Pular para o conteúdo principal

Coerente: prestes a se filiar a “partido ecológico”, Bolsonaro tentou salvo conduto após crime ambiental


Na sua explicação sobre o caso, Bolsonaro alegou para repórteres que o procuraram à época que foi humilhado pela fiscalização. Disse também que não há placas que avisam sobre a proibição na Ilha de Samambaia.

“Esse pessoal do Ibama é arbitrário. Eu estava só com uma varinha de pescar, não usava arrastão, nem arpão. Isso que eles fazem é um absurdo. Na região há cerca de 15 mil pescadores humildes sendo impedidos de trabalhar. Eu mesmo só estava pegando umas cocorocas. Podia comprar um pescado na peixaria, mas queria aproveitar meu lazer. Tenho casa lá. Simples, não é como a de outros colegas. Além disso, não havia placas no local. Apesar de eu saber que lá não era permitido pescar, pois fiz um requerimento de informações ao Ministério da Pesca, achei um absurdo a proibição”.

Por ter foro privilegiado, a ação de crime ambiental contra Bolsonaro foi parar no Supremo Tribuno Federal (STF). No ano passado, depois de três anos em tramitação, a denúncia de crime ambiental acabou rejeitada pela Segunda Turma do Supremo.

O STF havia julgado o caso pela primeira vez em junho de 2015. A ministra relatora do processo, Carmen Lúcia, havia votado pela rejeição da denúncia com base no princípio da insignificância, onde a lesão provocada pela conduta do acusado é considerada insignificante.

Os ministros Gilmar Mendes e Teori Zavascki seguiram o voto da relatora. Outro integrante da Segunda Turma, Dias Toffoli, também rejeitou a denúncia. Mas ele entendeu que não se podia aplicar o princípio da insignificância em matérias de crimes ambientais.

Tofolli argumentou que a conduta do deputado nesse episódio da pesca em área ambiental não constituiu um crime, considerando-se os fatos apresentados pela PGR.

Bolsonaro também não obteve o salvo conduto para pescar dentro de uma área de proteção ambiental. Mas se safou de um processo no STF por crime ambiental.

Agora, em 2017, prepara sua filiação no Partido Ecológico Nacional (PEN), uma agremiação nanica, que obteve registro definitivo como partido político em junho de 2012. O partido apresenta 10 mandamentos em seu site, para um crescimento sustentável. Crescimento do País, não do partido.

O primeiro mandamento é ser amigo da natureza. No oitavo item, o PEN prega: “Todo ser humano deve respeitar o seu ambiente”.

Talvez seja por isso e pela filiação de Bolsonaro estar bem próxima que o PEN articula mudança de nome. Deverá se chamar “Patriotas”. O meio ambiente ficou de lado, mais uma vez. (Eduardo Reina)

Comentários

As Mais Visitadas

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via:...

Jornalista compara prefeito de Campina Grande/PB com Odorico Paraguassu, personagem de O Bem Amado

" Baixa um Odorico em Romero e prefeito faz de Campina uma sucupira ao ampliar feriadão para cinco dias " Revista Páginas - Este foi o título do artigo escrito pelo jornalista Dércio Alcântara, publicado hoje (10) em seu Blog. No seu escrito Dércio compara o prefeito de Campina Grande, PB, Romero Rodrigues (PSDB) ao folclórico prefeito Odorico Paraguassu da novela O Bem Amado. A inspiração do jornalista paraibano em descrever a comparação entre Odorico e Romero, foi logo após o prefeito de Campina Grande decretar ponto facultativo em plena quarta-feira de uma Semana Santa, ampliando assim para cinco dias o feriadão. O super feriadão em Campina Grande conhecide com a chegada das águas da Transposição ao açude de Boqueirão, um dos motivos que levou o chefe do executivo a decretar ponto facultativo na quarta. Na visão do jornalista, o super feriadão fará com que Campina Grande deixe de arrecadar. O jornalista explica que a antecipação do feriado, levará a debandada em massa ...

Homem invade loja de eletrodomésticos na PB e furta celulares falsos em balcão

Ocorreu um fato inusitado em uma loja de eletrodomésticos do Centro de João Pessoa foi registrado pela Polícia Militar na noite da terça-feira (25). De acordo com a PM, um homem invadiu o estabelecimento e fugiu levando vários celulares que estavam no balcão da loja, mas os aparelhos eram apenas imitações de plástico que servem para exposição. O caso foi registrado por volta das 22h30, em uma loja que fica próximo ao Parque Solón de Lucena. Segundo a PM, vizinhos acionaram a polícia informando que uma pessoa estava dentro do estabelecimento. Os policiais foram até o local e aguardaram a chegada do gerente para abrir a loja. “Depois que entramos, vimos que houve um dano no telhado, no primeiro pavimento, por onde entrou uma pessoa, pelo que vimos nas imagens do equipamento de segurança. O assaltante tinha como foco pegar celulares, mas o gerente informou que todos os itens que ele levou eram imita...