Pular para o conteúdo principal

Feira livre de Mari/PB, e sua influência sociocultural

A feira livre de Mari/PB, é uma das principais atividades econômicas do município, mesmo com o grande avanço dos supermercados. A feira ainda continua sendo a preferência dos Marienses.

A feira livre de Mari, não é apenas um local de compra e venda de produtos, é um anbiente de distração, sendo uma tradicão regional. Os consumidores além de encontrar, produtos, frescos e de excelente qualidade, eles podem ainda, socializar, trocar experiências, encontar amigos e parentes.

Realizada uma vez por semana, aos sábados, e estando localizada, num ponto de fácil acesso, estratégicamente no coração da cidade(centro). Sua estrutura física é invejável! Estima-se que tenha aproximadamente 150 bancos e barracas, separadas de acordo com o tipo de produto. A feira ainda conta com três galpões, sendo um para grãos, outro carnes e outro para farinhas.

Os feirantes e clientes, chegam logo cedo à feira, para usufruírem do que há de melhor na qualidade e diversidade de produtos. O normal é encontrar roupas coloridas, calçados com preços popular e bares e barracas, que oferecem uma variedade de pratos, como: buchada, a carne de bode, galinha de capoeira, macaxeira, inhame e a tapioca.

"Não tenho dúvidas que a feira é a modalidade popular e mais tradicional, que resiste aos tempos modernos. Com isso digo sem medo de errar, que à feira livre de Mari, é o maior patrimônio sociocultural deste município, e à única prática cultural em atividade na cidade".

A feira livre de Mari, tem uma profunda, importância social, econômica e cultural. Mesmo apesar das dificuldades enfrentadas, é imprecindível que a mesma seja preservada! Não só por sua contribuição econômica, mas também, por ela fazer parte de nossa identidade sociocultural.

RETRATAÇÃO: Meus amigos, estou pedindo desculpas à jovem, JEYSELLE GONÇALVES, por ter usado como fonte, seu ótimo trabalho de faculdade. Como base para uma matéria, que tentei explicar o momento sociocultural da feira livre de Mari. E retomo meu pedido de desculpa para jovem, que tem todos os créditos absoluto do texto.

CRÉDITOS: Jesyelle Gonçalves

Por: Aldoberg Ivanildo da Silva
Fonte: UEPB - Departamento de Geografia


Comentários

As Mais Visitadas

2018: Depois de Aguinaldo, Rômulo e Wellington, vem aí Damião como opção em Mari/PB

Revista Páginas - O sindicalista da cidade de Mari, localizada na Zona da Mata da Paraíba, Assis Firmino, têm intensificado nos últimos meses os seus esforços contra as reformas do governo impopular de Michel Temer. De maneira expressiva, Assis Firmino, tem representado os trabalhadores rurais do município de Mari nas batalhas travadas pelo Brasil à fora contra o impopular Michel Temer (PMDB). Ao longo do tempo o sindicalista construiu sua trajetória ao lado do lendário político da cidade José Martins - aniversariante do dia - e atualmente vereador no município e presidente de honra do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Mari. Assis, ainda não conseguiu vencer uma eleição. Já concorreu ao legislativo mas sem êxito! Fiel, Assis, sempre acompanhou o grupo político capitaneado pelo líder máximo, o ex-prefeito Marcos Martins. Nas redes sociais o sindicalista não tem poupado elogios ao deputado federal Damião Feliciano (PDT). Sem gordura política, mas, amparado na luta sindical...

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia par...

Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, estádio Silvio Porto é liberado para Desportiva Guarabira na 2ª Divisão da PB

Revista Páginas - Informações divulgadas em um aplicativo de mensagens pelo prefeito de Guarabira na Paraíba, Zenobio Toscano (PSDB), confirma a liberação do estádio Silvio Porto. Com a liberação do Silvio Porto a Desportiva Guarabira poderá mandar seus jogos em casa. Com tudo ok! O jogo do próximo domingo (20) deverá ser já no Sílvio Porto. Mas antes, nesta quinta-feira (17) à Desportiva enfrentará o São Paulo Crystal de Cruz do Espírito Santo. A Desportiva estreou com vitória no  Campeonato Paraibano da segunda divisão, vencendo o Miramar por 3 x 1.