Pular para o conteúdo principal

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais O que é isso? Leia no artigo de Marcos Souza


É uma especialidade da odontologia voltada para atender os pacientes com limitações físicas, motoras, mentais, sociais e psíquicas que tem por objetivo o diagnóstico, a preservação, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal. O cirurgião dentista com estudo especifico nesta área está capacitado para prestar uma odontologia de alta qualidade cercada dos cuidados necessários à cada situação específica seja em âmbito ambulatorial, domiciliar ou hospitalar.

Quem são esses pacientes?

•Deficiência mental
•Deficiência física Anomalias congênitas (deformações)
•Sindrômicos
•Distúrbios comportamentais (ex. autismo)
•Transtornos psiquiátricos
•Distúrbios sensoriais e de comunicação
•Doenças sistêmicas crônicas (diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas, insuficiência renal crônica, doenças auto imunes, doenças vesículo bolhosas, etc.)
•Doenças infectocontagiosas (hepatites, HIV, tuberculose)
•Desvios sociais ( alcoólatras , usuário de drogas ilícitas e etc. )
•Condições sistêmicas (irradiados, transplantados, oncológicos, gestantes, imunocomprometidos)

Para o atendimento a esse tipo de paciente deve ser levado em conta a presença fundamental da família e o profissional possui a capacitação exigida ao que diz respeito as particularidades das limitações do paciente. O apoio da família é muito importante na conscientização da importância da boa saúde bucal para esses pacientes.

Como fazer para ser atendido?

O atendimento deve se iniciar na unidade de saúde de seu bairro. O cirurgião dentista da unidade confirmando que existe a necessidade de um atendimento especializado lhe encaminhara a um Centro de Especialidades Odontológicas – CEO mais próximo de vc.

Documentos necessários?

- Cartão do SUS
- RG
- Comprovante de Endereço
- Laudo Medico
- Encaminhamento da unidade Básica de saúde

¨Há muros que só a paciência derruba. E há pontes que só o carinho destrói. ¨
Cora Coralina.

Marcos Souza - Acadêmico de Odontologia 8º Periodo – UFPB

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupa Clariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni. Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora! Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia". Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbu...

Blog destaca prestígio de vice-prefeita, desconforto de grupo governista e aparição de ex-prefeito durante evento em Mari/PB

Revista Páginas - O blog local Folhas do Araçá, mais uma vez narra os acontecimentos políticos do pequeno município de Mari, na Zona da Mata da Paraíba. Em sua recente publicação, o conceituado blog, fatiou e mostrou os bastidores. Prestígio da vice-prefeita Karina Melo No último sábado dia 5 de agosto, a vice-prefeita Karina Melo e seu esposo o ex-vereador Sérgio Melo foram recepcionados na residência do vereador Léo Teixeira (PSB). No entanto a vice-prefeita e o esposo participaram da tradicional festa da Rua Severino Cláudio - sendo ela (vice) uma das principais apoiadoras. Por lá! Segundo o Folhas do Araçá , Karina teria destribuido muito carisma e simpatia. Ainda no análise do referido blog, o mesmo "carisma" e a mesma "simpatia" utilizados pela vice na campanha vitoriosa da chapa do prefeito Antônio Gomes (PSD). Desconforto governista Como o evento é tradicionalmen...