Pular para o conteúdo principal

Universidades públicas têm melhor desempenho na OAB, na Paraíba

As universidades públicas foram as instituições paraibanas que tiveram melhor desempenho no XVIII exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Unificado. O ranking das instituições de ensino que tiveram alunos submetendo-se ao certame foi divulgado nesta terça-feira (5) pela Comissão de Estágio e Exame da OAB-PB.

Os primeiro e segundo lugares ficaram com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com os campi de Santa Rita e João Pessoa, respectivamente. Apenas esses dois campi conseguiram mais de 50% de aprovação de seus estudantes: 56,14% e 55,32%.

Na terceira colocação, aparece o campus de Sousa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 40% de aprovação. Em seguida, está a Universidade Estadual da Paraíba, nas quarta e quinta posições, com os campi de Guarabira (33,33%) e Campina Grande (30%).

A instituição privada com o melhor desempenho foram as Faculdades Integradas de Patos (FIP), com 24,66% de aprovação. As últimas colocações foram ocupadas pelo Instituto Paraíba de Educação e Cultura (IPEC) e pelo Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper), ambas em João Pessoa, com 9,09% e 6,82% de aprovação, respectivamente.

Segundo o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Gabriel Honorato, a relação de candidatos leva em consideração apenas os presentes, ignorando os faltosos. “É de extrema importância a divulgação do desempenho das instituições de ensino superior para que tanto estas, como os estudantes e pais, tenham consciência da necessidade de aprimoramento e evolução”, afirmou.

Honorato pontuou, ainda, que encaminhou os dados completos da planilha para a Comissão de Ensino Jurídico e o Núcleo de Apoio aos Estagiários da OAB-PB, para que tomem as decisões que entenderem pertinentes.

O XVIII Exame de Ordem Unificado se iniciou em 29 de novembro de 2015, com a realização da primeira fase das provas, e finalizou em 14 de março de 2016, com a resposta dos recursos e o resultado definitivo.

Veja o ranking:

1º Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus Santa Rita (Santa Rita): 57 candidatos – 56,14% de aprovação;
2º Universidade Federal da Paraíba – UFPB (João Pessoa): 47 candidatos – 55,32% de aprovação;
3º Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campus II (Sousa): 105 candidatos – 40% de aprovação;
4º Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (Guarabira): 54 candidatos – 33,33%;
5º Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (Campina Grande): 90 candidatos – 30% de aprovação;
6º Faculdades Integradas de Patos – FIP (Patos): 146 candidatos – 24,66% de aprovação;
7º Instituto de Educação Superior da Paraíba – IESP (João Pessoa): 179 candidatos – 24,02% de aprovação;
8º Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA (Campina Grande): 218 candidatos – 23,39% de aprovação;
9º Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC (Cajazeiras): 114 candidatos – 22,81% de aprovação;
10º Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP (Cajazeiras): 24 candidatos – 20,83% de aprovação;
11º Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (João Pessoa): 921 candidatos – 17,81% de aprovação;
12º Centro Nacional de Ensino Superior / Mantenedora da Faculdade Maurício de Nassau – CENEUSP (João Pessoa): 224 candidatos – 16,52% de aprovação;
13º Faculdade de Ensino Superior da Paraíba – FESP (João Pessoa): 132 candidatos – 15,91%;
14º Faculdade de Campina Grande – FAC/CG – UNESC (Campina Grande): 114 candidatos – 14,03% de aprovação;
15º Faculdade Reinaldo Ramos – FARR (Campina Grande): 100 candidatos – 13% de aprovação;
16º Faculdade Paraibana – FAP: 41 candidatos – 12,20% de aprovação;
17º Faculdade Maurício de Nassau (Campina Grande): 30 candidatos – 10% de aprovação;
18º Faculdade Potiguar da Paraíba – FPB (João Pessoa): 41 candidatos – 9,76% de aprovação;
19º Instituto Paraíba de Educação e Cultura – IPEC (João Pessoa): 11 candidatos – 9,09% de aprovação;
20º Instituto Paraibano de Ensino Renovado – INPER (João Pessoa): 88 candidatos – 6,82% de aprovação.

Da Redação
Via: G1

Comentários

As Mais Visitadas

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia para

Em artigo: ex-prefeito de Mari, fala de sua trajetória política, avanços e reconhecimento de adversários à sua gestão

"O ex-prefeito Adinaldo Pontes, da cidade de Mari na Paraíba, tem utilizado as redes sociais para escrever artigos, descrevendo sua trajetória política no município. Em seu artigo publicado hoje(30) na sua página no Facebook, o ex-prefeito, narrou como superou as principais oligarquias dá época, falou de sua administração nos 6 anos como prefeito e até da admiração de seus adversários por sua gestão inovadora para época". Leia na íntegra: Uma eleição que poucos acreditavam Até o ano de 1982 nossa TERRA era comandada por oligarquias, Ribeiro Coutinho, Melo, França e Arruda, esses grupos se reversavam no Poder Municipal. Um grupo de amigos, aparentemente sem votos e sobre o meu comando, resolvemos nos articular e assim descordar da política praticada pelos maiorais do nosso município. Fizemos reuniões a princípio com uma minoria de amigos, eram eles: Dr. Luizinho, o Gordo de Egídio  Antonio Gomes, Juarez Rique, Rouxinho, Zé de Cícero, Dr. Mário Ferreira, Nozinho, Nilson Arr