Pular para o conteúdo principal

1º de maio de 1943

Getúlio assina a Consolidação das Leis do Trabalho durante as comemorações de 1º de Maio, na Esplanada do Castelo, Rio de Janeiro.

Cerca de 100 mil pessoas compareceram ao ato público, muitas delas carregando a bandeira nacional e faixas em homenagem ao presidente. Duzentos operários da Companhia Siderúrgica Nacional, uniformizados, levaram um enorme cartaz, com os dizeres: “Volta Redonda, a maior realização do Brasil; Getúlio Vargas, seu idealizador e construtor”. Também com bandeiras, todos os presidentes de sindicatos e federações fizeram uma longa fila em frente ao Palácio do Trabalho.

A multidão era formada por operários de fábricas, empregados do comércio, servidores públicos, ferroviários, marítimos, tecelões e alunos da Escola de Instrução Militar do Sindicato dos Empregados no Comércio.

Entre as centenas de faixas, destacam-se as seguintes: “No Brasil não há luta de classe”, “O Estado Nacional nos deu a legislação social mais adiantada do mundo”, “Nada nos afastará de Getúlio Vargas”, “Getúlio Vargas é o protetor do operário brasileiro”, “Abaixo o nazismo e o fascismo”, “Com Getúlio Vargas, pela vitória! ” e “Com nosso chefe, pela vitória da Democracia”.

A CLT reuniu todas as leis trabalhistas instituídas desde a Revolução de 1930; regulamentou a relação entre patrões e empregados e estabeleceu regras referentes a jornada de trabalho, férias, descanso remunerado e condições de segurança e higiene dos locais de trabalho. Além disso, determinou que os contratos entre os trabalhadores e as empresas deveriam ser registrados na carteira de trabalho, que, instituída em 1932, foi reformulada.

Getúlio Vargas falou à multidão sobre as leis de proteção ao trabalhador, a importância da sindicalização e a participação do Brasil na guerra — “A fase de reorganização que sobrevirá ao choque dos exércitos não nos encontrará desprecavidos. Antecipadamente nos preparamos para fazer face aos seus problemas. Identificados com o programa das Nações Aliadas, consubstanciado na Carta do Atlântico, cumpriremos até o fim os nossos compromissos de solidariedade e estreita cooperação na luta militar e econômica, certos de concorrermos para a vitória e de compartilharmos, em futuro próximo, de acontecimentos felizes, capazes de aumentar o relevo de nossa atuação” —, e foi longamente ovacionado.

Memorial da Democracia

Comentários

As Mais Visitadas

Blog destaca prestígio de vice-prefeita, desconforto de grupo governista e aparição de ex-prefeito durante evento em Mari/PB

Revista Páginas - O blog local Folhas do Araçá, mais uma vez narra os acontecimentos políticos do pequeno município de Mari, na Zona da Mata da Paraíba. Em sua recente publicação, o conceituado blog, fatiou e mostrou os bastidores. Prestígio da vice-prefeita Karina Melo No último sábado dia 5 de agosto, a vice-prefeita Karina Melo e seu esposo o ex-vereador Sérgio Melo foram recepcionados na residência do vereador Léo Teixeira (PSB). No entanto a vice-prefeita e o esposo participaram da tradicional festa da Rua Severino Cláudio - sendo ela (vice) uma das principais apoiadoras. Por lá! Segundo o Folhas do Araçá , Karina teria destribuido muito carisma e simpatia. Ainda no análise do referido blog, o mesmo "carisma" e a mesma "simpatia" utilizados pela vice na campanha vitoriosa da chapa do prefeito Antônio Gomes (PSD). Desconforto governista Como o evento é tradicionalmen...

Funcionários da Globo encontram despacho; tinha champanhe, maquiagem, esmaltes e brincos

Apesar de muita gente não acreditar, o mal existe sim. Há quem viva somente para prejudicar e atrapalhar a vida de outras pessoas. Em um ambiente como o das emissoras de televisão, onde o glamour, beleza e fama são primordiais há pessoas que querem tomar o lugar das outras. De acordo com informações do jornalista Leo Dias, a última quarta-feira, 16, foi marcada pelo susto dos funcionários da Rede Globo no Rio de Janeiro. Para quem iniciava mais um dia de trabalho, entrando pela portaria 3, se deparava com um ‘trabalho de macumba’. Perto do muro havia champanhe, prato de barro, maquiagem, esmaltes, brincos e um buquê de rosas vermelhas. Ninguém se atreveu a tocar nos objetos, deixando para a equipe de limpeza essa “aventura”. O susto e o medo tomaram conta dos Estúdios Globo. ( TV Foco )

Em entrevista deputado Jair Bolsonaro defende o fim do Bolsa Família

O polêmico deputado federal Jair Bolsonaro, do Rio de Janeiro, foi o entrevistado desta quarta-feira (23) do programa Correio Debate, da rádio Correio Sat/98FM da Paraíba. E como era de se esperar ele se esquivou de temas que agitam as rodas de conversa da população e os bastidores da polêmica. Na entrevista ele defendeu o fim do programa Bolsa Família e disparou: “Eu não confio na Justiça Eleitoral”. Bolsonaro alegou que há um orçamento trilionário por trás do processo eleitoral e que o eleito é quem decide quem são os ministros que vão para o Supremo Tribunal Federal. Sobre o Bolsa Família, o parlamentar declarou que é preciso ensinar a ganhar dinheiro com o próprio suor. “Ninguém quer acabar o Bolsa Família, mas temos que ter uma saída. Essas pessoas têm que trabalhar e ter como ganhar dinheiro do próprio bolso”, acrescentou. Contra à...