Pular para o conteúdo principal

Moro admite que depoimento de Léo Pinheiro pode ser falso

O juiz Sérgio Moro, responsável por processo que tem como acusados o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empresário Léo Pinheiro, ex-sócio do construtora OAS, afirmou que o depoimento deste último à Justiça concedido na semana passada pode ter sido sido feito em meio a uma negociação do réu com o Ministério Público Federal para a obtenção de um acordo de delação premiada, e que pode conter inverdades, mas que o depoente tem direito de dizê-las.

A afirmação foi proferida pelo juiz quando o advogado de Lula indagou, antes que tivesse início o depoimento de Pinheiro na semana passada, a respeito da condição jurídica em que o réu se encontrava na oitivia que estava para começar. 

O defensor Cristiano Zanin Martins afirmou que a situação indefinida de Pinheiro era prejudicial à defesa de Lula. "Hoje, o interrogando tem direito de ficar calado e até mentir [pois é co-réu], mas se ele é delator, a situação se altera", disse Martins. lembrando que um colaborador da Justíça presta um depoimento atrelado à sua delação, que por sua vez é concedida dentro de uma estratégia acusatória montada pelo Ministério Público Federal. "Se há versões sendo negociadas, a Defesa tem que saber", ponderou o advogado.

Moro concordou com o defensor a respeito da possibilidade de ser mentira o que viria a contar Léo Pinheiro, entendendo que, como co-réu, ele teria direito a dar suas versões dos fatos, "quer sejam verdadeiras, quer não sejam verdadeiras". O juiz disse ainda que o fato de existir acordo em andamento sem que se saiba se isso vai ser efetivado não seria suficiente para suspender o andamento do processo.

O advogado Cristiano Zanin Martins solicitou à Procuradoria Geral da República uma investigação sobre o depoimento de Leo Pinheiro a Sergio Moro. Isso porque a imprensa publicou, dias antes da audiência em Curitiba, que Pinheiro "negociou" com os procuradores da Lava Jato os detalhes de tudo que deveria ser dito contra Lula.

Segundo reportagem da Folha, Pinheiro daria diante de Moro um aperitivo de tudo que poderia dizer contra Lula à Lava Jato. Fazendo isso antes de fechar a delação, a força-tarefa ainda espera desmontar as críticas de que o acordo só sairia com informações preciosas contra o ex-presidente. No mesmo dia da audiência Pinheiro, o jornal Valor Econômico também antecipou, com base em fontes ligadas ao processo, o que ele iria dizer: que Lula era o dono do triplex no Guarujá.

Veja a informação no site do ex-presidente Lula (Aqui)

Comentários

As Mais Visitadas

Deputado André Amaral (PMDB/PB) é escrachado nas redes sociais logo após tentar justificar voto favorável a Reforma Trabalhista

Revista Páginas - O Deputado Federal, André Amaral (PMDB) da Paraíba, foi escrachado nas redes sociais, após gravar um vídeo justificando seu voto favorável à Reforma Trabalhista do governo Temer. Com acesso imediato ao vídeo na noite de ontem (27) o Revista Páginas divulgou em sua página no Facebook. Para logo em seguida o vídeo do parlamentar receber uma avalanche de comentários dos internautas. Em suas participações os internautas não  pouparam críticas e escrachos ao parlamentar paraibano. No seu discurso o parlamentar tentou a todo momento se justificar, falando da importância da realização da Reforma imposta pelo governo. Mas ao final do seu discurso eloquente o parlamentar deu uma derrapada, atacou os trabalhadores contrários à Reforma e os sindicatos, dizendo aos rizos: "A mamata acabou". O vídeo já conta com mais 600 comentários críticos ao ...

Candidatura em 2018 fica quase impossível para o ex-prefeito de Mari/PB

Revista Páginas - Virtual pré-candidato em 2018 ex-prefeito de Mari, na Paraíba, Marcos Martins (PSB), derrotado nas eleições municipais de 2016 nunca descartou a possibilidade de se candidatar um dia a Deputado Estadual representando a região da Zona da Mata. Porém para 2018 o ex-prefeito esbarra nas sua inevitável aproximação do paraibano líder do Governo impopular de Michel Temer, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP). Esse detalhe fará com que o ex-gestor da pequena cidade de Mari pense duas vezes antes na possibilidade de concorrer a uma vaga na AL. Sentindo-se na obrigação de apoiar a reeleição do líder do Governo Temer, Marcos Martins, terá a difícil missão de convencer seus aliados e os eleitores a votar no deputado que encabeça a lista de rejeitados na Paraíba por apoiar maciçamente e votar favorável as reformas do presidente Temer. Nos bastidores de se...

Super Sam: a crítica social em Chapolin Colorado, em 1973

Além de satirizar os heróis norte-americanos, Chapolin trazia uma grande crítica social da América Latina. Afinal, ele era um herói “sem dinheiro, sem recursos, sem inventos sensacionais, fraco e tonto”, nas palavras do seu próprio criador. Mas por outro lado, mesmo sendo um grande covarde, o Chapolin também é valente por ser capaz de superar seu medo para ajudar a quem precisa. No seriado, a hegemonia dos países industrializados no mundo subdesenvolvido é simbolizada por meio de Super Sam, interpretado por Ramón Valdéz. O personagem é o paradigma do poderio norte-americano: uniforme semelhante ao do Superman, com direito ao famoso símbolo no peito do traje azul, e cartola com as cores da bandeira estadunidense. Como nunca fora chamado para ajudar alguém, suas aparições na série eram fruto da intromissão nas ações do Chapolin. Enquanto o heró...