Pular para o conteúdo principal

Após derrota, Freixo diz que sua vitória foi ter colocado o povo novamente nas ruas

Apesar da derrota, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), disse na noite de domingo (30) que a "vitória" da sua candidatura foi ter colocado o povo novamente nas ruas.

"É bonito demais o que aconteceu no Rio. A nossa vida não é movida pelas urnas. Devolvemos as pessoas para as praças. Isso foi o mais simbólico", afirmou Freixo, para os seus eleitores na Cinelândia. "Mostra também uma resistência de um projeto de esquerda que renasce no Rio e pode voltar", acrescentou.

Crivella (PRB) foi eleito com 59,4% dos votos —Freixo ficou com 40,6%.

Professor de história nascido em Niterói, Freixo disse que o sonho "ainda está começando" e não quis falar do seu futuro político.

"Não quero falar de 2018 ou 2020. Apresentamos um projeto que quero voltar a discutir com todos já no próximo mês", afirmou o candidato, que teve apenas 11 segundos no programa de TV no primeiro turno.

Ela acusou o senador Marcelo Crivella de ter feito uma campanha "obscurantista". "Fizemos uma campanha dentro do campo ético. Mostramos que a vitória é possível", disse.

Antes e depois do discurso de Freixo, os eleitores gritavam "fora, Temer".

O deputado contou com o apoio de vários artistas, entre eles o ator Wagner Moura e os cantores e compositores Caetano Veloso e Chico Buarque.

Foi a segunda tentativa de Freixo para chegar no comando. Em 2012, ele perdeu para o prefeito Eduardo Paes (PMDB) no segundo turno.

Na ocasião, o pemedebista teve 64,60% dos votos válidos (2.097.733), e Marcelo Freixo (PSOL), 28,15% (914.082).

Ameaçado de morte por milícias do Estado, Freixo teve dificuldade para fazer campanha na zona oeste da cidade, área na qual se concentram os grupos.

No filme "Tropa de Elite 2", o personagem inspirado em Freixo é um professor de história que se torna deputado e combate milícias no Rio. Wagner Moura, hoje cabo-eleitoral do parlamentar real, interpreta o protagonista, capitão Nascimento

Folha de S.Paulo

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Herdeiro do Grupo São Braz que matou agente da lei seca é preso na Paraíba

O juiz Marcos Willian decretou nesta segunda-feira, 24, a prisão de Rodolpho Carlos da Silva, filho do empresário Ricardo Carlos do Grupo São Braz, que atropelou e matou o agente da lei seca, Diogo Nascimento, no dia 22 de janeiro. Na Central de Polícia Rodolpho aguarda a audiência de custodia que deve acontecer nesta terça-feira. Informações do jornalista Marcos Wéric .

Casal e neta são amarrados durante assalto na PB; bandidos roubaram R$ 2,4 mil e eletrônicos

Caso aconteceu na noite dessa terça-feira, em Puxinanã, no Agreste Crime aconteceu em Puxinanã Três pessoas da mesma família foram feitas reféns e amarradas por assaltantes na noite dessa terça-feira (1º) na cidade de Puxinanã (Agreste do estado, a 121 km de João Pessoa). Os bandidos invadiram a casa por volta das 20h30 e renderam um casal e a neta deles. Segundo a Polícia Militar, com base no relato das vítimas, três homens armados participaram da ação. Os bandidos roubaram cerca de R$ 2.400, uma espingarda artesanal e vários aparelhos eletrônicos. As vítimas foram resgatadas pelo filho do casal, que chegou a casa minutos após a saída dos assaltantes. A polícia realizou buscas na região, mas até as 8h desta quarta-feira (2) nenhum suspeito tinha sido preso.  Da R edação Via: Portal Correio