Pular para o conteúdo principal

Donald Trump é 45º presidente dos EUA, sendo mais velho a assumir a Casa Branca

O republicano Donald Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos -o mais velho a assumir a Casa Branca.

Em seu primeiro discurso como presidente, Trump adotou tom agressivo e protecionista. "América vai começar a ganhar de novo, como nunca antes. Vamos trazer de volta nossos empregos, nossas fronteiras, nosso patrimônio e nossos sonhos. Vamos fazer novas pontes, aeroportos, portos em toda a nossa nação. Vamos refazer nosso país com mãos americanas e com trabalhos americanos", afirmou.

Trump também reforçou um dos slogans da campanha, "America First" (América primeiro). Disse que o país gastou muito tempo se preocupando em proteger fronteiras de outros países e relaxou quanto à própria -sinais de que a nova gestão pode ser uma das mais isolacionistas da história moderna americana.

Assim como Obama em seu discurso de posse em 2009, Trump fez um breve agradecimento a seu antecessor. O empresário, contudo, não poupou críticas à gestão anterior depois da deferência protocolar -o que diferiu muito do discurso do agora ex-presidente.

Obama, ao assumir, lembrou a crise em que o país se encontrava em 2009, mas não culpou diretamente o governo anterior em sua fala: "Nossa economia está gravemente enfraquecida, uma consequência da cobiça e da irresponsabilidade de alguns, mas também de nosso fracasso coletivo em fazer escolhas difíceis e preparar o país para uma nova era", disse na época.

Já Trump enumerou o que considera erros do governo anterior: "mantivemos as indústrias de outros países em detrimento às nossas", "enviamos nossas forças para outros países, enquanto não defendemos o nosso", "gastamos trilhões de dólares com a infraestrutura de outros países sem cuidar do nosso", "o establishment protegeu eles próprios, mas não vocês e o país", "não vamos aceitar mais políticos que não fazem nada, que não param de reclamar, mas não resolvem".

A cerimônia foi encerrada após o hino nacional ser cantado por Jackie Evancho, de 16 anos, e o presidente Donald Trump e o vice, Mike Pence, entraram no Capitólio para o almoço.
Junto com ele, foram os ex-presidentes Barack Obama, com sua mulher, Michelle; George W. Bush e Laura; Bill e Hillary Clinton; Jimmy e Rosalynn Carter.

Depois dos eventos no Capitólio, Trump participa de almoço oficial no prédio do Congresso. O desfile presidencial pela avenida Pensilvânia até a Casa Branca terá início às 18h. À noite, Trump e sua mulher, Melania, devem comparecer a três bailes oficiais.

Folhapress


Comentários

As Mais Visitadas

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupaClariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni.Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora!Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia".Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbum. EGO

Operação da Polícia prende membro de facção criminosa, em Guarabira/PB

A Polícia deflagrou uma operação na madrugada desta terça-feira (22), para averiguar a veracidade da denúncia de um duplo homicídio na localidade denominada “Buraco do Afonso”, no Bairro do Nordeste I, em Guarabira.A residência de um casal de idosos foi metralhada por um grupo de traficantes em retaliação a uma possível informação repassada por um dos idosos à polícia sobre uma casa onde haviam escondidos drogas, celulares e armas.Os objetos pertenciam a facção criminosa que age dentro e fora do presídio João Bosco Carneiro. O grupo é comandado pelo detento conhecido por “Jailson do Buraco”, este que, determinou que o irmão identificado como sendo Gilmar Romão Batista de Oliveira, junto a três comparsas assassinassem o casal de idosos por serem possíveis “X9” (denominação utilizada pelos bandidos para identificar dedo duro, fofoqueiro, delator).Após a consumação das tentativas de homicídio, as policias Militar e Civil empreenderam diligências na tentativa de localizar e prender em fla…

Em Mari na Paraíba homem morre após ser picado por abelhas

Um homem estava colhendo ração para os animais quando foi atacado por um enxame e após sofrer várias picadas foi socorrido para a Policlínica de Mari mas não resistiu. O fato foi registrado nesta segunda-feira (14), no Sítio Tomé, zona rural do município.De acordo com informações repassadas a redação do site  ManchetePB, a vítima, cuja identidade não foi divulgada, deu entrada na Policlínica por volta das 17h e óbito foi confirmado no início da noite.Da Redação
Via: Manchete PB