Pular para o conteúdo principal

Não relaxe com a saúde bucal do seu filho: O prejuízo pode ser grande - Por Diogo Paiva

Saúde


Caríssimos leitores, pouco tempo atrás uma pessoa conversava comigo e dizia que seu sobrinho estava com muita dor de dente. Ressalto que a criança tem apenas cinco anos. Agora, imagine uma criança dessa idade com uma dor de dente insuportável, gerada por falta, insuficiência ou manejo inadequado nos cuidados com a higiene bucal da criança. Manejo inadequado? Sim, muitas pessoas escovam os dentes de seus filhos, quando não são as próprias crianças que o fazem, porém, limpam os dentes de forma errada, e mesmo que façam a escovação várias vezes no dia, podem culminar com o aparecimento de cáries, que se não forem tratadas, podem evoluir e gerar a dor de dente.

Com esse texto quero deixar explicitas algumas sugestões para o cuidado com os pequenos:

Primeira, não basta apenas escovar os dentes após cada refeição, mas fazê-la de forma adequada. O dentista é a pessoa habilitada para prestar essas informações sobre cuidados com higine oral. O profissional está disponível na unidade de saúde do seu bairro.

Segunda, não é porque os dentes da criança são "de leite" que os cuidados devem ser minimizados. Apesar de que irão cair brevemente, eles tem sua importância tanto na mastigação da criança, quanto na manutenção do espaço para o seu sucessor permanente.

Terceira, não deixe para levar seu filho ao dentista apenas quando tiver algo a ser tratado, lembre-se que a prevenção é o melhor remédio, além disso, quando a criança estiver sentindo dor, irá se comportar de forma a não colaborar com o atendimento e isso poderá gerar traumas que podem se perpetuar durante toda a vida do indivíduo.

Quarta, a saúde começa pela boca. Uma boca saudável, além de aumentar a autoestima, evita o aparecimento de algumas doenças. Mantenha seu sorriso e ria para a vida, porque já diz o ditado popular: "rir é o melhor remédio".

Para complementar as informações e fixar melhor, caso surjam dúvidas, acesse os outros artigos que já foram publicados no blog e informe-se...

Outros artigos: (leia aqui) - (leia mais)

Boa leitura e lembre-se sempre: dentista não cuida apenas de dente, cuida de gente.

Diogo Paiva
Especialista em saúde bucal

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupa Clariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni. Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora! Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia". Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbu...

Blog destaca prestígio de vice-prefeita, desconforto de grupo governista e aparição de ex-prefeito durante evento em Mari/PB

Revista Páginas - O blog local Folhas do Araçá, mais uma vez narra os acontecimentos políticos do pequeno município de Mari, na Zona da Mata da Paraíba. Em sua recente publicação, o conceituado blog, fatiou e mostrou os bastidores. Prestígio da vice-prefeita Karina Melo No último sábado dia 5 de agosto, a vice-prefeita Karina Melo e seu esposo o ex-vereador Sérgio Melo foram recepcionados na residência do vereador Léo Teixeira (PSB). No entanto a vice-prefeita e o esposo participaram da tradicional festa da Rua Severino Cláudio - sendo ela (vice) uma das principais apoiadoras. Por lá! Segundo o Folhas do Araçá , Karina teria destribuido muito carisma e simpatia. Ainda no análise do referido blog, o mesmo "carisma" e a mesma "simpatia" utilizados pela vice na campanha vitoriosa da chapa do prefeito Antônio Gomes (PSD). Desconforto governista Como o evento é tradicionalmen...