Pular para o conteúdo principal

Município de Marí/PB poderá ter FPM suspenso

Revista Páginas - Um levantamento feito pela Confederação dos Municípios mostra que o prefeito de Marí, localizado na Zona da Mata, e outros 82 prefeitos da Paraíba ainda não solicitaram alteração dos dados do gestor no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). Com isso, as prefeituras constam como sem secretários.

A CNM alerta ainda que no país 2.713 municípios ainda não fizeram a mesma solicitação.

A entidade lembra os gestores que essa medida é necessária e obrigatória, uma vez que o prazo para registro das receitas totais e despesas em ações e serviços públicos em saúde encerrou na segunda-feira, 30 de janeiro.

Todos aqueles que não homologarem as informações de 2016 dentro do prazo serão notificados e poderão ter suas transferências constitucionais suspensas a partir de 2 de março.

O processo funciona da seguinte maneira: caso o prefeito seja reeleito, o cadastro atual não sofrerá modificações. Entretanto, quando se trata de um novo prefeito, este deve cadastrar o novo gestor do SUS, o secretário de Saúde, no sistema, utilizando a certificação digital. Por sua vez, o gestor já incluído no sistema, deverá cadastrar o responsável pelo preenchimento e envio de dados ao Siops, validando também a informação com o certificado digital. O login e a senha são enviados por e-mail para o responsável pelo preenchimento designado pelo gestor.

A CNM lembra que o prazo para envio dos gastos em saúde do exercício passado já foi encerrado e que, a partir de 2 de março, Municípios que não se regularizarem poderão ter suas transferências constitucionais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), suspensas. Não deixar para última hora é fundamental. Informações obtidas no site Mais PB.

Comentários

As Mais Visitadas

Mês de maio rende mais 1 milhão de acessos ao Revista Páginas

O mês de maio foi de bons números para o Revista Páginas , blog e Facebook tiveram mais de 1 milhão de acessos. Em seu noticiário o Revista Páginas mostrou neste mês de maio uma força impressionante. Com embrião no estado da Paraíba, atuando no cenário nacional, abordando temas atuais, mostrando sempre uma linguagem simples e eficaz. Sem grandes investimentos, o Revista Páginas se iguala a sites nacionais da chamada imprensa alternativa. Diariamente o Revista Páginas mostra as principais notícias do Brasil, com forte atuação no interior do estado da Paraíba. No conglomerado de mídia online do Revista Páginas são mostrados vídeos, matérias exclusivas, opinião e enquetes com a participação popular sem censura. Na opinião do seu idealizador e editor Aldoberg Silva, este resultado só é possível além da dedicação, com a colabo...

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Repercute nas redes sociais artigo de acadêmico sobre "cansaço" político da cidade de Serra da Raiz/PB

A cidade de Serra da Raiz, localizada no Agreste Paribano, esta semana foi surpreendida com um artigo no qual descreveu o seu "cansaço" político. Um artigo com um título, bem sugestivo "Serra da Raiz: Plantão do dia" chamou a atenção da população serrana e de boa parte da região. O artigo foi escrito pelo jovem acadêmico em História Júlio César Miguel, que reside na cidade.  Com uma linguagem nada comum, o artigo escrito por Júlio, mexeu com o lado emotivo dos políticos da cidade de Serra da Raiz. No artigo, Júlio, se diz cansado com as promessas, e os discursos repetitivos. Demostrando insatisfação com as mentiras, que segundo Júlio os políticos propagam na  cidade.  Após publicado, o artigo do jovem serrano, rendeu recorde de visualizações. O artigo repercutiu de forma positiva no Facebook. O jovem recebeu mensagens de apoio e incentivo dos internautas e amigos. O artigo foi motivo de elogios e críticas nos bastidores da política da região. O artigo foi tema de co...