Pular para o conteúdo principal

Durante tumulto na Federação de Futebol da Paraíba, imagem de Nossa Senhora Aparecida é chamada de “neguinha macumbeira”


“Aqui a gente só adora a Deus”, diz mulher ao “arrancar” santa da mesa

A manobra do vice-presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Nosman Barreiro, para chegar ao poder, ocorrida nesta quinta-feira (1º), revelou também uma boa dosagem de preconceito racial e intolerância religiosa. Ele chegou ao prédio acompanhado de aliados e de um chaveiro pronto para tomar posse no cargo de presidente, aproveitando que o titular, Amadeu Rodrigues, se encontra em viagem à Europa. Antes de dar entrevistas como mandatário e já falando em nomear novos auxiliares, Nosman viu uma das suas aliadas retirar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida da mesa, chamando-a de “neguinha macumbeira” e falando que “aqui a gente só adora a Deus”.

O flagrante foi feito pela TV Cabo Branco e divulgado pelo Globo Esporte. Nosman lançou mão de um chaveiro para abrir as portas da Federação porque os advogados ligados a Rodrigues não permitiram que as chaves fossem entregues ao vice, que tenta na Justiça retirar o mandatário do poder. Dentro da Federação Paraibana de Futebol, ele atendeu telefonemas e se preparava para fazer um pronunciamento como titular do cargo. Foi quando, falando em permitir apenas a adoração a “Deus”, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que descansava sobre a mesa, foi arrancada por uma das manifestantes que acompanhavam Nosman na “ocupação” da sede da Federação de Futebol.

Padroeira

Enquanto estava sentado na mesa, Nosman viu a aliada retirar a imagem da Padroeira do Brasil da mesa e ainda esboça movimento para impedir. A imagem pertence a Amadeu Rodrigues, que é devoto da santa. Os dois brigam na Justiça pelo comando da federação. Rodrigues é acusado de não dar transparência às contas da entidade, além de outras irregularidades. Ele nega todas. Da França, por telefone, ele criticou o que chamou de tentativa de golpe. Nosman diz que, com a ausência do presidente, ele deveria ser empossado. O titular do cargo, no entanto, entregou procuração determinando que, na sua ausência, o diretor jurídico da entidade, Marcos Souto Maior Filho, responderia pela função.

Em meio à contenda, a aliada de de Nosman demonstrou maior preocupação com a imagem cultuada pelos católicos. “Vamos tirar ela daqui. Porque… ela aqui, não. Não, deixa ela aqui atrás. A gente só adora uma coisa: Deus. Deixa ela aqui – alardeava a mulher, em tom agressivo, enquanto levava a santa para um dos sofás do recinto. Logo depois ela completou: “Tá repreendido. Botaram a neguinha macumbeira pra cá”, finalizou.

Depois de todo este imbróglio, o caso acabou na polícia. Tanto Souto Maior quanto Nosman chamaram a Polícia Militar para pedir a retirada do grupo opositor. A PM, ao chegar, foi apresentada ao estatuto da entidade e à procuração apresentada pelo diretor jurídico. Sem consenso, todo mundo foi “levado” para o Ministério Público. A Confederação Brasileira de Futebol comunicou que, para a entidade, não houve mudança e Amadeu Rodrigues continua sendo o presidente da Federação Paraibana de Futebol. A assessoria jurídica de Nosman, no entanto, continua tratando ele como presidente.

Com informações do globoesporte.com

Comentários

As Mais Visitadas

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupa Clariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni. Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora! Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia". Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbu

EM CLIMA DE CARNAVAL, FUNKEIRA CARIOCA RADICALIZA NA APARÊNCIA; VEJA COMO FICOU

Mudanças no visual de Valesca Popozuda são bastante comuns. Mas nenhuma delas foi tão radical quanto a última, realizada nesta terça-feira (02), no salão Pierre Louis, na Barra da Tijuca. Quem estava acostumado a ver cantora desfilando seu elegante bob hair por aí vai ter que se habituar com seus dreadlocks loiríssimos. Para assumuir o visual, a funkeira teve de passar nada menos do que 13 horas sentada na cadeira do salão. Em entrevista para o site Ego, ela revelou que as mudanças foram encorajadas por Viviane Siqueira, sua cabeleireira. “Queria fazer algo diferente para o carnaval, algo que eu nunca tivesse feito. Não sabia como funcionava, tive medo de ficar careca depois, mas a Vivi, minha cabeleireira, disse que o procedimento não iria detonar meu cabelo”, contou. Além do loiro, ela também apostou em algumas cores, como vermelho e roxo, para dar alegria ao look. E para não precisar fazer dreadlocks no cabelo todo, Viviane mesclou com algumas tranças de mechas finas. Como a n

O saudoso Confiança E C de Sapé/PB

História Confiança Esporte Clube, agremiação esportiva de Sapé, no estado da Paraíba, fundada a 22 de abril de 1953. Resultado da divisão do Atlético, uma equipe amadora de Sapé. O nome do clube foi uma homenagem ao Moinho Confiança se propriedade de Genival Torres, que doou todo material esportivo, sendo inclusive um dos fundadores. Década de 90 A década de 90, foi o auge do clube. O clube se profissionalizou em 1996. Em seu primeiro ano de competição, no campeonato Paraibano, terminou em terceiro lugar. A forte equipe contava com grandes jogadores; Lúcio, Warlei, Washington Lobo, Ramiro, Betinho, Willian, Eduardo Luiz, Cícero, Reinaldo e Forly. Em 1997, o Confiança consagrou-se campeão paraibano de futebol, sendo o primeiro - e até hoje, único - time do Brejo a conseguir a honraria. Declínio Após o título de 1997, o Confiança seria o representante paraibano na Copa do Brasil de 1998, mas abdicou da vaga, reapassando-a ao Botafogo/PB. Com uma campanha fraca no campeonato Paraib