Pular para o conteúdo principal

TRATAMENTO DE CANAL: PORQUE NÃO DEVO TER MEDO?


Por: Diogo Paiva

Hoje iremos falar um pouco sobre uma das especialidades da Odontologia: a Endodontia (conhecida como tratamento de canal).

Muitas pessoas acabam tendo um pouco (ou muito) de medo de dentistas, basicamente por duas razões. A primeira é a não criação de um hábito de visitar o dentista regularmente desde a infância. O outro é a experiência negativa com a dor, seja ela causada pelo próprio dente ou gerada durante um procedimento odontológico.

O fato é que por conta de muitos comentários negativos (principalmente familiares submetidos àquelas duas situações anteriores) as pessoas acabam tendo um medo relativamente grande de se submeter a um tratamento endodôntico (canal).

Esperamos que com esse pequeno texto possamos tranquilizar as pessoas em relação a esse tipo de procedimento, visto que o objetivo dele é fazer com que o dente comprometido  possa permanecer na boca por mais tempo ou até por toda a vida. Isso se reflete em muitas vantagens para o indivíduo.
Primeiramente, vamos esclarecer quando há a necessidade do tratamento de canal. Essa necessidade pode se dar por uma causa inflamatória - um trauma (pancada por exemplo) no dente que gera inflamação no tecido pulpar; ou infecciosa - quando a cárie se estende em profundidade e atinge a polpa dental. O ideal seria que a cárie fosse tratada antes de atingir a polpa do dente, mas, infelizmente, por diversas razões, nem sempre isso se torna possível. Em qualquer uma das situações, podemos ter sintomatologia dolorosa ou não, por isso a importância das visitas regulares ao dentista.

A polpa dentária é o tecido mole que contém nervos e vasos sanguíneos. Ela está localizada no interior do dente e se estende da coroa  à ponta da raiz dentária.

De uma forma bem simples, o tratamento de canal consiste em fazer a remoção dessa polpa comprometida e colocar um material que vede o canal do dente, impedindo que novos microorganismos invadam esse espaço e contaminem novamente o seu interior. Dependendo do dente, podemos ter um ou mais canais, isso é definido pelo grupo ao qual esse dente pertence, bem como a anatomia individual inerente a cada pessoa.

Outro ponto importante é a restauração desse dente após a conclusão do tratamento do canal. Independente do material utilizado, uma boa restauração é essencial para o sucesso do tratamento.

Lembrando que todo o tratamento deve ser indolor, portanto, acabando com o mito que o tratamento de canal dói. Outra coisa que também fala-se muito é que esse procedimento enfraquece o dente. Bem, de uma forma geral, há uma diminuição da capacidade em resistir aos esforços mecânicos, principalmente na mastigação de alimentos muito duros. Isso vai depender do dano causado ao dente anteriormente ao procedimento endodôntico. O que  deve sempre prevalecer, é o bom senso quando for morder objetos ou alimentos de dureza considerável, isso evita possíveis fraturas e o insucesso na manutenção do dente tratado na boca.

Para fixar bem, lembre-se:
Visite regularmente seu dentista.
Procure tratar a cárie antes dela atingir a polpa dental
Proteja-se, inclusive seus dentes, na prática de esportes radicais ou perigosos.

Se por algum motivo houver a necessiade de um tratamento endodôntico, não se preocupe. É um procedimento que deve ser indolor e que tem como objetivo a manutenção do dente na boca

REFERÊNCIAS
HYPERLINK "http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/procedures/root-canals/article/ada-10-what-is-root-canal-treatment"http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/procedures/root-canals/article/ada-10-what-is-root-canal-treatment, acesso em 19/03/2017
HYPERLINK "http://www.endo-e.com/"http://www.endo-e.com/, acesso em 19/03/2017

LOPES, Hélio Pereira, SIQUEIRA Jr., José Freitas. Endodontia - Biologia e Técnica, 3ª edição. Guanabara Koogan, 01/2010.

Comentários

As Mais Visitadas

Mari/PB: Chuva dos últimos dias anima agricultores e população festeja

O Nordeste está em festa, e não é só por causa dos festejos juninos. As fortes chuvas que vêm caindo nos últimos dias  é motivo de tanta alegria, como dizem os mais experientes em Mari " o inverno pegou ". Em Mari na Paraíba, a população está animada e os agricultores estão esperançosos com às bênçãos divininas. Mari que tem forte potencial na agricultura, e já foi um dos maiores produtores de abacaxi do país. Atualmente a agricultura de Mari concentra-se na produção de mandioca e de grãos como o milho e o feijão. Com às chuvas as produções devem aumentar, e melhorar a qualidade dos produtos com preços mais baixos, enriquecendo a mesa dos Marienses. Por: Aldoberg Silva Fotos: Júnior Pintyarte

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupa Clariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni. Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora! Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia". Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbu

EM CLIMA DE CARNAVAL, FUNKEIRA CARIOCA RADICALIZA NA APARÊNCIA; VEJA COMO FICOU

Mudanças no visual de Valesca Popozuda são bastante comuns. Mas nenhuma delas foi tão radical quanto a última, realizada nesta terça-feira (02), no salão Pierre Louis, na Barra da Tijuca. Quem estava acostumado a ver cantora desfilando seu elegante bob hair por aí vai ter que se habituar com seus dreadlocks loiríssimos. Para assumuir o visual, a funkeira teve de passar nada menos do que 13 horas sentada na cadeira do salão. Em entrevista para o site Ego, ela revelou que as mudanças foram encorajadas por Viviane Siqueira, sua cabeleireira. “Queria fazer algo diferente para o carnaval, algo que eu nunca tivesse feito. Não sabia como funcionava, tive medo de ficar careca depois, mas a Vivi, minha cabeleireira, disse que o procedimento não iria detonar meu cabelo”, contou. Além do loiro, ela também apostou em algumas cores, como vermelho e roxo, para dar alegria ao look. E para não precisar fazer dreadlocks no cabelo todo, Viviane mesclou com algumas tranças de mechas finas. Como a n