Pular para o conteúdo principal

Obama será 1º presidente dos EUA a visitar Hiroshima, diz a Casa Branca

O presidente americano, Barack Obama, fará uma histórica visita à cidade de Hiroshima durante uma visita à Ásia, este mês, informou a Casa Branca nesta terça-feira (10).

Essa será a primeira visita de um presidente americano em exercício a uma das duas cidades arrasadas pelas bombas atômicas jogadas pelos Estados Unidos, em agosto de 1945.

Hiroshima foi atingida em 6 de agosto e Nagasaki, três dias depois. Estima-se que mais de 140 mil pessoas tenham morrido apenas com a bomba de Hiroshima.

Apesar do gesto inédito, Obama não fará um pedido de desculpas dos Estados Unidos pela destruição, avisou a Casa Branca em um comunicado.

O objetivo da visita prevista para o dia 27, segundo a Casa Branca, é "dar destaque a seu compromisso contínuo na busca da paz e da segurança em um mundo sem armas nucleares".

O assessor de segurança nacional Ben Rhodes escreveu, em um blog, que Obama não vai discutir a opção pelo uso da bomba atômica no final da 2ª Guerra Mundial. "Em vez disso, ele vai oferecer um olhar para o futuro com foco em nosso futuro", informou.

Obama vai a Hiroshima na companhia dos primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em uma viagem que já estava prevista na Ásia, entre 20 e 28 de maio —o americano também irá ao Vietnã.

Obama arrived in Tokyo on Wednesday at the start of a four-nation trip that comes at a time of rising tension in the region, and as the United States urges Japan's unpredictable neighbour North Korea not to conduct another nuclear test.

O premiê japonês, Shinzo Abe, e o presidente Obama após jantar em 2014
Em 2009, em um discurso em Praga em que defendeu um mundo sem armas nucleares, Obama disse que se sentiria "honrado" em poder visitar Hiroshima e Nagasaki, em algum momento de seu mandato na Casa Branca.

No mês passado, o secretário de Estado, John Kerry, foi a Hiroshima, disse que Obama gostaria de ir à cidade, mas não sabia dizer se haveria tempo para a visita.

Sobreviventes da bomba atômica e outros moradores de Hiroshima dizem ter mais expectativas a respeito de progressos no descarte de armas nucleares que sobre um pedido de desculpas dos americanos.

Da Redação
Via: Folha de S.Paulo

Comentários

As Mais Visitadas

Reunião traça estratégia para receber Tocha Olímpica em Sapé na PB

A cidade de Sapé, Mata Paraibana, foi ecolhida como uma das oito cidades paraibanas para receber o revezamento da Tocha Olímpica, símbolo das Olimpíadas do Rio 2016. Foi realizado na manhã da última sexta-feira (12), na sede da Prefeitura Municipal de Sapé, uma reunião com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, SMTRANS e Força Nacional para estabelecer o Plano de Segurança e revisão da rota de passagem da Tocha Olímpica. As cidades selecionadas para o revezamento da Tocha Olímpica na Paraíba são: Pedras de Fogo, Itabaiana, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Mamanguape, Santa Rita e Sapé. O objetivo da reunião é firmar a parceria entre os governos federal, estadual e municipal para definir atribuições no que se refere ao planejamento, segurança e divulgação das olimpíadas. Em todo o Brasil apenas 300 cidades irão receber o revezamento da tocha olímpica. Esse revezamento será uma grande festividade e uma oportunidade de divulgar a imagem do país para o mundo, com toda...

Campeão Brasileiro com o Palmeiras, goleiro já jogou em clube da PB

Revista Páginas - Depois de 22 anos o Palmeiras volta a conquistar o Campeonato Brasileiro. Invicto no gol do Palmeiras no campeonato, Jaílson já vestiu a camisa de um clube paraibano. "O Campinense Clube parabeniza seu ex goleiro, Jaílson Marcelino dos Santos, pela conquista do maior título do futebol Brasileiro". Frisou o clube paraibano. Jaílson vestiu pela primeira vez o manto Rubro-Negro no início da carreira, em 2003, e teve atuações de destaque nos jogos que atuou pelo Campinense de Campina Grande na PB.

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias