Pular para o conteúdo principal

Morre, aos 98 anos, em Belo Horizonte, o arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires

O arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, 98 anos, morreu na noite desse domingo (27) após passar mal em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O sacerdote vinha enfrentando problemas de saúde desde que foi acometido por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Dom José morre no dia em que Dom Helder Câmara morreu há 18 anos. Os dois eram muito ligados.


Amigos ligados ao arcebispo disseram que ele tinha viagem marcada para João Pessoa onde participaria de um evento religioso, mas a viagem foi cancelada depois que o médico que o acompanhava o proibiu devido a fragilidade do quadro de saúde.


O corpo de Dom José Maria Pires vai ser velado e enterrado nesta segunda-feira (28), em Belo Horizonte. Até a publicação dessa reportagem ainda não tinha sido divulgada causa da morte do religioso. (PB Hoje)

História

Nascido em Conceição do Mato Dentro aos 15 de março de 1919, foi o terceiro bispo de Araçuaí e o quarto arcebispo da Paraíba. É o bispo mais antigo em ordenação episcopal do Brasil.
Dom José nasceu no distrito de Córregos e aos onze anos entrou para o seminário, ordenando-se padre aos 22, em Diamantina, Minas Gerais. Sua ordenação a bispo veio em 1957, e a arcebispo, em 1966. Foi ordenado arcebispo na Igreja de Nossa Senhora do Rosário (foto). A celebração de posse acolheu caravanas de todas as regiões do Estado.

Foi bispo de Araçuaí, membro da Comissão Central da CNBB, presidente da Comissão Episcopal Regional do Nordeste. Renunciou em 29 de novembro de 1995.

Por meio de seu trabalho, sempre pautado numa inestimável atuação na época da ditadura militar, na qualidade de arcebispo, quando desenvolveu uma atuação pautada na conjunção da atividade religiosa com a defesa dos direitos humanos, fez da religião um meio para educar com vistas à mudança social.

Seu pastoreio na Arquidiocese foi fecundo sob vários aspectos, particularmente do ponto de vista da assistência social e da luta pelos direitos dos mais necessitados.

Dom José Maria Pires tinha como lema “Scientiam Salutis” (A ciência da Salvação). Tomou posse como Arcebispo da Paraíba em 27/03/1966 e renunciou em 29/11/1995. Atualmente, Dom José Maria Pires mora em Belo Horizonte (MG).

Comentários

As Mais Visitadas

Vergonha do que fizeram com Fábio Assunção

(Ou, sobre empatia, compaixão, solidariedade). ( Fabrício Carpinejar ) Fiquei chocado com os vídeos do ator Fábio Assunção estirado no chão e preso em viatura em Arcoverde (PE). Pasmo não por aquilo que ele fez, fora de si, mas pelo deboche de todos à volta, sóbrio e serenos, com consciência para ajudar e que não demonstraram nenhum interesse para socorrer e amparar alguém claramente necessitado e com dificuldades de se manter em pé e articular um raciocínio lógico. Em vez de ajudar, ridicularizavam o profissional em uma fase difícil da vida e apenas aumentavam a sua agressividade. Quem aqui já não bebeu além da conta e falou bobagem? Atiçar um bêbado é armar um circo de horrores, é se divertir com o sofrimento alheio, é renunciar à educação pelo bullying anônimo e selvagem de massa. Onde está a compaixão do país? O que ident...

Fotos mostram o enfraquecimento do Hospital Sá Andrade da cidade de Sapé/PB

Duas fotos publicadas por uma página no Facebook intitulada de Sapé de Outrora, conhecida pelo resgate da história de Sapé/PB chamou atenção hoje (2) pelo relato em sua legenda. De forma pacífica e sensata, a página fez uma narrativa referindo-se ao enfraquecimento em seis décadas do Hospital Sá Andrade, localizado na cidade de Sapé, distante 55km de João Pessoa na Paraíba. No auge das imagens à narrativa levada na publicação, a página Sapé de Outrora diz o quanto o "tempo foi cruel com o hospital". Veja: ANTIGAS  CIRURGIAS REALIZADAS NAS DEPENDÊNCIAS DO   HOSPITAL SÁ  ANDRADE ANOS 50/60. Naquela época o Hospital Sá Andrade era equipado para fazer cirurgias, paradoxalmente com mais de 60 anos o nosso hospital hoje só faz pequenas intervenções  cirúrgicas e  curativos.  Resumindo nosso nosocômio regrediu drasticamente...(acervo Deborah Rocco) Da Redação Revista Páginas (Foto: Sapé de Outrora)

Mulher sequestrada após assalto aos Correios é encontrada; gerente segue desaparecido

Foi encontrada, na manhã desta terça-feira (29), a mulher sequestrada após assalto na agência dos Correios de Juarez Távora (Agreste paraibano, a 75 km de João Pessoa) nessa segunda-feira (28). O gerente da instituição, que também foi levado pelos bandidos, segue desaparecido. Segundo o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, major Oscar Beuttenmüller, a mulher foi encontrada em uma escola na zona rural de Juripiranga. A vítima informou que ela, o gerente dos Correios e os bandidos passaram a noite no local. Ao amanhecer, os criminosos empreenderam uma nova fuga. Ela foi abandonada na escola, enquanto o gerente continuou refém do grupo. Ainda conforme o major, a mulher está bastante assustada e não apresenta sinais de agressão. Ela será levada para a delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento. A polícia segue mobilizada e várias viaturas realizam buscas na regi...