Pular para o conteúdo principal

Cabedelo está entre as 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil

Cadedelo, na Grande João Pessoa

A cidade de Cabedelo está em 35º lugar como modelo de cidade pequena desenvolvida no país. A análise foi feita pela consultoria Urban Systems e compõe a pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, publicado na edição 1100 da revista Exame.

Com uma população estimada em 65.634 pessoas, pela média dos indicadores analisados, Cabedelo obteve nota de 4,345 (de 0 a 14). A cidade tem uma renda per capta de R$ 56.146,05. Seus moradores têm uma esperança de vida na faixa dos 74,31 anos e a taxa de analfabetismo é de 10,7%, entre a população de até 15 anos.  

A pesquisa foi produzida a partir de dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes — enquadradas no conceito de "média-pequenas".

Segundo os dados, Cabedelo aparece no 35º lugar e é a única da Paraíba a figurar na lista das 50 cidades selecionadas. O ranking foi criado a partir da análise de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações.

Movimentação no Porto

O Porto de Cabedelo é a grande alavanca desse desenvolvimento do município. A movimentação de navios e cargas em outubro superou o mês de setembro em cerca de 45 mil toneladas de produtos. No mês de outubro, o porto recebeu nove navios, totalizando 103.213 toneladas, sendo cinco navios procedentes da Argentina, com cargas de trigo e malte; um vindo da Espanha, com carga projeto; e dois vindos de Salvador e Maceió, com derivados de petróleo. 

A executiva Gilmara Temóteo, presidente da Companhia Docas da Paraíba, autarquia que administra o Porto de Cabedelo, revela que o acumulado do ano até agora é de 1.080.867 toneladas de cargas e que os números poderiam ser superiores se não fossem os efeitos da crise que atingiu o país e o mundo este ano. 

Desde 2011, o último trimestre de cada ano vem sendo mais favorável à movimentação de mercadorias. “Este ano não vai ser diferente, como se pode ver na movimentação de outubro, que tivemos como destaque três navios de trigo e outro de malte. Acreditamos que esse crescimento continue e para isto estamos tratando com alguns empresários a possível chegada de novas operações”, destacou Gilmara Temóteo. 

Granito da Paraíba

No dia 4 de outubro, o navio “Quetzal Arrow”, de bandeira Bahamas, embarcou em Cabedelo 10.133 toneladas de granito, com destino à Itália. Os demais navios que atracaram em outubro têm bandeiras de Hong Kong, Ilhas Marshall, Cingapura, Líbia e Panamá. As cargas movimentadas em outubro superaram setembro em 44.962 toneladas. 

No mês de setembro, o Porto de Cabedelo recebeu quatro navios, sendo um procedente dos Estados Unidos, que desembarcou 9.794 toneladas de petcoke. Os outros três navios trouxeram de Salvador um total de 48.457 toneladas de derivados de petróleo. 

Operação Ship to Ship 

Em 2016, o Porto de Cabedelo deverá aumentar em cerca de 50% a movimentação de derivados de petróleo. Isto será possível com a implementação do sistema operacional chamado Ship to Ship, resultante de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Companhia Docas da Paraíba, e a Petrobras. Esta operação compreende na atracação de dois navios a contrabordo em um mesmo berço, transferindo por operação até 50.000 toneladas de derivados de petróleo entre eles. 

Esta semana, uma equipe de técnicos da Petrobras participa de reuniões no Porto de Cabedelo com a equipe da Companhia Docas da Paraíba para discutir a Operação Ship to Ship. “O pessoal estará conosco em reuniões até quinta-feira para construirmos a agenda positiva dessa operação em 2016”, pontuou Gilmara. A Capitania dos Portos também participará das reuniões.

 Da Redação
Via: Portal Correio

Comentários

As Mais Visitadas

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia par...

2018: Depois de Aguinaldo, Rômulo e Wellington, vem aí Damião como opção em Mari/PB

Revista Páginas - O sindicalista da cidade de Mari, localizada na Zona da Mata da Paraíba, Assis Firmino, têm intensificado nos últimos meses os seus esforços contra as reformas do governo impopular de Michel Temer. De maneira expressiva, Assis Firmino, tem representado os trabalhadores rurais do município de Mari nas batalhas travadas pelo Brasil à fora contra o impopular Michel Temer (PMDB). Ao longo do tempo o sindicalista construiu sua trajetória ao lado do lendário político da cidade José Martins - aniversariante do dia - e atualmente vereador no município e presidente de honra do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Mari. Assis, ainda não conseguiu vencer uma eleição. Já concorreu ao legislativo mas sem êxito! Fiel, Assis, sempre acompanhou o grupo político capitaneado pelo líder máximo, o ex-prefeito Marcos Martins. Nas redes sociais o sindicalista não tem poupado elogios ao deputado federal Damião Feliciano (PDT). Sem gordura política, mas, amparado na luta sindical...

Ex-ministra alemã vai denunciar, na Europa, o golpe e a perseguição a Lula

Em viagem ao Brasil para participar de uma série de eventos, a jurista, ex-deputada e ex-ministra da Justiça da Alemanha Herta Däubler-Gmelin anunciou nesta segunda-feira 14, durante encontro com a presidente eleita Dilma Rousseff, que pretende denunciar na Europa o golpe parlamentar contra ela e a perseguição judiciária contra o ex-presidente Lula. "Estou chocada como esses fatos não chegaram na Alemanha e na Europa geral. Vou procurar os partidos, vou relatar estes fatos, buscar os jovens, pedir ajuda às redes sociais, para que possamos refletir sobre o caráter de tudo que está acontecendo aqui" disse, segundo post sobre o encontro feito na página de Dilma no Facebook. Ela já havia dito à imprensa alemã que o "Brasil é outro mundo". Na semana passada, ela declarou que "há dúvidas sobre a isenção da Justiça no Brasil". A Dilma, a ex-ministra alemã afirmou ainda que a comunidade p...