Pular para o conteúdo principal

PB: Assembleia concede medalha Epitácio Pessoa ao ex-presidente Lula

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou a concessão da Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria do Poder Legislativo, ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelos serviços prestados à Paraíba, principalmente, por ter retirado do papel as obras de transposição do Rio São Francisco, que beneficiam mais de cem municípios do estado. A comenda será entregue por ocasião da inauguração popular da transposição, dia 19, em Monteiro.

O projeto, de autoria do deputado estadual Frei Anastácio (PT), foi aprovado por 26 votos a favor e cinco abstenções, depois de muito debate sobre a matéria com parlamentares elogiando a ação do ex-presidente que tirou as obras de transposição do papel e deu andamento. “ A Assembleia está reconhecendo a vontade do povo paraibano, ao aprovar a concessão da mais alta honraria do Poder Legislativo”, disse Frei Anastácio.

Segundo o deputado, são muitos os benefícios deixados pelo governo Lula à Paraíba,mas só o fato concreto da transposição das águas do São Francisco deixar a Paraíba em situação privilegiada, com o maior número de municípios (mais de 100) beneficiados com as águas, já seria motivo da Assembleia Legislativa conferir o título a medalha a Luiz Inácio Lula da Silva, que tirou o projeto do papel e deu andamento às obras. Mas, além disso, existem outras ações que merecem ser pontuadas.

O presidente Inácio Lula da Silva assumiu os destinos do Brasil no período de 2003 a 2010, e deixou impactos positivos para a população em todas as áreas. A Paraíba que durante os anos de seca registrava saques a supermercados e pequenos comércios não sofreu nenhum desses ataques durante os oito anos de governo de Lula.

Entre os incentivos para a educação, a Paraíba foi beneficiada com novos Institutos de Educação que deram a oportunidade a muitos jovens de adquirirem cursos profissionalizantes. No Brasil, foram implantados mais de 200 institutos e 14 novas universidades. Nesse olhar destinado à melhoria da educação, a Paraíba foi beneficiada com a melhoria da Universidade Federal da Paraíba, criação da Universidade Federal de Campina Grande e a abertura de vagas na UFPB, através do programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) para filhos de agricultores, coisa nunca vista antes.

O Pronera já formou na Paraíba, até 20016, 3.551 alunos em 23 cursos. São oferecidos pelo programa cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas modalidades de alfabetização e escolarização dos anos iniciais; cursos técnicos profissionalizantes nas áreas de agropecuária, zootecnia, agroindústria e enfermagem; cursos normais de nível médio (magistério); cursos de graduação de licenciatura em história, ciências agrárias e pedagogia; e cursos de pós-graduação em residência agrária.

O ingresso nos cursos do Pronera acontece por meio de processo seletivo diferenciado destinado apenas aos assentados da reforma agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) e seus dependentes, além de agricultores acampados, quilombolas, famílias de comunidades extrativistas e professores e educadores com atuação em áreas da reforma agrária.

Foi no Governo Lula, que o Incra na Paraíba, na gestão de Frei Anastácio, serviu de exemplo para o Brasil, com a implantação de assistência Técnica para os assentamentos da Reforma Agrária, em 2008. Esse serviço, que contratou filhos de assentados que terminaram cursos superiores e profissionalizantes, trouxe qualificação e incentivo à produção dos assentamentos na Paraíba e na ampliação das feiras agroecológicas, com produtos cultivados sem nenhum tipo de veneno pelos assentados.

Entre o índice de 43% de redução da pobreza no Brasil, estão milhares de paraibanos que saíram da miséria e, agora, com a chegada da água do Rio São Francisco terão água para beber e para engrandecer a produção agrícola. E esse projeto de transposição saiu do papel graças a determinação e preocupação de Lula com 12 milhões de nordestinos que esperavam por essa água desde que o imperador Dom Pedro II sonhou em realizá-la, em 1847.

No eixo Leste, a água da transposição passará pelos rios do Cariri e Agreste enchendo o açude Poções, em Monteiro, Epitácio Pessoa, em Boqueirão, e a barragem de Acauã, em Itatuba. A água chegará por meio de canais e túneis subterrâneos.

No eixo Norte, a água chegará na Paraíba pela barragem de Caiçara e seguirá para o açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, e em seguida para o açude São Gonçalo e Rio Piranhas, chegando ao estado do Rio Grande do Norte, onde terá outras distribuições. A Paraíba conseguiu a aprovação de uma entrada no eixo Norte para o açude de Condado, na cidade de Conceição, no Sertão.

A Paraíba é o estado mais beneficiado com a transposição das águas do Rio São Francisco, com mais de 100 dos 223 municípios contemplados com o projeto.

Wscom

Comentários

As Mais Visitadas

Criança é baleada pela irmã em João Pessoa ao brincar com arma, diz PM

Na tarde desta segunda-feira (20), uma criança de dez anos foi atingida por um tiro de um revólver que a irmã dela manuseava em uma casa no bairro do Jardim Planalto, em João Pessoa, de acordo com a Polícia Militar. A bala atingiu o rosto da criança, ao lado do nariz, e saiu pela parte de trás da cabeça, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O menino foi encaminhado para o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena e, segundo o hospital, o quadro de saúde - até o fechamento desta matéria - é grave porém estável. As crianças, encontraram uma arma dentro de casa e começaram a manuseá-la, quando a irmã mais velha, de 14 anos, teria disparado um tiro que atingiu o rosto do irmão mais novo. Segundo o Samu, ao chegar no local a equipe encontrou a criança desacordada ao chão. De acordo com a Polícia Militar, a arma pertencia ao cunhado dos irm...

Cuidados com a boca do bebê – O que fazer? Via: Diogo Paiva

É extremamente importante o cuidado com a saúde bucal desde o nascimento. Não é porque a boca dos bebês geralmente está sem dentes (existem bebês que já nascem com alguns dentes) que devemos relaxar nos cuidados. Recomenda-se higienizar a gengiva das crianças¹, mesmo que não apresentem dentes, mas muitas mães e pais não o fazem, talvez por descuido, talvez por desconhecimento. O que devemos saber é que é algo simples de se fazer e extremamente importante para a manutenção da saúde bucal. Como é algo novo para a criança, no início ele pode até se agitar, mas com o tempo ele acaba acostumando. (bebê ainda sem dentes) A prática desses cuidados cria na criança o hábito de cuidar bem da boca, evitando que ele recuse a escovação no futuro. E talvez para alguns, o cuidado com os dentes seja pouco importante, mas a falta de saúde bucal pode causar muitos transtornos, por isso, lembremos daquele velho ditado: “melhor prevenir, que remediar”. Durante a infância, tanto em crianças que se alime...

Até ele: Japonês da Federal é preso em Curitiba

O agente federal Newton Ishii, chamado de Japonês da Federal e que ficou conhecido em fotos de prisões da Operação Lava Jato, foi preso na terça-feira (7) em Curitiba. O mandado foi expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Ele está detido na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense. Até 9h57 a Polícia Federal não havia informado o motivo da prisão. Nome citado na Lava Jato O nome de Newton Ishii foi citado na gravação que levou à prisão o senador Delcídio Amaral, em Brasília. No áudio, o senador fazia tratativas com o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, buscando um plano de fuga para Cerveró, que estava preso na carceragem da PF em Curitiba. O agente é citado durante a conversa quando o grupo d...