Pular para o conteúdo principal

Jair Bolsonaro é declarado "persona non grata" em sua cidade natal

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ): apesar da carreira feita no Rio, ele é natural de Campinas
Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ): apesar da carreira feita no Rio, ele é natural de Campinas

A Câmara Municipal de Campinas, no interior de São Paulo, aprovou moção que torna "persona non grata" o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), nascido na cidade – apesar de ter feito carreira política no Rio. A medida, anunciada na segunda-feira (16), é retaliação a uma entrevista do parlamentar ao jornal local "Correio Popular" na qual ele chamou os vereadores do município de "otários" e "desocupados".

"Diante de tamanha ofensa aos trabalhos desta Nobre Casa Legislativa, discordamos da clara tentativa de desquailificar o Poder Legislativo municipal e entendemos que o parlamentar passa a ser persona non grata em Campinas", informa o documento aprovado, que será encaminhado ao deputado.

Em 17 de abril, na votação que aprovou a admissibilidade do pedido de impeachment contra a presidente afastada Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, Bolsonaro utilizou o momento de seu voto para fazer uma homenagem ao torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra. No dia 25, a Câmara de Campinas aprovou documento repudiando a declaração, o que motivou o ataque do parlamentar do PSC.

"Essa Câmara Municipal de vocês aí é fraca. Estou me lixando para esses vereadores que votaram isso. Eles não têm o que fazer, são uns desocupados… Esses vereadores são uns otários", disse ao jornal. "O coronel Ustra foi um herói nacional, ele lutou pela nossa democracia, pela nossa liberdade."

Ustra comandou o DOI-Codi, centro de torturas do antigo II Exército em São Paulo nos anos de chumbo, entre 1971 e 1974. Em 2012, a Justiça paulista declarou oficialmente o coronel como torturador, o primeiro do País. Ele morreu em 2015, aos 83 anos.

A moção de protesto que tornou Jair Bolsonaro "persona non grata", apresentada pelo vereador Pedro Tourinho (PT), foi uma resposta ao posicionamento do deputado sobre os políticos locais. Um dia após a entrevista do parlamentar, na sessão de 2 de maio, o vereador Cid Ferreira (SD) criticou as declarações do deputado contra a Casa. "Além de deixar de ser homem, ele (Bolsonaro) deixou de ter caráter", declarou na tribuna.

Procurado pela reportagem, Bolsonaro não se manifestou até a publicação desta notícia.

Da Redação
Via: Estadão Conteudo

Comentários

As Mais Visitadas

Reunião traça estratégia para receber Tocha Olímpica em Sapé na PB

A cidade de Sapé, Mata Paraibana, foi ecolhida como uma das oito cidades paraibanas para receber o revezamento da Tocha Olímpica, símbolo das Olimpíadas do Rio 2016. Foi realizado na manhã da última sexta-feira (12), na sede da Prefeitura Municipal de Sapé, uma reunião com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, SMTRANS e Força Nacional para estabelecer o Plano de Segurança e revisão da rota de passagem da Tocha Olímpica. As cidades selecionadas para o revezamento da Tocha Olímpica na Paraíba são: Pedras de Fogo, Itabaiana, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Mamanguape, Santa Rita e Sapé. O objetivo da reunião é firmar a parceria entre os governos federal, estadual e municipal para definir atribuições no que se refere ao planejamento, segurança e divulgação das olimpíadas. Em todo o Brasil apenas 300 cidades irão receber o revezamento da tocha olímpica. Esse revezamento será uma grande festividade e uma oportunidade de divulgar a imagem do país para o mundo, com toda...

Campeão Brasileiro com o Palmeiras, goleiro já jogou em clube da PB

Revista Páginas - Depois de 22 anos o Palmeiras volta a conquistar o Campeonato Brasileiro. Invicto no gol do Palmeiras no campeonato, Jaílson já vestiu a camisa de um clube paraibano. "O Campinense Clube parabeniza seu ex goleiro, Jaílson Marcelino dos Santos, pela conquista do maior título do futebol Brasileiro". Frisou o clube paraibano. Jaílson vestiu pela primeira vez o manto Rubro-Negro no início da carreira, em 2003, e teve atuações de destaque nos jogos que atuou pelo Campinense de Campina Grande na PB.

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias