Pular para o conteúdo principal

Lázaro Ramos se emociona com fala de professora sobre racismo

A professora aposentada negra Diva Guimarães, de 77 anos, fez o ator Lázaro Ramos chorar de emoção, foi ovacionada por mais de 500 pessoas e saiu consagrada como a musa da Flip na manhã desta sexta-feira (28).

Durante a mesa "A pele que habito", que reuniu Ramos e a jornalista portuguesa Joana Gorjão Henriques para falar sobre racismo, a paranaense Guimarães pediu o microfone para fazer uma pergunta e acabou fazendo um depoimento sobre discriminação.

Guimarães, que começou a trabalhar aos cinco anos, é neta de escravos e filha da lavadeira. "Quando eu era criança, as freiras me contaram uma história de como Deus abençoou um rio e mandou todos os homens tomarem banho nele. Os mais trabalhadores e inteligentes chegaram primeiro, mergulharam no rio e saíram brancos.

Já os mais preguiçosos chegaram tarde e só havia um restinho de água. Por isso continuaram negros, só com a palma das maõs e a planta dos pés brancos", disse, entre lágrimas. "Os negros não saõ preguiçosos, este país vive hoje porque meus antepassados trabalharam muito", disse Guimarães, que foi aplaudida de pé.

"Sou uma sobrevivente pela luta e pela educação", disse. Ela contou que a mãe insistiu que ela estudasse e lavava roupa em troca de material escolar. Guimarães se formou e trabalhou como professora durante 40 anos, alfabetizando crianças e adultos. Hoje, vive em Curitiba com uma aposentadoria de R$ 1600.

"As pessoas falam bem de Curitiba, dizem que é uma cidade europeia, vai ver como é para os negros que moram na periferia."

"A senhora quer matar a gente", disse Ramos, chorando. "Meu coração está pequenininho. A senhora falou uma coisa muito importante precisamos investir em educação pública de qualidade."

O ator foi aplaudido e a plateia começou a gritar "Fora Temer". Ramos, autor de "Na minha pele", livro brasileiro de não-ficção mais vendido do país, disse que é importante o branco tomar consciência de sua "branquitude". "Estou muito feliz de ver essa plateia aqui cheia de brancos, preconceito não é uma questão só dos negros, todo mundo faz parte do problema e da solução."

Já Joana fez uma série de reportagens sobre a herança racista nas ex-colônias portuguesas na África, assunto que, segundo ela é ignorado pelos livros de história do país. "A ideia era desconstruir o mito de que Portugal tinha sido um bom colonizador."

Para concluir, Ramos leu um capítulo que escreveu para seu livro, mas acabou excluído. "Não somos só duas coisas, petralhas ou coxinhas, PT ou PSDB. Somos muito mais", leu. "Chamamos os políticos eleitos de governantes e não de servidores públicos, que é o que eles são. A crise não é só política ou econômica, vivemos uma crise civilizatória." E concluiu com uma pérola de sabedoria de sua avó. "Minha avó Edith diria que o primeiro passo é ter vergonha na cara." Muito aplaudido.

Ao final, dezenas de pessoas foram tirar selfies e abraçar Diva, que chegou a autografar vários exemplares do livro de Lázaro Ramos.

É a primeira vez que Diva vem à Flip. "Sempre foi meu sonho, agora que estou no bico do urubu, resolvi vir" (Folha de S.Paulo)

Comentários

As Mais Visitadas

2018: Depois de Aguinaldo, Rômulo e Wellington, vem aí Damião como opção em Mari/PB

Revista Páginas - O sindicalista da cidade de Mari, localizada na Zona da Mata da Paraíba, Assis Firmino, têm intensificado nos últimos meses os seus esforços contra as reformas do governo impopular de Michel Temer. De maneira expressiva, Assis Firmino, tem representado os trabalhadores rurais do município de Mari nas batalhas travadas pelo Brasil à fora contra o impopular Michel Temer (PMDB). Ao longo do tempo o sindicalista construiu sua trajetória ao lado do lendário político da cidade José Martins - aniversariante do dia - e atualmente vereador no município e presidente de honra do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Mari. Assis, ainda não conseguiu vencer uma eleição. Já concorreu ao legislativo mas sem êxito! Fiel, Assis, sempre acompanhou o grupo político capitaneado pelo líder máximo, o ex-prefeito Marcos Martins. Nas redes sociais o sindicalista não tem poupado elogios ao deputado federal Damião Feliciano (PDT). Sem gordura política, mas, amparado na luta sindical...

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia par...

“Ele não se esqueceu da igreja”, revela pastor de Neymar

O crack Neymar, que ganhou maior destaque internacional nos últimos dias após deixar o Barcelona e assinar com o PSG, mantém ligação com sua antiga igreja que ultrapassa os limites espirituais. Quem falou sobre o assunto foi Newton Lobato, pastor da Igreja Batista Peniel, onde o jogador ia a cultos com frequência enquanto estava no Brasil. Questionado em entrevista para a revista VEJA se Neymar ainda contribui financeiramente com a instituição religiosa, o pastor afirmou que sim, mesmo que seja uma doação anual. “Todo ano ele nos manda uma doação. Ele não se esqueceu da igreja, tem gratidão. Algumas pessoas saem da igreja e não dizem nem adeus. O Neymar, mesmo sem poder vir e congregar, todo ano manda uma doação para a igreja”, revelou. Quando perguntado sobre as atitudes de Neymar fora de campo, o Newton desconversou: “Ele não está na igreja, na comunhão mais direta...