Pular para o conteúdo principal

TRATAMENTO DE CANAL: PORQUE NÃO DEVO TER MEDO?


Por: Diogo Paiva

Hoje iremos falar um pouco sobre uma das especialidades da Odontologia: a Endodontia (conhecida como tratamento de canal).

Muitas pessoas acabam tendo um pouco (ou muito) de medo de dentistas, basicamente por duas razões. A primeira é a não criação de um hábito de visitar o dentista regularmente desde a infância. O outro é a experiência negativa com a dor, seja ela causada pelo próprio dente ou gerada durante um procedimento odontológico.

O fato é que por conta de muitos comentários negativos (principalmente familiares submetidos àquelas duas situações anteriores) as pessoas acabam tendo um medo relativamente grande de se submeter a um tratamento endodôntico (canal).

Esperamos que com esse pequeno texto possamos tranquilizar as pessoas em relação a esse tipo de procedimento, visto que o objetivo dele é fazer com que o dente comprometido  possa permanecer na boca por mais tempo ou até por toda a vida. Isso se reflete em muitas vantagens para o indivíduo.
Primeiramente, vamos esclarecer quando há a necessidade do tratamento de canal. Essa necessidade pode se dar por uma causa inflamatória - um trauma (pancada por exemplo) no dente que gera inflamação no tecido pulpar; ou infecciosa - quando a cárie se estende em profundidade e atinge a polpa dental. O ideal seria que a cárie fosse tratada antes de atingir a polpa do dente, mas, infelizmente, por diversas razões, nem sempre isso se torna possível. Em qualquer uma das situações, podemos ter sintomatologia dolorosa ou não, por isso a importância das visitas regulares ao dentista.

A polpa dentária é o tecido mole que contém nervos e vasos sanguíneos. Ela está localizada no interior do dente e se estende da coroa  à ponta da raiz dentária.

De uma forma bem simples, o tratamento de canal consiste em fazer a remoção dessa polpa comprometida e colocar um material que vede o canal do dente, impedindo que novos microorganismos invadam esse espaço e contaminem novamente o seu interior. Dependendo do dente, podemos ter um ou mais canais, isso é definido pelo grupo ao qual esse dente pertence, bem como a anatomia individual inerente a cada pessoa.

Outro ponto importante é a restauração desse dente após a conclusão do tratamento do canal. Independente do material utilizado, uma boa restauração é essencial para o sucesso do tratamento.

Lembrando que todo o tratamento deve ser indolor, portanto, acabando com o mito que o tratamento de canal dói. Outra coisa que também fala-se muito é que esse procedimento enfraquece o dente. Bem, de uma forma geral, há uma diminuição da capacidade em resistir aos esforços mecânicos, principalmente na mastigação de alimentos muito duros. Isso vai depender do dano causado ao dente anteriormente ao procedimento endodôntico. O que  deve sempre prevalecer, é o bom senso quando for morder objetos ou alimentos de dureza considerável, isso evita possíveis fraturas e o insucesso na manutenção do dente tratado na boca.

Para fixar bem, lembre-se:
Visite regularmente seu dentista.
Procure tratar a cárie antes dela atingir a polpa dental
Proteja-se, inclusive seus dentes, na prática de esportes radicais ou perigosos.

Se por algum motivo houver a necessiade de um tratamento endodôntico, não se preocupe. É um procedimento que deve ser indolor e que tem como objetivo a manutenção do dente na boca

REFERÊNCIAS
HYPERLINK "http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/procedures/root-canals/article/ada-10-what-is-root-canal-treatment"http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/procedures/root-canals/article/ada-10-what-is-root-canal-treatment, acesso em 19/03/2017
HYPERLINK "http://www.endo-e.com/"http://www.endo-e.com/, acesso em 19/03/2017

LOPES, Hélio Pereira, SIQUEIRA Jr., José Freitas. Endodontia - Biologia e Técnica, 3ª edição. Guanabara Koogan, 01/2010.

Comentários

As Mais Visitadas

O saudoso Confiança E C de Sapé/PB

História Confiança Esporte Clube, agremiação esportiva de Sapé, no estado da Paraíba, fundada a 22 de abril de 1953. Resultado da divisão do Atlético, uma equipe amadora de Sapé. O nome do clube foi uma homenagem ao Moinho Confiança se propriedade de Genival Torres, que doou todo material esportivo, sendo inclusive um dos fundadores. Década de 90 A década de 90, foi o auge do clube. O clube se profissionalizou em 1996. Em seu primeiro ano de competição, no campeonato Paraibano, terminou em terceiro lugar. A forte equipe contava com grandes jogadores; Lúcio, Warlei, Washington Lobo, Ramiro, Betinho, Willian, Eduardo Luiz, Cícero, Reinaldo e Forly. Em 1997, o Confiança consagrou-se campeão paraibano de futebol, sendo o primeiro - e até hoje, único - time do Brejo a conseguir a honraria. Declínio Após o título de 1997, o Confiança seria o representante paraibano na ...

Lula acusa Sérgio Moro de ser militante do PSDB

Em uma publicação no Facebook, o ex-presidente Lula acusa o juiz federal de Curitiba Sergio Moro, que decide os processos em primeira instância da Operação Lava Jato, de ser militante do PSDB. "Magistrado que julga Lula é o mesmo que é chamado para dar palestra em evento do governo do PSDB e que elogia deputado tucano acusado de desviar dinheiro de secretaria estadual de Educação", diz texto publicado na página de Lula, divulgando notícia e foto de palestra proferida pelo juiz em Cuiabá, no Mato Grosso, na noite desta segunda-feira 5. Mato Grosso é governado por Pedro Taques, do PSDB, com quem Moro aparece em fotos no evento. O governador é acusado de ter sido eleito com recursos desviados da Educação. Em seu discurso, o juiz fez elogios ao deputado tucano Nilson Leitão (PSDB-MT), que votou contra o projeto de lei que visa regular a ação das autoridades, sem citar, porém, que o parlamen...

PMDB manda recado a Temer

O desejo de Michel Temer de obter hoje pelo menos 54 votos pelo afastamento da presidente Dilma, o que asseguraria desde já que ela não teria apoio suficiente para voltar ao cargo após pelo menos 180 dias, ficou mais distante: o PMDB do Senado decidiu mandar um recado ao vice-presidente e, pelo pelo menos sete senadores podem não votar hoje o pedido de afastamento de Dilma, a começar pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.Em uma reunião na noite de ontem, senadores do partido decidiram optar pelo que chamam de "caminho da cautela", que seria não votar, mas na verdade é um forte recado a Michel Temer como reação à equipe ministerial que está sendo anunciada pelos assessores do provável futuro governo. Além de Renan, não devem votar os senadores Eduardo Braga, que não reassumiu seu mandato; a senadora Rose de Freitas, que está com problemas de saúde e, ainda Edison Lobão, que poderá se ...