisando de governantes arrogantes.

O mundo precisa de governos que pensem no futuro da juventude, que pensem em um mundo melhor, sem guerras, em desenvolvimento, com mais educação, ambientalmente mais qualificado. Fico chateado ao ver que o presidente Trump mandou fazer um ataque. Acho que a paz vale alguns trilhões e a guerra não vale um tostão."

Informações do site oficial do ex-presidente Lula

Comentários

As Mais Visitadas

O saudoso Confiança E C de Sapé/PB

História Confiança Esporte Clube, agremiação esportiva de Sapé, no estado da Paraíba, fundada a 22 de abril de 1953. Resultado da divisão do Atlético, uma equipe amadora de Sapé. O nome do clube foi uma homenagem ao Moinho Confiança se propriedade de Genival Torres, que doou todo material esportivo, sendo inclusive um dos fundadores. Década de 90 A década de 90, foi o auge do clube. O clube se profissionalizou em 1996. Em seu primeiro ano de competição, no campeonato Paraibano, terminou em terceiro lugar. A forte equipe contava com grandes jogadores; Lúcio, Warlei, Washington Lobo, Ramiro, Betinho, Willian, Eduardo Luiz, Cícero, Reinaldo e Forly. Em 1997, o Confiança consagrou-se campeão paraibano de futebol, sendo o primeiro - e até hoje, único - time do Brejo a conseguir a honraria. Declínio Após o título de 1997, o Confiança seria o representante paraibano na ...

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Lula foi contra demissão da médica que vazou diagnóstico de Marisa

Lula não foi a favor da demissão da médica acusada de vazar uma leitura do diagnóstico de Marisa Letícia. Segundo interlocutores do presidente, ele defendeu que ela passasse por um curso de ética profissional, permanecendo no emprego. As Informações são da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.