Pular para o conteúdo principal

Universidades públicas têm melhor desempenho na OAB, na Paraíba

As universidades públicas foram as instituições paraibanas que tiveram melhor desempenho no XVIII exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Unificado. O ranking das instituições de ensino que tiveram alunos submetendo-se ao certame foi divulgado nesta terça-feira (5) pela Comissão de Estágio e Exame da OAB-PB.

Os primeiro e segundo lugares ficaram com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com os campi de Santa Rita e João Pessoa, respectivamente. Apenas esses dois campi conseguiram mais de 50% de aprovação de seus estudantes: 56,14% e 55,32%.

Na terceira colocação, aparece o campus de Sousa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 40% de aprovação. Em seguida, está a Universidade Estadual da Paraíba, nas quarta e quinta posições, com os campi de Guarabira (33,33%) e Campina Grande (30%).

A instituição privada com o melhor desempenho foram as Faculdades Integradas de Patos (FIP), com 24,66% de aprovação. As últimas colocações foram ocupadas pelo Instituto Paraíba de Educação e Cultura (IPEC) e pelo Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper), ambas em João Pessoa, com 9,09% e 6,82% de aprovação, respectivamente.

Segundo o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Gabriel Honorato, a relação de candidatos leva em consideração apenas os presentes, ignorando os faltosos. “É de extrema importância a divulgação do desempenho das instituições de ensino superior para que tanto estas, como os estudantes e pais, tenham consciência da necessidade de aprimoramento e evolução”, afirmou.

Honorato pontuou, ainda, que encaminhou os dados completos da planilha para a Comissão de Ensino Jurídico e o Núcleo de Apoio aos Estagiários da OAB-PB, para que tomem as decisões que entenderem pertinentes.

O XVIII Exame de Ordem Unificado se iniciou em 29 de novembro de 2015, com a realização da primeira fase das provas, e finalizou em 14 de março de 2016, com a resposta dos recursos e o resultado definitivo.

Veja o ranking:

1º Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus Santa Rita (Santa Rita): 57 candidatos – 56,14% de aprovação;
2º Universidade Federal da Paraíba – UFPB (João Pessoa): 47 candidatos – 55,32% de aprovação;
3º Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campus II (Sousa): 105 candidatos – 40% de aprovação;
4º Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (Guarabira): 54 candidatos – 33,33%;
5º Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (Campina Grande): 90 candidatos – 30% de aprovação;
6º Faculdades Integradas de Patos – FIP (Patos): 146 candidatos – 24,66% de aprovação;
7º Instituto de Educação Superior da Paraíba – IESP (João Pessoa): 179 candidatos – 24,02% de aprovação;
8º Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA (Campina Grande): 218 candidatos – 23,39% de aprovação;
9º Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC (Cajazeiras): 114 candidatos – 22,81% de aprovação;
10º Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP (Cajazeiras): 24 candidatos – 20,83% de aprovação;
11º Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (João Pessoa): 921 candidatos – 17,81% de aprovação;
12º Centro Nacional de Ensino Superior / Mantenedora da Faculdade Maurício de Nassau – CENEUSP (João Pessoa): 224 candidatos – 16,52% de aprovação;
13º Faculdade de Ensino Superior da Paraíba – FESP (João Pessoa): 132 candidatos – 15,91%;
14º Faculdade de Campina Grande – FAC/CG – UNESC (Campina Grande): 114 candidatos – 14,03% de aprovação;
15º Faculdade Reinaldo Ramos – FARR (Campina Grande): 100 candidatos – 13% de aprovação;
16º Faculdade Paraibana – FAP: 41 candidatos – 12,20% de aprovação;
17º Faculdade Maurício de Nassau (Campina Grande): 30 candidatos – 10% de aprovação;
18º Faculdade Potiguar da Paraíba – FPB (João Pessoa): 41 candidatos – 9,76% de aprovação;
19º Instituto Paraíba de Educação e Cultura – IPEC (João Pessoa): 11 candidatos – 9,09% de aprovação;
20º Instituto Paraibano de Ensino Renovado – INPER (João Pessoa): 88 candidatos – 6,82% de aprovação.

Da Redação
Via: G1

Comentários

As Mais Visitadas

Mari/PB: Na semana de comemorações dos 57 anos de emancipação, um resumo da história política e cultural

Resumo da história po lítica e cultural nos 57 anos de emancipação política da cidade de Mari/ PB . 1958-1968 Em 19 de Setembro de 1958, o governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim , eleva a categoria de cidade pelo decreto de lei n 1862/1958 . Posteriormente o senhor Ep itácio Dantas , foi nomeado como primeiro prefeito. Assumindo a responsabilidade de organizar o município. Ficando no cargo por um ano. Em 1959 , Pedro Leite vence a eleição pelo partido UDN . Na década de 60, assume o comando do município Pedro Tomé de Arruda . Sendo responsável pelo progresso no município. Criando uma mega estrutura para época, construindo; matadouro, estádio de futebol, escola, posto de saúde e o mais importante o início da construção do Hospital Santa Cecília . Neste período o município vivenciou a pior tragédia de sua história. Denominada de "A T ragédi...

Mari e mais cinco prefeituras da Paraíba têm contas bloqueadas pelo TCE

O não envio de prestações de contas, relativas ao exercício de 2016, levou o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba a determinar, na manhã desta quarta-feira (19), o bloqueio  das contas bancárias das prefeituras de Catingueira, Lastro, Mari, Natuba, Santa Helena e Sousa. O bloqueio foi comunicado na abertura da sessão plenária pelo conselheiro presidente André Carlo Torres e também se aplica, pelo mesmo motivo, às câmaras municipais de Diamante, Mari e Pilões. O prazo para entrega da documentação se expirou em 31 de março. As prefeituras de Mogeiro e Diamante, por haverem remetido seus balancetes de fevereiro/2017, tiveram suas contas desbloqueadas; como aconteceu, igualmente, com a prefeitura de Santa Helena, por enviar sua PCA/2016. Paraiba Já

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia par...