Pular para o conteúdo principal

Homem compra terreno e o transforma em floresta de 50 mil árvores

Antônio Vicente foi criado em uma família de agricultores. Quando criança, viu todas as terras na região onde cresceu serem desmatadas para dar lugar à pastagens e para a produção de carvão. Como consequência, viu a água da região secar. E começou a se preocupar: se a população e o desmatamento crescem em proporções cada vez maiores, acabaremos sem água. Então, 44 anos atrás, Vicente começou a criar, sozinho, uma nova floresta.

Na época, Vicente tinha 40 anos. Tinha trabalhado como ferreiro desde os 14 anos, quando saiu do campo e foi para a cidade. Em 1973, vendeu o negócio; com o dinheiro, adquiriu um terreno de 30 hectares em São Francisco Xavier, um distrito do município de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O governo militar concedia benefícios aos compradores de terra, para beneficiar a agricultura. Vicente, porém, deu uso exatamente oposto ao terreno.

Passou a plantar as árvores, uma a uma. Ao programa Outlook, da BBC, que contou sua história, Vicente disse que as pessoas debochavam de seu projeto, afirmando que ele nunca poderia comer as frutas das árvores que estava plantando. “Alguém plantou as sementes que estou comendo agora. Vou plantá-las para que outros possam comê-las”, era a sua resposta.

Vicente hoje está prestes a completar 84 anos – com seu sonho realizado. Uma foto na parede de casa serve de lembrança da época em que sua terra era uma grande pastagem; hoje, é uma floresta úmida tropical, com cerca de 50 mil árvores. Os animais reapareceram, entre as mais variadas aves, pacas, esquilos, lagartos, gambás, javalis e até jaguatiricas. Onde antes havia apenas uma fonte de água, hoje conta com vinte.

Infelizmente, a luta de Vicente pela preservação ambiental na região, que compõe a Mata Atlântica, é um tanto inglória. Enquanto ele reflorestava suas terras, 183 mil hectares foram desmatados no estado de São Paulo – que hoje tem apenas 14% de seu território coberto pela Mata. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o período entre agosto de 2015 e julho de 2016 apresentou o maior nível de desmatamento desde 2008, com a perda de 8 mil hectares de floresta. Conteúdo Diário de Pernambuco.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais (AQUI)

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Fotos mostram o enfraquecimento do Hospital Sá Andrade da cidade de Sapé/PB

Duas fotos publicadas por uma página no Facebook intitulada de Sapé de Outrora, conhecida pelo resgate da história de Sapé/PB chamou atenção hoje (2) pelo relato em sua legenda. De forma pacífica e sensata, a página fez uma narrativa referindo-se ao enfraquecimento em seis décadas do Hospital Sá Andrade, localizado na cidade de Sapé, distante 55km de João Pessoa na Paraíba. No auge das imagens à narrativa levada na publicação, a página Sapé de Outrora diz o quanto o "tempo foi cruel com o hospital". Veja: ANTIGAS  CIRURGIAS REALIZADAS NAS DEPENDÊNCIAS DO   HOSPITAL SÁ  ANDRADE ANOS 50/60. Naquela época o Hospital Sá Andrade era equipado para fazer cirurgias, paradoxalmente com mais de 60 anos o nosso hospital hoje só faz pequenas intervenções  cirúrgicas e  curativos.  Resumindo nosso nosocômio regrediu drasticamente...(acervo Deborah Rocco) Da Redação Revista Páginas (Foto: Sapé de Outrora)

Paulino e Toscano são personagens da malhação do Judas promovida por Talibã, em Guarabira

Nem Lula, nem Dilma. Nem Eduardo Cunha, nem Sérgio Moro. Os personagens da tradicional malhação do Judas da Semana Santa, no bairro da Primavera, em Guarabira, promovida pelo excêntrico ativista cultural Raminho Talibã desse ano, são caricaturas de Roberto Paulino e Zenóbio Toscano. Sempre ácidos em sua crítica política, Talibã colocou os dois se divertindo numa gangorra. Do lado de Paulino a frase que caracteriza o grupo é: “Governo Povo do Bem, desmantelado”. Numa alusão ao slogan das gestões 1 e 2 de Fátima Paulino. Do lado de Toscano a frase: “Compromisso sem Futuro”. Numa alusão ao slogan da atual gestão do prefeito Zenóbio Toscano. A crítica na malhação do Judas lembra que os grupos Paulino e toscano se revezam no poder em Guarabira desde o ano de 1967, quando Roberto foi eleito prefeito da cidade. De lá para cá vem ocorrendo o que Talib...