Pular para o conteúdo principal

Moro admite que depoimento de Léo Pinheiro pode ser falso

O juiz Sérgio Moro, responsável por processo que tem como acusados o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empresário Léo Pinheiro, ex-sócio do construtora OAS, afirmou que o depoimento deste último à Justiça concedido na semana passada pode ter sido sido feito em meio a uma negociação do réu com o Ministério Público Federal para a obtenção de um acordo de delação premiada, e que pode conter inverdades, mas que o depoente tem direito de dizê-las.

A afirmação foi proferida pelo juiz quando o advogado de Lula indagou, antes que tivesse início o depoimento de Pinheiro na semana passada, a respeito da condição jurídica em que o réu se encontrava na oitivia que estava para começar. 

O defensor Cristiano Zanin Martins afirmou que a situação indefinida de Pinheiro era prejudicial à defesa de Lula. "Hoje, o interrogando tem direito de ficar calado e até mentir [pois é co-réu], mas se ele é delator, a situação se altera", disse Martins. lembrando que um colaborador da Justíça presta um depoimento atrelado à sua delação, que por sua vez é concedida dentro de uma estratégia acusatória montada pelo Ministério Público Federal. "Se há versões sendo negociadas, a Defesa tem que saber", ponderou o advogado.

Moro concordou com o defensor a respeito da possibilidade de ser mentira o que viria a contar Léo Pinheiro, entendendo que, como co-réu, ele teria direito a dar suas versões dos fatos, "quer sejam verdadeiras, quer não sejam verdadeiras". O juiz disse ainda que o fato de existir acordo em andamento sem que se saiba se isso vai ser efetivado não seria suficiente para suspender o andamento do processo.

O advogado Cristiano Zanin Martins solicitou à Procuradoria Geral da República uma investigação sobre o depoimento de Leo Pinheiro a Sergio Moro. Isso porque a imprensa publicou, dias antes da audiência em Curitiba, que Pinheiro "negociou" com os procuradores da Lava Jato os detalhes de tudo que deveria ser dito contra Lula.

Segundo reportagem da Folha, Pinheiro daria diante de Moro um aperitivo de tudo que poderia dizer contra Lula à Lava Jato. Fazendo isso antes de fechar a delação, a força-tarefa ainda espera desmontar as críticas de que o acordo só sairia com informações preciosas contra o ex-presidente. No mesmo dia da audiência Pinheiro, o jornal Valor Econômico também antecipou, com base em fontes ligadas ao processo, o que ele iria dizer: que Lula era o dono do triplex no Guarujá.

Veja a informação no site do ex-presidente Lula (Aqui)

Comentários

As Mais Visitadas

Jornalista compara prefeito de Campina Grande/PB com Odorico Paraguassu, personagem de O Bem Amado

" Baixa um Odorico em Romero e prefeito faz de Campina uma sucupira ao ampliar feriadão para cinco dias " Revista Páginas - Este foi o título do artigo escrito pelo jornalista Dércio Alcântara, publicado hoje (10) em seu Blog. No seu escrito Dércio compara o prefeito de Campina Grande, PB, Romero Rodrigues (PSDB) ao folclórico prefeito Odorico Paraguassu da novela O Bem Amado. A inspiração do jornalista paraibano em descrever a comparação entre Odorico e Romero, foi logo após o prefeito de Campina Grande decretar ponto facultativo em plena quarta-feira de uma Semana Santa, ampliando assim para cinco dias o feriadão. O super feriadão em Campina Grande conhecide com a chegada das águas da Transposição ao açude de Boqueirão, um dos motivos que levou o chefe do executivo a decretar ponto facultativo na quarta. Na visão do jornalista, o super feriadão fará com que Campina Grande deixe de arrecadar. O jornalista explica que a antecipação do feriado, levará a debandada em massa ...

FOTOS: Cartunista Márcio Baraldi homenagea Lula com charge

Revista Páginas -   O cartunista Márcio Baraldi homenageou o ex-presidente Lula com suas charge. Ontem (2) Baraldi fez questão de entregar a homenagem pessoalmente ao ex-presidente. O cartunista posou para fotos ao lado de Lula, apresentando as charges. Numa das caricaturas Lula veste uma camisa do Corinthians, clube de seu coração.  Fotos: Claudio Kbene

Homem invade loja de eletrodomésticos na PB e furta celulares falsos em balcão

Ocorreu um fato inusitado em uma loja de eletrodomésticos do Centro de João Pessoa foi registrado pela Polícia Militar na noite da terça-feira (25). De acordo com a PM, um homem invadiu o estabelecimento e fugiu levando vários celulares que estavam no balcão da loja, mas os aparelhos eram apenas imitações de plástico que servem para exposição. O caso foi registrado por volta das 22h30, em uma loja que fica próximo ao Parque Solón de Lucena. Segundo a PM, vizinhos acionaram a polícia informando que uma pessoa estava dentro do estabelecimento. Os policiais foram até o local e aguardaram a chegada do gerente para abrir a loja. “Depois que entramos, vimos que houve um dano no telhado, no primeiro pavimento, por onde entrou uma pessoa, pelo que vimos nas imagens do equipamento de segurança. O assaltante tinha como foco pegar celulares, mas o gerente informou que todos os itens que ele levou eram imita...