Pular para o conteúdo principal

Editora publica 17º livro de coleção sobre personalidades paraibanas em quadrinhos


O 17º livro da coleção literária Primeira Leitura - que conta histórias de personalidades paraibanas em quadrinhos - é lançado nesta quinta-feira (24), em João Pessoa. A coleção da editora Patmos já contou os feitos de paraibanos como Ariano Suassuna, Jackson do Pandeiro, José Lins do Rêgo, Augusto dos Anjos e João Pessoa para o público infantojuvenil e agora publica a história da médica Eudésia Vieira.

Eudésia é a segunda mulher a protagonizar um título da coleção - antes, apenas a professora e poetisa Anayde Beiriz teve sua história contada. Com texto da escritora Neide Medeiros e ilustrações do artista gráfico Megaron Xavier, o livro mostra que Eudésia foi a única mulher da turma que, em 1934, se formou em medicina no Recife. Nove anos depois, ela foi salva do naufrágio de um navio - torpedeado por submarino italiano - no qual viajava ao Rio de Janeiro para fazer o parto da sua filha.

Nascida em um povoado de Santa Rita, Eudésia foi professora em Serraria e depois em João Pessoa, antes de decidir cursar medicina no Recife. Formada, abriu consultório na capital e ganhou expressão por ações sociais voltadas para segmentos carentes da sociedade, a exemplo da população carcerária.

A coleção Primeira Leitura foi lançada em 2014, retratando a vida e a obra de Augusto dos Anjos. Como a editora é paraibana, foram priorizados personalidades, escritores e ilustradores paraibanos para compor as obras. De acordo com dados da Patmos, desde o lançamento até a publicação do 16º título - “Zé da Luz em quadrinhos” -, a coleção já vendeu 55.659 exemplares.

“A coleção é destinada ao público infantojuvenil e utiliza a linguagem de quadrinhos para estimular a leitura e proporcionar informações básicas sobre personalidades, que muitas vezes não são conhecidas. Então queremos resgatar essas personalidades e despertar interesse desse público. Alguns dos nossos livros são indicados para paradidáticos, em escolas”, explicou a editora da Patmos, Cida Nóbrega.

“Usamos uma linguagem sintética, resumida, mas com consistência, para mostrar a contribuição dessas personalidades para a cultura, história e ciência”, pontuou a editora".

A escolha do nome de Eudésia Vieira para fazer parte da coleção Primeira Leitura foi feita ainda pelo editor Carlos Roberto de Oliveira, que morreu em dezembro do ano passado. Ele considerava a vida e a obra da paraibana dignas de serem levadas ao conhecimento da jovens estudantes paraibanos.

Agora, o objetivo da editora é ampliar para outros estados do Nordeste. Já foi publicado “Luiz Gonzaga em quadrinhos”, de Pernambuco, e estão em fase de conclusão os livros sobre Joaquim Nabuco, do Rio Grande do Norte, e Padim Ciço, do Ceará.

Lançamento
A solenidade de lançamento do livro “Eudésia Vieira em quadrinhos” acontece às 19h desta quinta-feira (24), na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, no bairro Tambiá. A entrada é gratuita e o público presente vai receber um exemplar do livro. (G1)

Comentários

As Mais Visitadas

Blog destaca prestígio de vice-prefeita, desconforto de grupo governista e aparição de ex-prefeito durante evento em Mari/PB

Revista Páginas - O blog local Folhas do Araçá, mais uma vez narra os acontecimentos políticos do pequeno município de Mari, na Zona da Mata da Paraíba. Em sua recente publicação, o conceituado blog, fatiou e mostrou os bastidores. Prestígio da vice-prefeita Karina Melo No último sábado dia 5 de agosto, a vice-prefeita Karina Melo e seu esposo o ex-vereador Sérgio Melo foram recepcionados na residência do vereador Léo Teixeira (PSB). No entanto a vice-prefeita e o esposo participaram da tradicional festa da Rua Severino Cláudio - sendo ela (vice) uma das principais apoiadoras. Por lá! Segundo o Folhas do Araçá , Karina teria destribuido muito carisma e simpatia. Ainda no análise do referido blog, o mesmo "carisma" e a mesma "simpatia" utilizados pela vice na campanha vitoriosa da chapa do prefeito Antônio Gomes (PSD). Desconforto governista Como o evento é tradicionalmen...

Parceria com universidade levará projetos produtivos com energias renováveis para zona rural de Mari/PB

Revista Páginas - Parceria entre a prefeitura municipal  de Mari, na zona da mata e a Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Trará para a zona rural do município a implantação de  projetos produtivos com energias renováveis. O município enviou seus representantes para um curso ofertado pela Universidade. O Curso em energias renováveis e agricultura sustentável, realizado no Campo do experimento da UFPB/AGEMTE. Desde o último domingo ao menos 20 pessoas da cidade de Mari participam  do curso. Inicialmente parte dele presencial no município do Conde, ficando a outra (final do curso) nas comunidades onde serão implantados os projetos. O município de Mari começa adotar uma tendência mundial. Energia renovável,  aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Recentemente o município adotou a cultura do caju. Onde em parceria com o governo do estado forneceu cerca de 10 mil mudas de caju...

PF expede ordem de prisão contra Eike Batista em nova fase da Lava Jato

A lava jato retomou suas atividades nesta quinta-feira 26, expedindo ordem de prisão contra um peixe grande: o empresário Eike Batista, que já foi o mais rico do Brasil e o oitavo mais rico do mundo. Batizada de Eficiência, a nova fase também tem novos mandados contra o ex-governador Sergio Cabral, do PMDB, e seus ex-secretários Wilson Carlos e Carlos Miranda. Eike não estava em casa quando a polícia chegou, mas vai se entregar, segundo seus advogados. Já foi preso Flávio Godinho, vice-presidente de futebol do Flamengo, acusado de ser um dos operadores do esquema, através da ocultação e lavagem de dinheiro das propinas que eram recolhidas das empreiteiras que faziam obras públicas no Rio de Janeiro. Cabral já havia sido preso no dia 17 de novembro, na Operação Calicute. Agência Brasil