Pular para o conteúdo principal

Homem compra terreno e o transforma em floresta de 50 mil árvores

Antônio Vicente foi criado em uma família de agricultores. Quando criança, viu todas as terras na região onde cresceu serem desmatadas para dar lugar à pastagens e para a produção de carvão. Como consequência, viu a água da região secar. E começou a se preocupar: se a população e o desmatamento crescem em proporções cada vez maiores, acabaremos sem água. Então, 44 anos atrás, Vicente começou a criar, sozinho, uma nova floresta.

Na época, Vicente tinha 40 anos. Tinha trabalhado como ferreiro desde os 14 anos, quando saiu do campo e foi para a cidade. Em 1973, vendeu o negócio; com o dinheiro, adquiriu um terreno de 30 hectares em São Francisco Xavier, um distrito do município de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O governo militar concedia benefícios aos compradores de terra, para beneficiar a agricultura. Vicente, porém, deu uso exatamente oposto ao terreno.

Passou a plantar as árvores, uma a uma. Ao programa Outlook, da BBC, que contou sua história, Vicente disse que as pessoas debochavam de seu projeto, afirmando que ele nunca poderia comer as frutas das árvores que estava plantando. “Alguém plantou as sementes que estou comendo agora. Vou plantá-las para que outros possam comê-las”, era a sua resposta.

Vicente hoje está prestes a completar 84 anos – com seu sonho realizado. Uma foto na parede de casa serve de lembrança da época em que sua terra era uma grande pastagem; hoje, é uma floresta úmida tropical, com cerca de 50 mil árvores. Os animais reapareceram, entre as mais variadas aves, pacas, esquilos, lagartos, gambás, javalis e até jaguatiricas. Onde antes havia apenas uma fonte de água, hoje conta com vinte.

Infelizmente, a luta de Vicente pela preservação ambiental na região, que compõe a Mata Atlântica, é um tanto inglória. Enquanto ele reflorestava suas terras, 183 mil hectares foram desmatados no estado de São Paulo – que hoje tem apenas 14% de seu território coberto pela Mata. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o período entre agosto de 2015 e julho de 2016 apresentou o maior nível de desmatamento desde 2008, com a perda de 8 mil hectares de floresta. Conteúdo Diário de Pernambuco.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais (AQUI)

Comentários

As Mais Visitadas

Fotos mostram o enfraquecimento do Hospital Sá Andrade da cidade de Sapé/PB

Duas fotos publicadas por uma página no Facebook intitulada de Sapé de Outrora, conhecida pelo resgate da história de Sapé/PB chamou atenção hoje (2) pelo relato em sua legenda. De forma pacífica e sensata, a página fez uma narrativa referindo-se ao enfraquecimento em seis décadas do Hospital Sá Andrade, localizado na cidade de Sapé, distante 55km de João Pessoa na Paraíba. No auge das imagens à narrativa levada na publicação, a página Sapé de Outrora diz o quanto o "tempo foi cruel com o hospital". Veja: ANTIGAS  CIRURGIAS REALIZADAS NAS DEPENDÊNCIAS DO   HOSPITAL SÁ  ANDRADE ANOS 50/60. Naquela época o Hospital Sá Andrade era equipado para fazer cirurgias, paradoxalmente com mais de 60 anos o nosso hospital hoje só faz pequenas intervenções  cirúrgicas e  curativos.  Resumindo nosso nosocômio regrediu drasticamente...(acervo Deborah Rocco) Da Redação Revista Páginas (Foto: Sapé de Outrora)

Mulher sequestrada após assalto aos Correios é encontrada; gerente segue desaparecido

Foi encontrada, na manhã desta terça-feira (29), a mulher sequestrada após assalto na agência dos Correios de Juarez Távora (Agreste paraibano, a 75 km de João Pessoa) nessa segunda-feira (28). O gerente da instituição, que também foi levado pelos bandidos, segue desaparecido. Segundo o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, major Oscar Beuttenmüller, a mulher foi encontrada em uma escola na zona rural de Juripiranga. A vítima informou que ela, o gerente dos Correios e os bandidos passaram a noite no local. Ao amanhecer, os criminosos empreenderam uma nova fuga. Ela foi abandonada na escola, enquanto o gerente continuou refém do grupo. Ainda conforme o major, a mulher está bastante assustada e não apresenta sinais de agressão. Ela será levada para a delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento. A polícia segue mobilizada e várias viaturas realizam buscas na regi...

Robert, o boneco amaldiçoado

Em 1896, a escrava de um rico comerciante deu ao filho do seu dono um boneco de palha que, segundo consta, havia passado por um ritual de magia negra. O garoto Eugene batizou o boneco de Robert e, durante a sua infância, toda vez que algo ruim acontecia e a culpa recaía sobre Eugene, ele dizia que Robert havia feito isso. Estranhos eventos começaram a ser relatados. Taças e talheres eram atiradas na sala de jantar, servos se escondiam durante seus turnos da noite enquanto ouviam barulhos de roupas sendo rasgadas e papéis que eram amassados e jogados no chão em aposentos esquecidos da casa. Brinquedos queridos de Eugene começaram a aparecer mutilados quando no profundo da noite se ouvia uma fina risada. O boneco se tornou companhia inseparável de Gene. Seu pai costumava ouví-lo constantemente falando com o boneco. Isso seria normal, se os pais não ouvissem Gene respondendo a si mesmo com uma voz completamente diferente da sua. Seus pai...