O canal SBT teve de assinar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal se comprometendo a não transmitir mais propagandas a favor das reformas trabalhista e previdenciária. Os comerciais diziam coisas como: “Você sabia que se não for feita a reforma da Previdência, você pode deixar de receber o seu salário?” “Você sabe que o Brasil quebra, se não aprovar a lei da Previdência?” Essas propagandas foram acertadas depois que o dono do SBT, o apresentador Silvio Santos, se encontrou com o presidente Temer no cabeleireiro Jassa e pediu uma “ajudinha” para aprovar as reformas.
Para a procuradora Renata Coelho, responsável pelo inquérito aberto no MP, essas chamadas são “propaganda possivelmente sem base fática ou documental, que não exprimiria opinião, mas sim afirmativa que sem a aprovação das reformas o país estará quebrado e o trabalhador ficaria sem salário”. Caso descumpra o acordo, o SBT terá de pagar multa de R$ 10 mil por veiculação, que irão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador ou a outro fundo ou instituição semelhante.
Foi feita sugestão para que o SBT também ceda espaço similar para veicular materiais com “ideias reflexivas sobre as reformas, sem qualquer caráter político, partidário ou mesmo ideológico”. No começo do mês, a emissora começou a publicar novos comerciais. (Via Revista Fórum)
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