Pular para o conteúdo principal

Não relaxe com a saúde bucal do seu filho: O prejuízo pode ser grande - Por Diogo Paiva

Saúde


Caríssimos leitores, pouco tempo atrás uma pessoa conversava comigo e dizia que seu sobrinho estava com muita dor de dente. Ressalto que a criança tem apenas cinco anos. Agora, imagine uma criança dessa idade com uma dor de dente insuportável, gerada por falta, insuficiência ou manejo inadequado nos cuidados com a higiene bucal da criança. Manejo inadequado? Sim, muitas pessoas escovam os dentes de seus filhos, quando não são as próprias crianças que o fazem, porém, limpam os dentes de forma errada, e mesmo que façam a escovação várias vezes no dia, podem culminar com o aparecimento de cáries, que se não forem tratadas, podem evoluir e gerar a dor de dente.

Com esse texto quero deixar explicitas algumas sugestões para o cuidado com os pequenos:

Primeira, não basta apenas escovar os dentes após cada refeição, mas fazê-la de forma adequada. O dentista é a pessoa habilitada para prestar essas informações sobre cuidados com higine oral. O profissional está disponível na unidade de saúde do seu bairro.

Segunda, não é porque os dentes da criança são "de leite" que os cuidados devem ser minimizados. Apesar de que irão cair brevemente, eles tem sua importância tanto na mastigação da criança, quanto na manutenção do espaço para o seu sucessor permanente.

Terceira, não deixe para levar seu filho ao dentista apenas quando tiver algo a ser tratado, lembre-se que a prevenção é o melhor remédio, além disso, quando a criança estiver sentindo dor, irá se comportar de forma a não colaborar com o atendimento e isso poderá gerar traumas que podem se perpetuar durante toda a vida do indivíduo.

Quarta, a saúde começa pela boca. Uma boca saudável, além de aumentar a autoestima, evita o aparecimento de algumas doenças. Mantenha seu sorriso e ria para a vida, porque já diz o ditado popular: "rir é o melhor remédio".

Para complementar as informações e fixar melhor, caso surjam dúvidas, acesse os outros artigos que já foram publicados no blog e informe-se...

Outros artigos: (leia aqui) - (leia mais)

Boa leitura e lembre-se sempre: dentista não cuida apenas de dente, cuida de gente.

Diogo Paiva
Especialista em saúde bucal

Comentários

As Mais Visitadas

Vergonha do que fizeram com Fábio Assunção

(Ou, sobre empatia, compaixão, solidariedade). ( Fabrício Carpinejar ) Fiquei chocado com os vídeos do ator Fábio Assunção estirado no chão e preso em viatura em Arcoverde (PE). Pasmo não por aquilo que ele fez, fora de si, mas pelo deboche de todos à volta, sóbrio e serenos, com consciência para ajudar e que não demonstraram nenhum interesse para socorrer e amparar alguém claramente necessitado e com dificuldades de se manter em pé e articular um raciocínio lógico. Em vez de ajudar, ridicularizavam o profissional em uma fase difícil da vida e apenas aumentavam a sua agressividade. Quem aqui já não bebeu além da conta e falou bobagem? Atiçar um bêbado é armar um circo de horrores, é se divertir com o sofrimento alheio, é renunciar à educação pelo bullying anônimo e selvagem de massa. Onde está a compaixão do país? O que ident...

Fotos mostram o enfraquecimento do Hospital Sá Andrade da cidade de Sapé/PB

Duas fotos publicadas por uma página no Facebook intitulada de Sapé de Outrora, conhecida pelo resgate da história de Sapé/PB chamou atenção hoje (2) pelo relato em sua legenda. De forma pacífica e sensata, a página fez uma narrativa referindo-se ao enfraquecimento em seis décadas do Hospital Sá Andrade, localizado na cidade de Sapé, distante 55km de João Pessoa na Paraíba. No auge das imagens à narrativa levada na publicação, a página Sapé de Outrora diz o quanto o "tempo foi cruel com o hospital". Veja: ANTIGAS  CIRURGIAS REALIZADAS NAS DEPENDÊNCIAS DO   HOSPITAL SÁ  ANDRADE ANOS 50/60. Naquela época o Hospital Sá Andrade era equipado para fazer cirurgias, paradoxalmente com mais de 60 anos o nosso hospital hoje só faz pequenas intervenções  cirúrgicas e  curativos.  Resumindo nosso nosocômio regrediu drasticamente...(acervo Deborah Rocco) Da Redação Revista Páginas (Foto: Sapé de Outrora)

Mulher sequestrada após assalto aos Correios é encontrada; gerente segue desaparecido

Foi encontrada, na manhã desta terça-feira (29), a mulher sequestrada após assalto na agência dos Correios de Juarez Távora (Agreste paraibano, a 75 km de João Pessoa) nessa segunda-feira (28). O gerente da instituição, que também foi levado pelos bandidos, segue desaparecido. Segundo o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, major Oscar Beuttenmüller, a mulher foi encontrada em uma escola na zona rural de Juripiranga. A vítima informou que ela, o gerente dos Correios e os bandidos passaram a noite no local. Ao amanhecer, os criminosos empreenderam uma nova fuga. Ela foi abandonada na escola, enquanto o gerente continuou refém do grupo. Ainda conforme o major, a mulher está bastante assustada e não apresenta sinais de agressão. Ela será levada para a delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento. A polícia segue mobilizada e várias viaturas realizam buscas na regi...