Pular para o conteúdo principal

Obama será 1º presidente dos EUA a visitar Hiroshima, diz a Casa Branca

O presidente americano, Barack Obama, fará uma histórica visita à cidade de Hiroshima durante uma visita à Ásia, este mês, informou a Casa Branca nesta terça-feira (10).

Essa será a primeira visita de um presidente americano em exercício a uma das duas cidades arrasadas pelas bombas atômicas jogadas pelos Estados Unidos, em agosto de 1945.

Hiroshima foi atingida em 6 de agosto e Nagasaki, três dias depois. Estima-se que mais de 140 mil pessoas tenham morrido apenas com a bomba de Hiroshima.

Apesar do gesto inédito, Obama não fará um pedido de desculpas dos Estados Unidos pela destruição, avisou a Casa Branca em um comunicado.

O objetivo da visita prevista para o dia 27, segundo a Casa Branca, é "dar destaque a seu compromisso contínuo na busca da paz e da segurança em um mundo sem armas nucleares".

O assessor de segurança nacional Ben Rhodes escreveu, em um blog, que Obama não vai discutir a opção pelo uso da bomba atômica no final da 2ª Guerra Mundial. "Em vez disso, ele vai oferecer um olhar para o futuro com foco em nosso futuro", informou.

Obama vai a Hiroshima na companhia dos primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em uma viagem que já estava prevista na Ásia, entre 20 e 28 de maio —o americano também irá ao Vietnã.

Obama arrived in Tokyo on Wednesday at the start of a four-nation trip that comes at a time of rising tension in the region, and as the United States urges Japan's unpredictable neighbour North Korea not to conduct another nuclear test.

O premiê japonês, Shinzo Abe, e o presidente Obama após jantar em 2014
Em 2009, em um discurso em Praga em que defendeu um mundo sem armas nucleares, Obama disse que se sentiria "honrado" em poder visitar Hiroshima e Nagasaki, em algum momento de seu mandato na Casa Branca.

No mês passado, o secretário de Estado, John Kerry, foi a Hiroshima, disse que Obama gostaria de ir à cidade, mas não sabia dizer se haveria tempo para a visita.

Sobreviventes da bomba atômica e outros moradores de Hiroshima dizem ter mais expectativas a respeito de progressos no descarte de armas nucleares que sobre um pedido de desculpas dos americanos.

Da Redação
Via: Folha de S.Paulo

As Mais Visitadas

Prefeitos baianos do PMDB, DEM e outras siglas fazem fila de quase uma hora para tirar selfies com Lula

Ontem (19) pela manhã, o petista participou de um evento com mais de 60 prefeitos de cidades do interior baiano. Na plateia havia políticos de partidos como PMDB e DEM, que apoiaram o Senado investigasse a ex-presidente Dilma Rousseff e integram a base do governo Michel Temer. Quem via de longe pensava que as filas próximas ao palco para tirar uma selfie com Lula era da comunidade local, mas eram compostas na realidade por gestores das mais variadas correntes.Apesar das críticas de Lula ao atual presidente Michel Temer, os prefeitos formaram uma fila de quase uma hora para tirar fotos com o petista. Um prefeito do PMDB que pediu para não ter o nome divulgado explicou tanta admiração. Segundo ele, Lula é muito admirado no Nordeste e pode ser um grande cabo eleitoral para 2018.Lula usou um palavrão para criticar a situação econômica do País. "Este País é grande demais. Este País não nasceu para ser a m. que é", disse o ex-presidente que logo em seguida tentou se desculpar. &qu…

Vergonha do que fizeram com Fábio Assunção

(Ou, sobre empatia, compaixão, solidariedade). (Fabrício Carpinejar)Fiquei chocado com os vídeos do ator Fábio Assunção estirado no chão e preso em viatura em Arcoverde (PE). Pasmo não por aquilo que ele fez, fora de si, mas pelo deboche de todos à volta, sóbrio e serenos, com consciência para ajudar e que não demonstraram nenhum interesse para socorrer e amparar alguém claramente necessitado e com dificuldades de se manter em pé e articular um raciocínio lógico. Em vez de ajudar, ridicularizavam o profissional em uma fase difícil da vida e apenas aumentavam a sua agressividade. Quem aqui já não bebeu além da conta e falou bobagem? Atiçar um bêbado é armar um circo de horrores, é se divertir com o sofrimento alheio, é renunciar à educação pelo bullying anônimo e selvagem de massa. Onde está a compaixão do país? O que identifico é que torcemos pela queda de nossos heróis, pelo fim de exemplos. Odiamos silenciosamente aquele que alcança o sucesso. E permanecemos à espreita, como urubus …

FOTOS: Almoço pronto no acampamento do MST em Jandaira/BA a espera de Lula

Tudo pronto para o almoço deste domingo (20) com o ex-presidente Lula, no Acampamento Valdir Macedo do MST em Jandaira (BA). Fotos: Mídia Ninja