Pular para o conteúdo principal

PB: Assembleia concede medalha Epitácio Pessoa ao ex-presidente Lula

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou a concessão da Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria do Poder Legislativo, ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelos serviços prestados à Paraíba, principalmente, por ter retirado do papel as obras de transposição do Rio São Francisco, que beneficiam mais de cem municípios do estado. A comenda será entregue por ocasião da inauguração popular da transposição, dia 19, em Monteiro.

O projeto, de autoria do deputado estadual Frei Anastácio (PT), foi aprovado por 26 votos a favor e cinco abstenções, depois de muito debate sobre a matéria com parlamentares elogiando a ação do ex-presidente que tirou as obras de transposição do papel e deu andamento. “ A Assembleia está reconhecendo a vontade do povo paraibano, ao aprovar a concessão da mais alta honraria do Poder Legislativo”, disse Frei Anastácio.

Segundo o deputado, são muitos os benefícios deixados pelo governo Lula à Paraíba,mas só o fato concreto da transposição das águas do São Francisco deixar a Paraíba em situação privilegiada, com o maior número de municípios (mais de 100) beneficiados com as águas, já seria motivo da Assembleia Legislativa conferir o título a medalha a Luiz Inácio Lula da Silva, que tirou o projeto do papel e deu andamento às obras. Mas, além disso, existem outras ações que merecem ser pontuadas.

O presidente Inácio Lula da Silva assumiu os destinos do Brasil no período de 2003 a 2010, e deixou impactos positivos para a população em todas as áreas. A Paraíba que durante os anos de seca registrava saques a supermercados e pequenos comércios não sofreu nenhum desses ataques durante os oito anos de governo de Lula.

Entre os incentivos para a educação, a Paraíba foi beneficiada com novos Institutos de Educação que deram a oportunidade a muitos jovens de adquirirem cursos profissionalizantes. No Brasil, foram implantados mais de 200 institutos e 14 novas universidades. Nesse olhar destinado à melhoria da educação, a Paraíba foi beneficiada com a melhoria da Universidade Federal da Paraíba, criação da Universidade Federal de Campina Grande e a abertura de vagas na UFPB, através do programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) para filhos de agricultores, coisa nunca vista antes.

O Pronera já formou na Paraíba, até 20016, 3.551 alunos em 23 cursos. São oferecidos pelo programa cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas modalidades de alfabetização e escolarização dos anos iniciais; cursos técnicos profissionalizantes nas áreas de agropecuária, zootecnia, agroindústria e enfermagem; cursos normais de nível médio (magistério); cursos de graduação de licenciatura em história, ciências agrárias e pedagogia; e cursos de pós-graduação em residência agrária.

O ingresso nos cursos do Pronera acontece por meio de processo seletivo diferenciado destinado apenas aos assentados da reforma agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) e seus dependentes, além de agricultores acampados, quilombolas, famílias de comunidades extrativistas e professores e educadores com atuação em áreas da reforma agrária.

Foi no Governo Lula, que o Incra na Paraíba, na gestão de Frei Anastácio, serviu de exemplo para o Brasil, com a implantação de assistência Técnica para os assentamentos da Reforma Agrária, em 2008. Esse serviço, que contratou filhos de assentados que terminaram cursos superiores e profissionalizantes, trouxe qualificação e incentivo à produção dos assentamentos na Paraíba e na ampliação das feiras agroecológicas, com produtos cultivados sem nenhum tipo de veneno pelos assentados.

Entre o índice de 43% de redução da pobreza no Brasil, estão milhares de paraibanos que saíram da miséria e, agora, com a chegada da água do Rio São Francisco terão água para beber e para engrandecer a produção agrícola. E esse projeto de transposição saiu do papel graças a determinação e preocupação de Lula com 12 milhões de nordestinos que esperavam por essa água desde que o imperador Dom Pedro II sonhou em realizá-la, em 1847.

No eixo Leste, a água da transposição passará pelos rios do Cariri e Agreste enchendo o açude Poções, em Monteiro, Epitácio Pessoa, em Boqueirão, e a barragem de Acauã, em Itatuba. A água chegará por meio de canais e túneis subterrâneos.

No eixo Norte, a água chegará na Paraíba pela barragem de Caiçara e seguirá para o açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, e em seguida para o açude São Gonçalo e Rio Piranhas, chegando ao estado do Rio Grande do Norte, onde terá outras distribuições. A Paraíba conseguiu a aprovação de uma entrada no eixo Norte para o açude de Condado, na cidade de Conceição, no Sertão.

A Paraíba é o estado mais beneficiado com a transposição das águas do Rio São Francisco, com mais de 100 dos 223 municípios contemplados com o projeto.

Wscom

Comentários

As Mais Visitadas

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook