Pular para o conteúdo principal

VISANDO 2018: Enterrado nas pesquisas e atrelado a Temer, Alckimin dá “presentes” ao Nordeste em busca de votos

Possível candidato a presidente em 2018, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), fez novo gesto político ao emprestar bombas do sistema Cantareira para mitigar a seca no Nordeste.

Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, nesta segunda-feira (26), o tucano assinou termo de cessão dos equipamentos para a Paraíba e Pernambuco, com discurso nacionalizado.

“É uma oportunidade de retribuirmos aos nordestinos, que tanto que contribuíram para o desenvolvimento de São Paulo”, discursou. “O Brasil é um país muito grande, continental. Não podemos ser unitários. Nós temos de fortalecer a federação.”

Pernambuco e Paraíba são comandados pelo PSB, sigla do vice de Alckmin, Márcio França, e que cobiça a sua filiação para lançá-lo candidato a presidente.

A jornalistas, o tucano disse que o convênio “não tem nenhuma relação” com a questão eleitoral. “Se os governadores fossem do PT, do PP, de qualquer partido, nós iríamos colaborar do mesmo jeito”, respondeu Alckmin.

Representando o governador de Pernambuco, o presidente da companhia de saneamento do Estado, Roberto Tavares, fez menção velada a seu projeto nacional.

“Quem sabe, no futuro, [Alckmin] possa enfrentar mais de perto esses problemas”, disse. Alckmin, que sorria, não alterou o semblante.

ÁGUA

O empréstimo de bombas do Cantareira se soma a outras agendas nacionais recentes de Alckmin como a realização de testes em Pernambuco da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan e o envio de policiais paulistas para atuar na Olimpíada no Rio.

A questão da água é particularmente sensível para o governador. Uma das piores crises de seu governo, que fez sua popularidade à época desabar, deu-se há dois anos, diante da maior falta de água na história do Estado.

Na cerimônia desta segunda, Alckmin tratou do assunto como superado e listou as iniciativas da gestão para combater o problema. “Nós fizemos, em São Paulo, um grande trabalho de uso racional da água, mudou a cultura”, declarou.

“Nós acabamos, até por força da dificuldade, adquirindo uma grande expertise e tecnologia, equipamentos para superar esse período de adversidade e, graças a Deus, não estamos usando mais.”

O empréstimo dos equipamentos aos Estados nordestinos, por 120 dias renováveis, teria potencial de beneficiar quase 2,5 milhões de pessoas, embora apenas 1 milhão viva na região.

O governador paulista defendeu a obra de transposição do rio São Francisco, afetada pela crise federal e pela seca -que atinge o Nordeste há cinco anos, com prejuízos econômicos e sociais.

TEMER

Alckmin trava uma disputa interna no PSDB para viabilizar a sua candidatura a presidente, em 2018.

O senador Aécio Neves (MG), que foi reconduzido por um ano na presidência do partido e também pleiteia o posto de presidenciável, tem defendido publicamente o apoio tucano ao presidente Michel Temer (PMDB), em meio a crises que atingem o governo federal.

Até então visto como moderado no apoio ao presidente, Alckmin fez atos públicos e conversas privadas com Temer nos últimos dias.

No anúncio, o governador voltou a minimizar eventuais diferenças. Na presença do ministro Helder Barbalho (Integração Nacional), ele celebrou a “ótima parceria com o governo federal do presidente [Michel] Temer”.

E citou o lema em latim da bandeira paulista: “Pelo Brasil, faça-se o máximo”.

Click Política 

Comentários

As Mais Visitadas

Mês de maio rende mais 1 milhão de acessos ao Revista Páginas

O mês de maio foi de bons números para o Revista Páginas , blog e Facebook tiveram mais de 1 milhão de acessos. Em seu noticiário o Revista Páginas mostrou neste mês de maio uma força impressionante. Com embrião no estado da Paraíba, atuando no cenário nacional, abordando temas atuais, mostrando sempre uma linguagem simples e eficaz. Sem grandes investimentos, o Revista Páginas se iguala a sites nacionais da chamada imprensa alternativa. Diariamente o Revista Páginas mostra as principais notícias do Brasil, com forte atuação no interior do estado da Paraíba. No conglomerado de mídia online do Revista Páginas são mostrados vídeos, matérias exclusivas, opinião e enquetes com a participação popular sem censura. Na opinião do seu idealizador e editor Aldoberg Silva, este resultado só é possível além da dedicação, com a colabo...

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Herdeiro do Grupo São Braz que matou agente da lei seca é preso na Paraíba

O juiz Marcos Willian decretou nesta segunda-feira, 24, a prisão de Rodolpho Carlos da Silva, filho do empresário Ricardo Carlos do Grupo São Braz, que atropelou e matou o agente da lei seca, Diogo Nascimento, no dia 22 de janeiro. Na Central de Polícia Rodolpho aguarda a audiência de custodia que deve acontecer nesta terça-feira. Informações do jornalista Marcos Wéric .