Pular para o conteúdo principal

Editora publica 17º livro de coleção sobre personalidades paraibanas em quadrinhos


O 17º livro da coleção literária Primeira Leitura - que conta histórias de personalidades paraibanas em quadrinhos - é lançado nesta quinta-feira (24), em João Pessoa. A coleção da editora Patmos já contou os feitos de paraibanos como Ariano Suassuna, Jackson do Pandeiro, José Lins do Rêgo, Augusto dos Anjos e João Pessoa para o público infantojuvenil e agora publica a história da médica Eudésia Vieira.

Eudésia é a segunda mulher a protagonizar um título da coleção - antes, apenas a professora e poetisa Anayde Beiriz teve sua história contada. Com texto da escritora Neide Medeiros e ilustrações do artista gráfico Megaron Xavier, o livro mostra que Eudésia foi a única mulher da turma que, em 1934, se formou em medicina no Recife. Nove anos depois, ela foi salva do naufrágio de um navio - torpedeado por submarino italiano - no qual viajava ao Rio de Janeiro para fazer o parto da sua filha.

Nascida em um povoado de Santa Rita, Eudésia foi professora em Serraria e depois em João Pessoa, antes de decidir cursar medicina no Recife. Formada, abriu consultório na capital e ganhou expressão por ações sociais voltadas para segmentos carentes da sociedade, a exemplo da população carcerária.

A coleção Primeira Leitura foi lançada em 2014, retratando a vida e a obra de Augusto dos Anjos. Como a editora é paraibana, foram priorizados personalidades, escritores e ilustradores paraibanos para compor as obras. De acordo com dados da Patmos, desde o lançamento até a publicação do 16º título - “Zé da Luz em quadrinhos” -, a coleção já vendeu 55.659 exemplares.

“A coleção é destinada ao público infantojuvenil e utiliza a linguagem de quadrinhos para estimular a leitura e proporcionar informações básicas sobre personalidades, que muitas vezes não são conhecidas. Então queremos resgatar essas personalidades e despertar interesse desse público. Alguns dos nossos livros são indicados para paradidáticos, em escolas”, explicou a editora da Patmos, Cida Nóbrega.

“Usamos uma linguagem sintética, resumida, mas com consistência, para mostrar a contribuição dessas personalidades para a cultura, história e ciência”, pontuou a editora".

A escolha do nome de Eudésia Vieira para fazer parte da coleção Primeira Leitura foi feita ainda pelo editor Carlos Roberto de Oliveira, que morreu em dezembro do ano passado. Ele considerava a vida e a obra da paraibana dignas de serem levadas ao conhecimento da jovens estudantes paraibanos.

Agora, o objetivo da editora é ampliar para outros estados do Nordeste. Já foi publicado “Luiz Gonzaga em quadrinhos”, de Pernambuco, e estão em fase de conclusão os livros sobre Joaquim Nabuco, do Rio Grande do Norte, e Padim Ciço, do Ceará.

Lançamento
A solenidade de lançamento do livro “Eudésia Vieira em quadrinhos” acontece às 19h desta quinta-feira (24), na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, no bairro Tambiá. A entrada é gratuita e o público presente vai receber um exemplar do livro. (G1)

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Herdeiro do Grupo São Braz que matou agente da lei seca é preso na Paraíba

O juiz Marcos Willian decretou nesta segunda-feira, 24, a prisão de Rodolpho Carlos da Silva, filho do empresário Ricardo Carlos do Grupo São Braz, que atropelou e matou o agente da lei seca, Diogo Nascimento, no dia 22 de janeiro. Na Central de Polícia Rodolpho aguarda a audiência de custodia que deve acontecer nesta terça-feira. Informações do jornalista Marcos Wéric .

Casal e neta são amarrados durante assalto na PB; bandidos roubaram R$ 2,4 mil e eletrônicos

Caso aconteceu na noite dessa terça-feira, em Puxinanã, no Agreste Crime aconteceu em Puxinanã Três pessoas da mesma família foram feitas reféns e amarradas por assaltantes na noite dessa terça-feira (1º) na cidade de Puxinanã (Agreste do estado, a 121 km de João Pessoa). Os bandidos invadiram a casa por volta das 20h30 e renderam um casal e a neta deles. Segundo a Polícia Militar, com base no relato das vítimas, três homens armados participaram da ação. Os bandidos roubaram cerca de R$ 2.400, uma espingarda artesanal e vários aparelhos eletrônicos. As vítimas foram resgatadas pelo filho do casal, que chegou a casa minutos após a saída dos assaltantes. A polícia realizou buscas na região, mas até as 8h desta quarta-feira (2) nenhum suspeito tinha sido preso.  Da R edação Via: Portal Correio