Pular para o conteúdo principal

João Pessoa alcança nota máxima em avaliação das capitais mais transparentes do país


Escala vai de zero a dez e mede o grau de transparência pública em Estados e Municípios brasileiros quanto ao cumprimento das normas da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11)
ReproduçãoCGU

A cidade de João Pessoa alcançou nota máxima entre as capitais brasileiras na segunda edição da Escala Brasil Transparente, uma avaliação realizada anualmente pela Controladoria-Geral da União (CGU). A escala vai de zero a dez e mede o grau de transparência pública em Estados e Municípios brasileiros quanto ao cumprimento das normas da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11).

Na primeira avaliação, João Pessoa obteve a nota 8.47 e agora subiu para 10, ficando ao lado das cidades de Brasília, Curitiba, Recife, Rio Branco, São Paulo, São Luís e Cuiabá. As notas, que iam de 0 a 10 pontos, foram calculadas pela soma de dois critérios: a regulamentação da Lei de Acesso (25%) e a existência de transparência passiva (75%).

Para executar a escala, a CGU realizou quatro pedidos anônimos de acesso à informação, sendo três voltados para assuntos das principais áreas sociais: saúde, educação e assistência social. A quarta solicitação de informação foi baseada na regulamentação do acesso à informação pelo ente federativo avaliado. O objetivo foi verificar o desempenho e o cumprimento às normas legais e efetividade dos pedidos de acesso.

Das 1.613 cidades avaliadas, 822 cidades receberam notas entre 0 e 0,99, enquanto 29 receberam pontuação máxima. A pontuação é feita a partir da resposta a 10 perguntas relacionadas ao cumprimento de itens da Lei nº 12.527/11.

Da Redação
Via: Portal Correio

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Herdeiro do Grupo São Braz que matou agente da lei seca é preso na Paraíba

O juiz Marcos Willian decretou nesta segunda-feira, 24, a prisão de Rodolpho Carlos da Silva, filho do empresário Ricardo Carlos do Grupo São Braz, que atropelou e matou o agente da lei seca, Diogo Nascimento, no dia 22 de janeiro. Na Central de Polícia Rodolpho aguarda a audiência de custodia que deve acontecer nesta terça-feira. Informações do jornalista Marcos Wéric .

Casal e neta são amarrados durante assalto na PB; bandidos roubaram R$ 2,4 mil e eletrônicos

Caso aconteceu na noite dessa terça-feira, em Puxinanã, no Agreste Crime aconteceu em Puxinanã Três pessoas da mesma família foram feitas reféns e amarradas por assaltantes na noite dessa terça-feira (1º) na cidade de Puxinanã (Agreste do estado, a 121 km de João Pessoa). Os bandidos invadiram a casa por volta das 20h30 e renderam um casal e a neta deles. Segundo a Polícia Militar, com base no relato das vítimas, três homens armados participaram da ação. Os bandidos roubaram cerca de R$ 2.400, uma espingarda artesanal e vários aparelhos eletrônicos. As vítimas foram resgatadas pelo filho do casal, que chegou a casa minutos após a saída dos assaltantes. A polícia realizou buscas na região, mas até as 8h desta quarta-feira (2) nenhum suspeito tinha sido preso.  Da R edação Via: Portal Correio