Pular para o conteúdo principal

Lula começa pelo Nordeste articulação para 2018

O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), foi um dos primeiros a comentar, em uma transmissão ao vivo pelo Facebook, a condenação do ex-presidente Lula a 9 anos e meio de prisão pelo juiz Sergio Moro. "Isso é um escândalo", disse o petista.

O senador convocou manifestações nas cidades brasileiras em protesto contra a "condenação sem provas" do ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

"Não vivemos em uma situação de normalidade democrática, isso não é democracia. Isso é um estado de exceção. Nossa reação tem que ser muito forte, nós temos que fazer manifestações nas cidades brasileiras. Temos que organizar atos no Brasil todo, não podemos ficar em silêncio diante desse fato", disse.

"É hora de ir para cima, não é hora de ficar intimidado", acrescentou. Lindbergh alertou ainda que eleição presidencial em 2018 sem Lula "não é eleição, é fraude" e colocou em dúvida se o PT deve participar de uma disputa sem a participação do ex-presidente, caso a condenação se confirma em segunda instância.

"Eleição de 2018 sem Lula não é eleição, é fraude, é farsa. Eu não sei se nós temos que participar, temos que denunciar internacionalmente", defendeu. Ele destacou ainda que "o pessoal de Curitiba sempre atuou com timing político".

A visita ao menor Estado da Federação faz parte de uma agenda ampla do ex-presidente pelo Nordeste, reduto eleitoral do PT. A viagem deve começar pela Bahia e se estenderá por todos os Estados. Há possibilidade de que este périplo aconteça de ônibus. Em Sergipe, por exemplo, Lula irá a três cidades: a capital Aracaju, além de Lagarto e Itabaiana, municípios que receberam grandes ações dos governos Lula/Dilma, como universidades, hospitais e casas populares.

O governador fez um relato da reunião com Lula: "Ele quis ouvir de mim um compromisso sobre uma possível candidatura ao Senado, pois ele avalia que um governo progressista irá necessitar mais do que nunca de um Congresso Nacional que apoie as decisões que beneficiem o povo. Não um apoio para que o governo possa atrofiar os direitos históricos conquistados pelo povo, mas para ampliá-lo", contou Jackson.

Ou seja, Lula costura com aliados no Nordeste candidaturas que possam dar base política na Câmara e no Senado para ele, caso conquiste a eleição de 2018. As pesquisas hoje revelam que está possibilidade é cada vez mais real.

É prova ainda do foco do ex-presidente pelo Nordeste o fato de ter, ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, escolhido o nordestino Márcio Macêdo como vice-presidente nacional do partido. Márcio, que é ex-deputado federal por Sergipe e que foi tesoureiro nacional nos últimos dois anos, terá a missão de organizar estas agendas políticas com lideranças do Nordeste. A reunião com Jackson Barreto foi o primeiro resultado desta articulação.

"Fiquei muito satisfeito em começar minhas atividades como vice-presidente do PT pelo meu Estado, participando deste encontro entre Lula e Jackson. Foi uma conversa muito amistosa e qualificada. Isso me deu uma alegria enorme, de começar a discutir com os estados, com as lideranças do país inteiro, a conjuntura nacional. Os desafios que bloco de centro-esquerda e de democratas tem para 2018 e as bases de um projeto para o país", relata Márcio, sobre o encontro que ocorreu na última sexta-feira (7).

"Unidade nacional"

Muito próximo a Lula, Márcio avalia que "ganhando a eleição, o ex-presidente vai construir a unidade nacional". "O Lula tem experiência, tem força política, tem maturidade, não é um homem que tem ódio no coração, sabe do papel dele para o país e para a história. Então, há uma chance de vencer a intolerância e o ódio e o país voltar a crescer. Não é uma tarefa simples nem fácil. A sociedade está fragmentada. Nós acreditamos que o povo não é problema, que é a saída: mercado de massas, investimento regional, programas sociais. Então, isso precisa ser retomado e ampliado, transformado em política de Estado", afirmou ele, em entrevista ao portal JL Política.

De acordo com o vice-presidente, "há um novo programa para a nação" sendo elaborado para ser apresentado por Lula aos brasileiros. ""Tem que se debruçar sobre temas que não foram debatidos, como as reformas trabalhista, agrária e política, o diálogo sobre a democratização da mídia, a superação do presidencialismo de coalizão, para evitar que fique refém de um Parlamento conservador e atrasado. Tudo isso estará no novo plano", explica. (Brasil 247)

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia para